Porque existe tanto debate quando a mulher é mais velha? Veja o exemplo do presidente Macron e sua esposa.

Porque existe tanto debate quando a mulher é mais velha? Veja o exemplo do presidente Macron e sua esposa.

Macron, o novo presidente da França, e Briggite Torgneux, sua primeira dama, vêm causando polêmica por causa de sua grande diferença de idade. Conheça tudo por trás dessa história!

  • Vida a dois
  • Editor-choice
  • International
  • Casal

As eleições francesas vem estampando as manchetes por vários motivos. Em primeiro lugar, porque Marine Le Pen (Frente Nacional), apesar de toda a propaganda que veio fazendo durante os últimos anos, acabou sendo derrotada por Emmanuel Macron (En Marche!), o novo presidente francês. Em segundo lugar, porque Macron comparecia a todos os eventos de braço dado com sua esposa, Briggite Trogneux, 24 anos mais velha. Mas porque este último fato se tornou notícia? Porque ela é a mais velha da relação, nada além disso. E pelo que parece, esta situação está sujeita a todo o tipo de comentários.

Falta de naturalidade e facilidade para criticar

As redes sociais vem implantando uma liberdade para opinar que é necessária em nossa sociedade. Porém, existem pessoas que confundem opiniões com insultos. Embora não estejamos a favor da censura, prezamos pela boa educação, e é por isso que nos incomodamos com todo o tipo de desqualificações e opiniões que buscam menosprezar qualquer tipo de pessoa.

O relacionamento entre Macron e  Trogneux tem sido objeto de debate, simplesmente porque ela é muito mais velha do que ele. Apesar de não haver uma norma estabelecida, é certo que, de um ponto de vista estatístico, entre casais heterossexuais o homem costuma ser mais velho ou ambos compartem de idades aproximadas. No entanto, quando se deparam com acontecimentos diferentes, as pessoas se acostumaram a opinar, retirando toda sua naturalidade. E quando um fato não é encarado como natural, ele passa a sofrer represálias de certos grupos e são registrados casos de abusos. Quando algo se mostra pouco habitual se converte em notícia, e se abrem debates ao invés de motivar sua naturalidade. Macron e Trogneux vem sendo alvo destes comentários, alguns bons outros ruins, rebaixando o componente natural em ambos os casos.

salvarPresidente Macron e sua esposa Briggite
Emmanuel Macron y Briggite Trogneux – Foto: Cordon Press

Machismo sutil

Apesar da maioria dos casais não possuir uma diferença maior que 10 anos, no mundo das celebridades, existem vários homens que acabam conquistando mulheres muito mais jovens do que eles: Harrison Ford e Calista Flockhart, George Clooney e Amal Alamuddin, Michael Douglas e Catherine Zeta Jones, Donald Trump e Melania Trump. Nestes casos, as mulheres são vítimas de todo o tipo de desaprovação e em certas ocasiões passam por insultos, quase sempre relacionados com a busca de benefícios econômicos. Sendo verdade ou não, quando as mulheres são mais velhas que seus parceiros, os comentários mudam de tom e passam a oscilar entre a piedade e a bajulação. no caso de Macron e Trogneux, ele tem sido visto como um herói por ter casado com uma mulher mais velha e está ganhando mais pontos a nível político e humano apenas por este fato.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Enquanto as mulheres mais jovens são rotuladas como “caçadoras de fortunas”, os homens parecem anjos caídos do céu. Quando as mulheres se apresentam mais velhas que seus parceiros, também são ridicularizadas através de desqualificações inadmissíveis relacionadas com sua idade, e potencializadas com o “abraço social” que seus parceiros recebem por terem aceitado alguém assim em sua vida, como se tivessem feito um ato de caridade.

Outros casos similares

O caso do novo presidente francês e de sua esposa não é o único. Outros casos em que a mulher se apresenta como a pessoa mais velha do relacionamento vêm surgindo nos meios de comunicação, e se tornam objeto de todo o tipo de comentários insultantes nos círculos sociais e nas redes.

Aaron Taylor-Johnson e sua esposa 24 anos mais velha, Sam Taylor-Johnson, foram colocados em dúvida por diversas ocasiões, desde quando seu relacionamento veio à luz em 2009 (ele tinha 18 anos e ela 42). A mulher, diretora e artista experimental, levou fama para ele e não para seu grande trabalho no mundo da arte. O casal celebrou sua união no ano de 2012 e atualmente possuem duas filhas juntos.

Confira quais são as 10 coisas que um CASAL tem que fazer ANTES de casar: a 6 é fundamental!

salvarThe 74th Golden Globe Awards - Arrivals
Aaron e Sam Taylor-Johnson – Foto: The 74th Golden Globe Awards

Hugh Jackman e Deborra-Lee Furness também sofreram graves acusações que pretendiam invalidar seu amor. Neste caso, ele também foi rotulado como um “caçador de fortunas” antes de ser famoso (ela era muito popular na Austrália), e os rumores sobre seu casamento foram vários, como por exemplo, que através dele ambos pretendiam esconder sua homossexualidade. Além disso, ela sofreu várias críticas por causa de sua idade, e ele, como sempre, foi tratado como herói por embarcar em um relacionamento como este. Atualmente comemoram 21 anos de casados.

Veja Juntos até que a morte nos separe: a incrível história de Joyce e Frank Dodd!

salvarCordon Press
Hugh Jackman y Deborra-Lee Furness – Foto: Cordon Press

A única explicação: o amor

O amor não conhece sexo, religião, raça ou idade. Por isso, é muito triste vincular uma relação atípica a interesses obscuros e se utilizar de argumentos machistas para desacreditá-la. Portanto, não é necessário opinar e nem perguntar-se sobre o porquê de determinado relacionamento, mas se quer buscar por uma explicação, a única possível é o amor.

Emmanuel Macron e Briggite Trogneux se conheceram há mais de 20 anos no colégio jesuíta La Providence, em Amiens, quando ele tinha 15 anos e ela 39. Trogneux era professora de literatura e teatro do atual presidente francês. Ele se apaixonou por ela e iniciaram uma relação turbulenta que implicou com a oscilação do casamento de Briggite, além de sofrer com a distância e a desaprovação geral. Até o dia em que finalmente se reencontraram. Ela rompeu com seu matrimônio anterior, do qual possuía 3 filhos, e se casou com Macron em 2007. A história possui um ar de novela, mas evidencia que o amor foi a cauda de tudo.

Embora existam casos de natureza duvidosa, muitos relacionamentos com grande diferença de idade têm perdurado por muitos anos e seguem seu curso. Neste caso, os sentimentos ganharam o jogo contra os rumores, convertendo seu caso em um acontecimento natural que estava destinado a acontecer.

Eles se casaram após 53 anos graças ao Facebook: conheça essa linda história de amor!

salvarFoto: Cordon Press
Emmanuel Macron e Briggite Trogneux – Foto: Cordon Press

Para evitar o machismo sutil, rumores e opiniões desacertadas, a naturalidade deveria ser vista como a principal característica de todos os relacionamentos. Emmanuel Macron e Briggite Trogneux, agora presidente e primeira dama, certamente já podem ser considerados como exemplo.