Casamentos no "novo normal": Como serão os casamentos pós coronavírus?

Casamentos no "novo normal": Como serão os casamentos pós coronavírus?

Como será o planejamento das cerimônias pós pandemia? Sem dúvidas, com o coronavírus os casamentos irão mudar, por isso te trazemos uma prévia do que se pode esperar no "novo normal".

Casamentos no "novo normal": Como serão os casamentos pós coronavírus?
Foto: FotoClip Studio
  • Atualidade
  • Editor-choice
  • 2020

A pandemia causada pelo Coronavírus afetou o setor nupcial de uma maneira significativa e muitos casais tiveram que adiar seus casamentos devido a incerteza de não saber o que passaria nos próximos meses. Apesar disso, os brasileros não estão dispostos a cancelar suas cerimônias e a previsão é que 2021 seja um ano de agenda cheia, por juntas os casamentos adiados de 2020 e os que naturalmente aconteceriam no ano que vem. Mas afinal, como serão os casamentos no chamado “novo normal”?

Casamentos adiados: novo formato no “novo normal”

O que está claro é que os casamentos vão se transformar e se adaptar as novas necesidades e circunstancias. No Zankyou realizamos uma pesquisa em que comprovamos que 82,5% dos casais adiaram suas datas de casamentos devido a preocupação de que seus convidados não pudessem comparecer neste momento tão especial. Um das boas notícias deste momento é que a maioria dos casais (67,3%) receberam facilidades e apoios por parte de seus fornecedores para a mudança de data. Em nossa pesquisa realizada com mais de 300 profissionais de casamento, 87% asseguraram que estão oferecendo mudanças de datas e ajudando os noivos como podem. Confira abaixo novas tendências que chegaram para ficar no “novo normal”.

Veja também as tendências para casamentos em 2021!

salvar
Foto: Daphne Carvalho

Casamentos ao ar livre

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Uma das coisas comprovadas é que o vírus se espalha menos em espaços abertos, por isso muitos noivos estão optando por um casamento ao ar livre, para que todos se sintam mais seguros e cômodos. É mais fácil manter a distancia social em espaços abertos e além disso, o cenário é mais permissivo quanto a quantidade de convidados. Será bom buscar soluções para o possível mau tempo, como  charmosos guarda-chuvas!

salvar
Foto: El Marco Rojo

Mini weddings

Devido as limitações de espaço e de quantidade de pesssoas, vai demorar um tempo para voltarmos a ver casamentos com 500 convidados. Por isso, podemos esperar um  boom dos mini weddings, que comportam até no máximo 100 convidados. Espaços abertos com menos convidados facilitará o distanciamentos social e a comodidade para que todos disfrutem o máximo dos casamentos.

salvar
Foto: FotoClip Studio

Uma variante de um casamento íntimo é o Elopment Wedding, onde o casal opta por uma cerimônia apenas para o disfrute dos dois e, posteriormente, quando se possa voltar a normalidade, promover uma grande festa. O estilo vem sendo muito escolhido durante a pandemia e rende fotografias incríveis, principalmente quando o Elopment acontece em cenários incríveis como este Elopment de Nath e Rodrigo na serra mineira.

Casamentos em dias da semana e no domingo

Antes de adiar a cerimônia, muitos casais se viram obrigados a escolher um dia da semana diferente do habitual sábado, já que muitos lugares de celebração já não possuem disponibilidade para este que é o dia mais concorrido. Por isso, são muitos os noivos que finalmente decidiram por de casar em uma sexta ou em um domingo, encontrando novas vantagens nestas datas.

Veja também: 10  razões para casar no meio da semana!

O surgimento do Sequel Wedding

Larissa Coelho, do Lugar 166, restaurante quem também realiza casamentos, nos contou sobre um novo estilo de casamento que surge no pós pandemia. Se trata do “sequel wedding”(casamentos sequências), onde o casal comemora sua união em várias festas, reduzindo o número de convidados e mantendo o objetivo de celebrar o amor da melhor maneira. Desta forma o casal realiza um evento para cada grupo de convívio, o que reduz o risco para os familiares.

salvar
EF Cerimonial | Foto: Leo Soares

Os jantares de casamento pós coronavírus

Importante ressaltar os novos formatos de gastronomia que estão surgindo, como a entrega de porções individuais bem variadas aos convidados, o que evita a circulação dos garçons no salão e os alimentos expostos por tempo indeterminado. E se a ideia do buffet se fizer presente, o ideal é distribuir as opções em vidros fechados, da melhor forma possível.

Também se espera que os restaurantes e espaços de buffet sigam fortes medidas de segurança. Larissa Coelho comenta que o espaço irá continuar com o cuidado com a limpeza das cozinhas, talheres, copos, por exemplo, assim como a utilização de máscaras por parte dos funcionários e todos os protocolos sanitários.

salvar
Foto: Las Margas

Medidas de segurança

Se existe algo que precisamos assumir é que o uso da máscara chegou para ficar, pelo menos por um bom tempo. E nos casamentos não será diferente, especialmente aqueles que terão bastante convidados e que não conseguirão manter a distancia adequada entre as pessoas. Logo, as máscaras são mais um elemento nas fotos dos casamentos pós coronavírus.

O mesmo acontecerá com o álcool em gel, que será um acessório a mais em nossas bolsas também nos casamentos. Além disso, ele estará presente em qualquer espaço em que vocês escolhem fazer sua cerimônia, seja um hotel ou uma fazenda. Além disso, todos os convidados devem estar conscientes de que o mais importante é a higiene das mãos e que é preciso lavá-las mais do que o habitual. Tanto as máscaras como o álcool em gel pode ser incluido nos detalhes pensados para fornecer aos convidados durante o casamento.

Uma das palavras mais utilizadas nesta pandemia tem sido distanciamento social e isso também chegou para ficar. A distancia entre uma mesa e outra poderá ser maior do que a de costume e os buffets poderão ser adaptados para um serviço de garçons para evitar aglomerações nas ilhas e barras de comida.

salvar
Casamento Grecthen | Foto: Carol Marques Fotografia

Assim como em nossas vidas, os casamentos também sofreram uma transformação que parece estar presente e, infelizmente, por bastante tempo. Mas se há algo que o vírus não pode nos tirar é a vontade de celebrar o amor, de nos casarmos e de estarmos juntos das pessoas  mais queridos. E se existe uma opinião comum entre todo o mercado de casamento, é a certeza de que os casamentos serão mais emocionantes que nunca!