Trabalho no exterior: o que fazer se o seu amor recebe uma proposta?

Trabalho no exterior: o que fazer se o seu amor recebe uma proposta?

E se o seu amor recebe uma proposta de trabalho no exterior? Algumas decisões amorosas exigem muito da gente, mas você pode encontrar o equilíbrio entre razão e emoção para resolver qualquer dilema!

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Noivos
  • Casal

Todas nós sabemos que os relacionamentos passam por altos e baixos. Quando você ama alguém de verdade, não existe mar calmo. Em algum momento, você tem que enfrentar as tempestades da vida. Muitas delas são como a natureza: totalmente imprevisíveis. Você já imaginou se, de um dia para outro, seu amor consegue um trabalho no exterior? O que você faria se o seu amor recebece uma proposta?

Com dicas de especialistas em terapia de casal, selecionamos alguns conselhos para te ajudar a agir numa situação tão delicada como essa. Confira!

salvarRido
Foto vía Shutterstock: Rido

Como enfrentar a situação

Antes de mais nada, é preciso manter a calma e analisar friamente o cenário. Você vai precisar considerar alguns fatores e pode começar respondendo as seguintes perguntas:

  • É algo temporário ou permanente?
  • Como ficam os filhos (quando for o caso)?
  • Tenhos os recursos econômicos necessários para visitas de tanto em tanto tempo?

A distância e o tempo de deslocamento são essenciais já que é muito diferente quando seu parceiro muda para um país no mesmo continente do que uma mudança para o outro lado do mundo, como a China, por exemplo!

Cuide bem do seu amor! Confira 5 momentos íntimos que UNEM muito mais que o SEXO!

salvar
Foto: Elodie et Charlie Gatsby – editorial Zankyou França

E se a mudança é definitiva?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Se a mudança é definitiva, entram outros fatores em jogo, como: valores e maturidade. Uma  decisão desse tipo nos obriga a agir como adultos. Vocês dois devem conversar, planejar seu futuro juntos e aceitar as condições da mudança definitiva, assim, fica mais fácil administrar a situação.

Um casal que planeja ter filhos num prazo curto, certamente vai precisar fazer a mudança em seguida para não ficar muito tempo separado. Outro aspecto importante para quem planeja ter uma família com o parceiro é analisar o destino da mudança. Numa cultura muito diferente da sua e sem uma boa rede de apoio, tudo é mais complicado e você pode acabar se arrependendo. Por outro lado, é interessante pesquisar as políticas do país de destino:

  • É um bom país para ter filhos? (verificar ajudas do governos, serviços públicos, horários de trabalho, etc)
  • É um país livre para as mulheres?
  • É um destino seguro?
salvar274km fotografía
Foto: 274km fotografía

Should I stay or should I go?

Na hora de decidir se você acompanha seu amor ou não, alguns fatores externos podem interferir na sua escolha. Há pessoas que tem mais dificuldade em lidar com insegurança e ciúmes, outras, não estão muito familiarizadas com as novas tecnologias (redes sociais, Skype e outras formas de comunicação virtual). Em outros casos, quem fica pode sofrer com a ansiedade diante do incerto e o medo de não saber adaptar-se à essa mudança. Muita gente também não tem o apoio da família e dos amigos e isso pode ser um fator determinante para o fracasso da relação.

Por outro lado, um casal que se muda juntos cria uma elo quase indestrutível, afinal, passam a ser o único porto seguro um do outro e compartilham absolutamente tudo, incluindo as pequenas alegrias ou as frustrações do dia a dia.

salvarDitty_about_summer
Foto: Ditty_about_summer

Tão longe, tão perto

Se você decidir que não pode acompanhar seu amor porque ele/a vai ficar pouco tempo, ou porque você tem um excelente emprego e não quer abrir mão da sua estabilidade profissional, fique tranquilo/a! É possível administrar a situação seguindo alguns conselhos. Em primeiro lugar, encare esse momento como uma oportunidade para avaliar se a relação é realmente séria. Você vai precisar se cercar de gente querida e alto astral para não mergulhar na tristeza e na depressão. Encare esse período como uma etapa passageira e de muita maturidade para vocês dois.

Quando surgem conflitos de casal, a coaching de noivas Betty Dabkiewicz comenta:

“Temos que identificar as causas dos conflitos para que fique mais fácil criar novas estratégias de ação que fortaleçam os laços de fidelidade, companheirismo, amor, empatia e respeito ao outro”.

salvarRicardo Hara FotografiaSaiba mais sobre “Ricardo Hara Fotografia”
Foto: Ricardo Hara

Nem tudo é tristeza se vocês optarem por ficar um longe do outro. Existe um mundo de oportunidades para os dois quando o casal se separa por questões de trabalho. Certamente se vocês aceitaram essa mudança é porque financeiramente vai ser bem positivo para os dois. Além disso, vocês podem conhecer outro lugar, já que um de vocês vai morar lá e o outro certamente terá que viajar com certa frequência para visitar. Essa distância vai provocar muita saudade, o que acaba sempre apimentando a relação e deixando a monotonia bem longe de vocês!

Eles têm um jeitinho muito especial de demonstrar afeto sabia? Selecionamos 14 Formas muito masculinas de dizer eu te amo!

salvar
Foto: Michaela Nichole Photography – Zankyou Suiça

Grandes Mudanças

Essa mudança vai repercutir em todos os aspectos da vida do casal, não apenas no sentido pratico já que vocês vão usar e abusar das novas tecnologias e das redes sociais, mas também para alimentar os objetivos em comum e compartilhar mais sonhos juntos! Até mesmo nas pequenas coisas desse novo cotidiano vocês podem encontrar aspectos positivos, como alimentar a expectativa para o próximo encontro. Fazer planos, escolher datas e programas para quando estiverem juntos vai ajudar os dois a encarar essa distância com muita tranquilidade.

salvardramalens
Foto vía Shutterstock: dramalens

Amor à toda prova

O certo é que essa mudança vai colocar a relação de vocês à prova. Num momento assim é que a gente conhece de verdade o parceiro. Vocês vão estar super expostos e sensíveis e isso também é positivo. Quando a gente está pertinho todos os dias, olhando no olho do nosso amor, é mais fácil administrar os pequenos aborrecimentos do cotidiano. Mas na distância é preciso ponderar se vale a pena, ou não, brigar por qualquer coisinha porque uma pequena bobagem pode estragar o dia de vocês.

“Conversar sobre as impressões e sentimentos favorece as mudanças de atitude para que o casal possa se alinhar, harmonizar os interesses comuns e buscar os aspectos positivos para que uma nova etapa possa ser vivenciada com presença e interesse dos dois.” comenta a coaching de noivas.

Ficar de mal é mesmo coisa de casal já que Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

salvarJuan Cogo FotografiaSaiba mais sobre “Juan Cogo Fotografia”
Foto: Juan Cogo

Viver intensamente X viver com os pés no chão

É importante avaliar não apenas o lado emocional para tomar decisões saudáveis numa situação assim. Se você considerar apenas os sentimentos, em qualquer relação, pode se dar muito mal. Por isso, é importante colocar na balança esses dois aspectos e conciliar bem na hora de decidir, por exemplo, se você fica ou vai com seu amor. Pense bem e avalie com calma. Esse tipo de decisão costuma impactar – e muito – os relacionamentos amorosos. Não adianta nada você decidir ir e deixar sua vida, se depois vai estar frustrada/o e viver estressada/o ao lado do seu amor. Por outro lado, se você se apegar apenas ao aspecto racional e decidir ficar, pode sofrer uma profunda depressão se não ter estrutura para viver um relacionamento à distância. Reflita antes de decidir!

Confira a nossa receita de felicidade e descubra porque Casamento faz muito bem à saúde: pesquisa recente confirma!

* Post publicado dia 24/02/2017. Post republicado em 28/07/2018.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Jivago Sales Fotografia Fotógrafos para casamentos
Juan Cogo Fotografia Fotógrafos para casamentos
Ricardo Hara Fotografia Fotógrafos para casamentos
Coaching de Noivas Serviços diversos