Como ter um filme de casamento digno de cinema: 9 super dicas de um profissional!

Luz, câmera, ação! Parece simples a criação de um filme, não é mesmo? E se esse filme é uma narrativa da sua história de amor, do seu grande dia, com os principais momentos do seu casamento?

Todo cuidado é pouco na escolha do profissional que irá filmar cada momento desse dia tão especial e único. Gravar os mais importantes momentos da vida de um casal e transformar em belas imagens exige muito conhecimento técnico, estético e uma sensibilidade sem igual. O cuidado nessa escolha é fundamental para diminuir os riscos e decisivo para que o sonho de ter um belo vídeo de casamento se transforme em realidade.

O Zankyou em parceria com Adriano Diogo Filmes, empresa do Rio de Janeiro com vasta experiência em filmagens de casamentos, preparou alguns tópicos que não podem ser esquecidos na hora de escolher esse profissional. Após ler esse artigo, você não terá mais desculpas e poderá se preocupar somente com os preparativos da festa! As imagens você pode deixar por conta de quem se dedica a isso: Adriano Diogo Filmes é a nossa sugestão.

Adriano Diogo
Adriano Diogo – Foto: Monica Dantas
Adriano Diogo Filmes
Adriano Diogo Filmes. Foto: Mônica Dantas / Adriano Diogo

1.Paixão pelo trabalho = resultados surpreendentes

Apaixonado por imagens, Adriano Diogo Filmes começou sua história profissional há 17 anos, momento em que conheceu a sua esposa e fotógrafa Mônica Dantas. Pouco tempo depois migrou para os filmes, que na visão do profissional, nada mais são, do que fotografias em movimento que contam uma história com ritmo e emoção.

Contratar um profissional que além de conhecimento técnico, sinta paixão pelo que faz, pode ser o diferencial para os filmes do seu casamento. Além de conhecer o trabalho desse profissional, tente ver aquele brilho no olhar que com certeza refletirá em belas imagens do seu grande dia.

2. Inspiração que faz a diferença

Ter experiência em filmagem de casamentos  e gostar do que faz é requisito básico que você deve observar durante a escolha do profissional. Conhecer qual a fonte de inspiração do cinegrafista é talvez o que irá tornar o trabalho especial e ver se está em sintonia com o que você busca.  No caso de Adriano Diogo, a inspiração vem do dia a dia e da sua relação com a família.

Minha fonte de inspiração vem principalmente dos momentos em família, de viagens, de passeios. Afinal o que é o casamento senão a história de uma família que acaba de começar“, reflete.

3. Seu tipo de cinema!

Sabemos que grande parte dos noivos tem pouco conhecimento técnico a respeito desse assunto. Na verdade podemos dizer que é assim com a maior parte das pessoas. No entanto, para pedir, é necessário ter conhecimento sobre algumas questões básicas em filmagens. Procure conhecer o estilo de filmagem do profissional, quais são os equipamentos utilizados (modernos ou não), como é a captação de luz (se utiliza luz natural).

Além de questões técnicas, pergunte coisas simples como quais são os momentos mais importantes do evento, como ele gosta de captar as imagens, se prefere imagens espontâneas ou ensaiadas. Assim você saberá um pouco se o cinegrafista tem segurança e domínio no trabalho.Ah, se você gosta de cinema, pergunte seus filmes favoritos!

Adriano Diego dá preferência à espontaneidade, possibilitando assim imagens mais naturais: “prefiro o espontâneo, conseguimos captar a essência, as emoções, sorrisos, lágrimas e tudo que cerca a história de cada família. Utilizamos técnicas e equipamentos de cinema, câmeras em 4k, o que há de mais atual, preferindo sempre a luz natural“, explica Diogo.

Adriano Diogo Filmes
Adriano Diogo Filmes – Foto: Monica Dantas

4. Edição e música

Se o estilo de filmagem e o domínio de técnicas são importantes, a edição é fundamental na finalização do trabalho. Se as imagens estão belas, mas a edição não encaixa nem está em sintonia com o material, todo o trabalho foi por água abaixo. O domínio de técnicas de edição irá diferenciar muitoo produto final.

Procure ver em trabalhos anteriores como o profissional desenvolve a edição, se a história está bem contada, se o ritmo está de acordo com o que você busca, se os recursos utilizados agradam esteticamente. Na Adriano Diego Filmes a edição é baseada na trilha sonora, pois na opinião dos cinegrafistas da empresa, a música é a que dita o ritmo do filme. Claro que tudo é pensado de acordo com o estilo e escolhas do casal, que participam ativamente do processo.

5. Trilha Sonora

Sabemos que gosto é algo muito individual, porém seja flexível para aceitar as sugestões do profissional que você contratou, com certeza ele sabe o que fala e quer o melhor para você e quando se trata de trilha sonora, não é apenas colocar a música que você mais gosta mas a que fecha como filme.

Adriano Diogo Filmes
Adriano Diogo Filmes – Foto: Monica Dantas

6. Momentos marcantes que não podem ficar de fora da filmagem

Quando você pensa em seu filme de casamento claro que, inicialmente, você deseja guardar todas as imagens desse grande dia. Porém, sabemos que tal feito não é possível. Sugerimos que você veja o material do cinegrafista e perceba como ele dá a narrativa ao filme, quais momentos sempre estão presentes em suas filmagens, se não esqueceu de algum instante que você julga essencial. A entrada da noiva na igreja, por exemplo, é com certeza um dos momentos mais importantes e que não pode estar de fora do filme. Na opinião de Adriano, esse é também, o momento mais tenso de todo o evento, já que é o mais esperado por todos.

Nesse momento vemos a emoção de todos os presentes. Em muitos casos, inclusive, dos profissionais ali presentes. A pista de dança também não pode ficar de fora. É o momento de pura diversão, envolvendo desde as coreografias, que estão cada vez mais criativas, até o hit final, explica.

Adriano Diogo Filmes
Adriano Diogo Filmes – Foto: Monica Dantas

7. Dedicação ao trabalho

Saber qual o nível de dedicação do profissional na realização do vídeo do seu casamento também é muito importante para garantir a qualidade do vídeo. Perguntas como número de eventos realizados no dia e como é a relação do cinegrafista com os noivos podem te ajudar a identificar um excelente profissional.

Em uma decisão estratégica, a Adriano Diogo Filmes optou por atender um número reduzido de casamentosao longo desse tempo, entendemos que para manter um padrão de qualidade, participando de todas as etapas do processo, desde o atendimento até a entrega do filme ao casal, só seria possível com um número reduzido de casamentos”.

8. Os packs atemporais

Conheça tudo que a empresa ou profissional de filmagem pode oferecer para registrar seu casamento. Grande parte das empresas oferecem pacotes especiais com DVDs, CDS, filmagens áreas, cópias para os pais e etc. Na Adriano Diego Filmes você poderá contar com um pack especial com gravação em tecnologia 4k, também conhecida como Ultra HD, imagens aéreas também em 4k, filme e trailer online.

9. Experiência = garantia

E para fechar com chave de ouro, uma super dica do cinegrafista Adriano, procurem profissionais experientes e evitem os presentes de amigos e família. A intenção pode ser a melhor, mas a escolha do profissional de filmagem é algo pessoal.

“Fujam dos presentes de amigos e família, filme tem que ser escolhido pelo casal, é muito pessoal. É necessário conversar sobre todos os detalhes, trocar ideias para que você confie no profissional contratado e tenha certeza que ele está alinhado com o que você deseja. Depois é só curtir todos os momentos. Com certeza teremos mais uma linda história para contar“, conclui Adriano.

Adriano Diogo Filmes
Adriano Diogo Filmes – Foto: Mônica Dantas

Se você já iniciou os preparativos do seu casamento, peça um orçamentoAdriano Diego Filmes e não perca mais tempo nessa escolha. Conte com uma empresa que estará em plena sintonia com você levando todo o conceito do seu casamento para um lindo filme digno de uma produção cinematográfica.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação