7 efeitos colaterais da paixão que você desconhece totalmente: tome nota!

Paixão: sentimento de excitação incomum ou de forte emoção. Essa definição da wikipedia diz muito sobre este sentimento que  acelera o coração e carece de exlicação… Sim, o coração bate mais forte, a gente se sente flutuando, pensa no objeto do desejo durante as 24h do dia e sente as famosas borboletas batendo as suas asinhas no nosso estômago.

Até aí, tudo bem, todo mundo conhece estes efeitos. Porém, existem alguns outros que podem te confundir, já que a probabilidade de que você não conheça, é enorme. Quer saber quais são estes efeitos colaterais antes de pensar que está tendo uma crise de ansiedade?

Se você sente um desses efeitos no corpo, CUIDADO: pode ser paixão!

Foto: Enfok2

1. Coração ligado, beat acelerado

“Para o meu coração basta o teu peito”. Como um poema de Pablo Neruda, os corações dos casais apaixonados batem no mesmo ritmo quando interagem, mesmo sem se tocar ou se falar. É a sincronia da paixão sendo comprovada pelos pesquisadores da UC Davis, nos Estados Unidos.

“Uma série de pesquisas  mostram que uma pessoa em um relacionamento é capaz de experimentar as mesmas emoções que seu parceiro, mas este estudo mostra que eles também compartilham experiências em um nível fisiológico, comentou Emilio Ferrer, professor de psicologia da UC Davis, em nota oficial.

Estas 18 ações cotidianas COMPROVAM: é o amor da sua vida!

Thrall Photography
Foto: Thrall Photography

2. Passos lentos e apaixonados

Os homens tendem a diminuir a velocidade dos passos para adaptá-los aos da pessoa amada. Isso não acontece entre amigos. Assim, o casal tem mais tempo para curtir um passeio agradável!

3. Minha voz, tua voz

O corpo fala, literalmente, e nos entrega facilmente quando estamos apaixonados! Casais copiam a voz de seus parceiros como forma de demonstrar afeto e sintonia; e as mulheres usam tom mais agudo para falar com homens atraentes.

No estágio inicial das relações, também é observado nas falas dos apaixonados um certo estresse, nervosismo e falta de confiança. Isso mostra certa vulnerabilidade relacionada às vozes dos recém-apaixonados. “Talvez eles não quisessem ser rejeitados”, disse a professora de psicologia da Albright College, na Pensilvânia.

Case com alguém que…10 características que seu pretendente TEM que ter!

Duo Borgatto Fotografia
Foto: Duo Borgatto

4. Cegos de amor

O fenômeno chama-se  “ato inconsciente de viés não intencional” e apesar desse nome científico, é bem fácil entender: Quando alguém está apaixonado só tem olhos para o seu amor e não é capaz de enxergar outras pessoas atraentes ao redor! Sério, se você está apaixonado/a pode passar o Brad Pitt ou a Angelina Jolie ao seu lado que você não vai ver! Coisas do querer…

Duo Borgatto Boutique Fotográfica
Foto: Duo Borgatto

5. Pupilas dilatadas

Um dos efeitos causados por estados emocionais intensos é a dilatação das pupilas. E isso acontece quando homens e mulheres estão apaixonados. Quando a pessoa que adoramos nos toca ou nos beija nossas pupilas se dilatam imediatamente, como nos desenhos animados mesmo!

6. Meu nome é coragem

Não é só em histórias em quadrinhos que apaixonados e apaixonadas se arriscam para salvar a vida da pessoa amada. Estudos comprovam que os rapazes estão mais determinados a correr perigos desnecessários para defender as suas parceiras de possíveis perigos!

Os 13 pilares de um casamento sólido: LUTE pelo 10º!

Thrall Photography
Foto: Thrall Photography

7. Remédio contra a dor

Analgésico para quê? Segundo o professor de psicologia na Universidade Estadual de Nova York Dr. Arthur Aron, algumas áreas do cérebro ativadas pela paixão são as mesmas usadas por medicamentos para reduzir a dor. Isso significa que segurar as mãos da sua cara-metade alivia boa parte do desconforto.

A paixão ainda favorece o sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e bom humor, e reduz os efeitos do estresse ambiental. Tudo isso faz com que enfrentemos os problemas de um jeito mais leve. Não é incrível estar apaixonado e ainda enxergar o mundo mais lindo?

Pesquisa comprova: experiências trazem MUITO mais FELICIDADE que bens materiais!

Foto: Franklin Protazio

Impossível esconder uma paixão com tantos sinais que o corpo evidencia. Se você está apaixonado por alguém, observe cada mudança que ela proporciona e aproveite o momento. Se você ainda está confuso, veja 7 pistas para descobrir se o que você sente é amor ou paixão.

Mas tome cuidado, pois a paixão funciona como uma droga para o cérebro; se durar tempo demais (se não acabar ou não se transformar em amor), o organismo pode entrar em colapso. Como superar um grande amor que acabou? A ciência responde!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação