Os opostos se atraem ou se repelem no amor? Pesquisas mostram o que você já deve ter experimentado na vida real

Os opostos se atraem ou se repelem no amor? Pesquisas mostram o que você já deve ter experimentado na vida real

Os opostos se atraem? A afirmação pode até fazer sentido para relações momentâneas, mas se quiser algo duradouro, é melhor repensar no assunto

  • Atualidade
  • Conselhos
  • Felicidade
  • Casal

Foram séculos ouvindo e repetindo a célebre frase “os opostos se atraem”. Pode assumir que você mesma acreditou em algum momento da vida, afinal, segundo uma pesquisa citada pelo conceituado jornal britânico Daily Mail, 80% das pessoas acreditam nesta máxima.

Confira! O amor está em ações: 10 pequenos gestos que demonstram MUITO amor!

salvarFabio Penna FotografiaEntre em contato com Fabio Penna Fotografia
Foto: Fabio Penna Fotografia

Até que esta mesma pesquisa, e outras mais que vem sendo realizadas há algumas décadas, provaram que a ideia não passa de um romântico MITO. A maioria dos teóricos e psicólogos do comportamento afirmam, na verdade, o contrário: pessoas opostas raramente se atraem.

Eles constataram o óbvio, criamos empatia com pessoas que têm atitudes semelhantes às nossas; e repulsa com aquelas que não têm. Bom, é possível que você já tenha descoberto isso sem nem precisar de todas essas pesquisas, apenas “experimentando” na prática.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvarLentes Claras FotografiaEntre em contato com Lentes Claras Fotografia
Foto: Lentes Claras Fotografia

Mas de onde surgiu esta ideia, então?

A física tem sua parcela de culpa, porque nela, realmente, os opostos se atraem. Além disso, as histórias populares e os contos de fadas ajudaram a propagar a ideia. Aí está “A Bela e a Fera”, “Cinderela” e “A Pequena Sereia” que não nos deixam mentir. Todas essas histórias afirmam que o príncipe encantado é alguém oposto a nós. Além dos contos e da própria Disney, há uma infinidade de filmes, novelas e músicas que apresentam enredos em que a mocinha se apaixona pelo bandido, que os filhos de famílias adversárias dão a vida para estarem juntos, e por aí vai.

É melhor prevenir do que remediar: 12 conselhos de um divorciado para você não cometer os mesmos erros dele no seu casamento!

salvarFOCAEntre em contato com FOCA
Foto: FOCA

Então, aquela ideia da “metade da laranja”…

Sim, ela também foi por água abaixo. O pensamento de que estamos sempre em busca de um parceiro com características que faltam em nós, na prática, não funciona. O fato é que as pessoas querem um parceiro que tenha afinidades e não discordâncias. Ninguém aqui é personagem de filme ou novela e, na vida real, queremos que a relação flua leve, sem atritos, ok?!

Será que a sua cidade é uma das mais sexualmente ativas do mundo?

salvarAlexandre Bozo FotojornalismoEntre em contato com Alexandre Bozo Fotojornalismo
Foto: Alexandre Bozo Fotojornalismo

E isso não serve só para o seu parceiro de vida

Preste atenção nos seus círculos de amizade, nas suas redes sociais, nos primos e tios que você convive mais… Apostamos que são pessoas parecidas com você, nos gostos, no jeito de pensar, de agir, nos valores e nas crenças. A psicologia explica que o ser humano vive em comunidade, precisa se sentir parte de um grupo, ser aceito por esse grupo, então ele vai buscar os seus semelhantes para tornar a convivência mais fácil, e não o contrário.

Se for um crush momentâneo

Essa opção, talvez, seja a única que aceite a ideia de que os opostos se atraem. É natural nos primeiros encontros sentirmos um magnetismo fora do comum, uma química com alguém completamente diferente. Mas, se o objetivo é conviver e partilhar a vida, o ideal é procurar alguém parecido com você.

salvarPaloma Centurion PhotoEntre em contato com Paloma Centurion Photo
Foto: Paloma Centurion Photo

Uma convivência harmoniosa e pacífica

Ele adora música techno e você, clássica; ele é do dia e você da noite; ele ama sair com os amigos e o lugar que você mais gosta na vida é a sua casa. Como uma relação se mantém duradoura se não há compatibilidade em quase nada? O amor, a paixão e o tesão podem existir, mas depois de um tempo, eles não se sustentam sozinhos. Uma relação duradoura é preciso parceria, cumplicidade e equilíbrio para que a convivência seja harmoniosa e pacífica.

Faça o teste! Estas 18 ações cotidianas COMPROVAM: é o amor da sua vida!

salvarMarina Maeda FotografiaEntre em contato com Marina Maeda Fotografia
Foto: Marina Maeda Fotografia

Captou? Então, de agora em diante, a máxima da vez é: “os semelhantes se atraem”! Não vá sem antes ver: 5 atitudes FÁCEIS de colocar em prática que farão a sua relação funcionar MUITO melhor!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

FOCA Fotógrafos para casamentos
Fábio Penna Fotografia Fotógrafos para casamentos
Marina Maeda Fotografia Fotógrafos para casamentos
Alexandre Bozo Fotojornalismo Fotógrafos para casamentos
Paloma Centurion Photo Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!