Publicidade
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar

Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar

Listamos os 5 passos que você precisa seguir para planejar o orçamento do seu casamento antes de dar a largada nos preparativos.

  • Planejando o casamento
  • Recomendações
  • Noivos

Como calcular o orçamento do meu casamento

Publicidade

Depois de anunciar a novidade para todos seus entes queridos, começa a contagem regressiva para o seu casamento. É nesse momento que você deve elaborar o orçamento geral para toda a organização, que deve durar aproximadamente um ano. E, para isso, é preciso ter em mente que esse orçamento será entre R$ 60 mil e R$ 120 mil, tendo como base um casamento médio para 100 convidados em São Paulo. Portanto, não se engane e contrate apenas os serviços que você pode pagar. A partir deste ponto começa o planejamento e definição do orçamento, dividido em cinco passos.

Passo 1: Definir o número de convidados

Este ponto é fundamental para o desenvolvimento de todas as outras etapas do grande dia. O espaço escolhido dependerá do número de convidados e, claro, a escolha do buffet e dos cardápios, sempre pensando no quesito qualidade e preço.

Confirmações

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Sempre falamos muito sobre o tema convidados aqui no Zankyou. Dependendo do orçamento disponível, talvez você tenha que se libertar do sentimento de convidar pessoas por obrigação, fato que apenas engorda o preço final, mas isso depende de você. O número médio de convidados é de 150 pessoas.

Buffet

Normalmente o investimento com o buffet equivale a 25% do orçamento total do casamento.A partir daí, cada casal decide se manter esse valor, reduzi-lo ou ultrapassá-lo.

Outros gastos

As lembrancinhas para os convidados também devem ser consideradas no momento de definir o orçamento, já que pode variar de acordo com o número de pessoas. Outro serviço que também depende dos convidados é o transfer. Muitos casamentos disponibilizam veículos para transportar grandes grupos, e é preciso pensar no gasto que essa opção supõe. É preciso pensar em todos esses detalhes.

salvar
Foto: Lucas Dumphreys Fotografia

Passo 2: Vestido e traje

Preços

A diferença entre o vestido da noiva e o traje do noivo são consideráveis como por exemplo o preço. O vestido da noiva sempre teve uma maior importância e a sua confecção depende de vários aspectos, como o cuidado dos tecidos e a imensa quantidade de detalhes.

Opções

Além disso, os estabelecimentos dedicados aos vestidos são mais especializados e variados, com lojas e o ateliers como referências principais. No caso do noivo, os trajes (fraque, meio-fraque, fraquete, smoking) podem ser comprados ou alugados, mas suas confecções são mais simples e não precisam de muito tempo de antecedência. O preço muda dependendo dessa escolha.

salvar
Something Blue Haute Couture – Foto: Divulgação

Passo 3: Pensar nos principais fornecedores

Existem milhares de fornecedores para casamentos. Alguns são fornecedores de itens básicos, mas existem outros que também são importantes e muitas vezes passam despercebidos.

Assessoria

Contratar uma assessoria é essencial para o desenvolvimento de um evento com essas características. Como organizadores, decoradores e assessores profissionais, seu conhecimento faz com que os noivos tenham menos preocupações. Esse profissional pode contar também com empresas parceiras para contratar itens como flores, iluminação, aluguel de materiais e outras necessidades.

Fotografia e vídeo

O fotógrafo e o videomaker são outros dos grandes protagonistas do grande dia, uma vez que a função deles consiste em capturar os momentos que vão se transformar nas lembranças mais bonitas para os próximos anos. Para isso, recomendamos que você destine 10% do orçamento total do casamento para a contratação desses profissionais.

Não sabe por onde começar a organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook.

salvar
Foto: Thrall Photography

Passo 4: Separe um valor para extras e imprevistos

É importante que uma parcela do orçamento geral do casamento seja destinada para as surpresas. Os extras quase nunca estão incluídos no preço final e é uma boa ideia falar com os fornecedores para fechar pacotes com tudo o que vocês precisam.

Extras e dúvidas

O open bar é um dos exemplos mais claros. Às vezes pode sair de graça ao contratar os serviços do espaço, às vezes é um gasto extra com o qual já contamos. O DJ e a música também devem ser levados em consideração. Recomendamos que você veja quais as opções oferecidas pelo espaço escolhido, assim como as atrações e diferentes espetáculos que podem animar a noite.

Novos serviços

Existem serviços especiais que começaram a ser incluídos no casamentos nos últimos anos. Um exemplo sao os os food trucks com gastronomia especial, totens de fotografia ,backdrop, fogos artificiais e outras inovações que têm animado os últimos casamentos. Todos esses extras invadem pouco a pouco o orçamento e é preciso tê-los em conta na soma final. Por tanto, é positivo ser realista e não se deixar levar pelos caprichos. Se for assim, dedique boa parte do orçamento a possíveis emoções extras, como as citadas acima.

Imprevistos

Por outro lado, acrescente um valor destinado aos imprevistos como mudanças, inclusões repentinas, (mais convidados, cuidadores de crianças, animadores…) e qualquer coisa que possa surgir. Evite possíveis sufocos com um orçamento mais folgado.

salvar
Foto: Bruno Mattos Fotografia

Passo 5: Não se esqueça da lua de mel

A lua de mel também deve estar incluída no orçamento total do casamento. É claro que o valor varia de acordo com o destino escolhido. Nesse sentido, você deve levar em conta se você viaja em alta ou baixa temporada, a demanda do lugar que deseja e os descontos que você pode conseguir ao contratar  pacotes de viagem.
As agências de viagens especializadas em lua de mel geralmente acompanham a viagem durante todo o processo de planejamento, mas tudo isso também é pago. No entanto, este ponto é importante porque a viagem deve ser segura e, acima de tudo, deve ser aproveitada ao máximo. É um momento único nas suas vida!

salvar
TM Travel – Foto: Divulgação
Post publicado em 25/03/2016. Atualizado em 22/11/2017.

Faça o teste e descubra quanto o casamento de vocês pode custar:

 

Confira mais dicas no nosso vídeo:

Post publicado em 22/11/2017. Post republicado em 25/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

TM Travel Lua de mel
Thrall Photography Fotógrafos para casamentos
Bruno Mattos Fotografia Fotógrafos para casamentos
Publicidade

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!