Como fazer um casamento eco-friendly: as 6 melhores dicas!

Como fazer um casamento eco-friendly: as 6 melhores dicas!

Não importa o tamanho do seu casamento, ele pode ser amigo do meio ambiente. Confira essas dicas para fazer do seu grande dia um acontecimento eco-friendly.

  • Planejando o casamento
  • Recomendações
  • Sponsored

Ser amigo do meio ambiente, hoje em dia, mais do que moda é algo necessário e fundamental. E é possível, sim, fazer um casamento eco-friendly maravilhoso! Muitos noivos já estão atentos a isso e vêm solicitando aos fornecedores que façam seus casamentos o mais verde possível, ou seja:

  • “Causando menos impacto ao meio ambiente em todos os itens que compõem o evento: local, buffet, decoração, iluminação, convite, vestido, transporte”.
salvarcasamento_verde_luana2Saiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: Dubem

Quem nos explica é Isabel Medeiros, diretora de projetos especiais e comunicação do Lajedo, um espaço de festas que se preocupa, e muito, com o tema. Se vocês querem fazer um casamento eco-friendly, não podem perder, de jeito nenhum, essas seis dicas!

salvarFoto: Divulgação / LajedoSaiba mais sobre “Lajedo”
Lajedo – Foto: Divulgação

1. Luz natural e festa no mesmo local

Cerimônia e recepção realizadas no mesmo local implicam menos deslocamentos e, consequentemente, menos emissão de CO2. Se o casamento é feito durante o dia, o uso da luz natural reduz o consumo de energia – e “ainda fica perfeito para fotos dos noivos”, frisa Ugo Salema, diretor-executivo do Lajedo.

salvarSaiba mais sobre “Lajedo”
Lajedo – Foto: Flavia Soares
salvarSaiba mais sobre “Lajedo”
Lajedo – Foto: Stefano Aguiar

2. Flores e folhagens de poda natural

Se vocês se casam num espaço verde, podem verificar com os fornecedores se não é possível usar flores e folhagens da poda natural dos jardins. É assim que se faz no Lajedo, que também utiliza plantas e flores envasadas do próprio horto

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Dica: Também é eco-friendly utilizar mais arranjos na água, abrindo mão da espuma floral, que não é ecologicamente correta.

3. Móveis de demolição

O uso de móveis de madeira de demolição – ou seja, reaproveitada – também é uma boa alternativa. Móveis antigos restaurados também ficam maravilhosos. Se os móveis fazem parte do acervo onde será realizado o casamento, vocês ainda têm o bônus de diminuir a emissão de CO2, já que não há transporte de mobiliário.E o melhor, são LINDOS!

salvarSaiba mais sobre “Lajedo”
Lajedo – Foto: Dueto Fotografia
salvarnoiva_CarolbustorffSaiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: Carol Bustorff

4. Convites de papel reciclado + lembrancinhas úteis

Os convites também podem ser mais sustentáveis. Papéis reciclados, papéis sementes e tintas à base de água são alguns dos materiais disponíveis à espera de um bom designer para explorar seu potencial. Outro ponto de atenção são as lembrancinhas, que devem ser úteis, com significado e, de preferência, promovendo a relação dos convidados com o meio ambiente.

  • “No Lajedo, noivas que fazem um casamento ‘verde’ tendem a oferecer como lembrança, temperos envasados ou mudinhas, explica Ugo.
salvarlembrancinhasSaiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: divulgação

5. Buffet verde e reciclagem

O buffet também deve colaborar para o seu casamento ‘verde’ utilizando ingredientes locais na confecção dos alimentos e estando em dia com a segurança de alimentos, minimizando desperdícios. Como a produção de lixo é inevitável, o espaço escolhido para o casamento deve separar os resíduos.

  • “O manejo dos resíduos gerados pelos eventos do Lajedo é seletivo. O material orgânico é compostado e grande parte utilizado como adubo nos jardins, explica Alexandre Albuquerque, diretor de operações do espaço.
salvarblinis_salmaoSaiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: divulgação
salvarsiri_no_pacovanSaiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: divulgação
salvarFoto: Divulgação / LajedoSaiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: Divulgação

6. O tamanho não faz diferença

“Há uma falsa ideia de que um casamento grande não é ecológico. Um casamento maior pode causar, percentualmente, menos impacto”, garante Isabel.

Se vocês pretendem fazer um casamento ‘verde’, entrem em contato com o Lajedo e conheçam a proposta da casa. Vocês vão ver que fazer um casamento eco-friendly não significa abrir mão da qualidade, pelo contrário!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Lajedo Fazendas e Sítios

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!