Trabalho no exterior: o que fazer se o seu amor recebe uma proposta?

Todas nós sabemos que os relacionamentos passam por altos e baixos. Quando você ama alguém de verdade, não existe mar calmo. Em algum momento, você tem que enfrentar as tempestades da vida. Muitas delas são como a natureza: totalmente imprevisíveis. Você já imaginou se, de um dia para outro, seu amor consegue um trabalho no exterior? O que você faria se o seu amor recebece uma proposta?

Com dicas de especialistas em terapia de casal, selecionamos alguns conselhos para te ajudar a agir numa situação tão delicada como essa. Confira!

Rido
Foto vía Shutterstock: Rido

Como enfrentar a situação

Antes de mais nada, é preciso manter a calma e analisar friamente o cenário. Você vai precisar considerar alguns fatores e pode começar respondendo as seguintes perguntas:

  • É algo temporário ou permanente?
  • Como ficam os filhos (quando for o caso)?
  • Tenhos os recursos econômicos necessários para visitas de tanto em tanto tempo?

A distância e o tempo de deslocamento são essenciais já que é muito diferente quando seu parceiro muda para um país no mesmo continente do que uma mudança para o outro lado do mundo, como a China, por exemplo!

Cuide bem do seu amor! Confira 5 momentos íntimos que UNEM muito mais que o SEXO!

Foto: Elodie et Charlie Gatsby – editorial Zankyou França

E se a mudança é definitiva?

Se a mudança é definitiva, entram outros fatores em jogo, como: valores e maturidade. Uma  decisão desse tipo nos obriga a agir como adultos. Vocês dois devem conversar, planejar seu futuro juntos e aceitar as condições da mudança definitiva, assim, fica mais fácil administrar a situação.

Um casal que planeja ter filhos num prazo curto, certamente vai precisar fazer a mudança em seguida para não ficar muito tempo separado. Outro aspecto importante para quem planeja ter uma família com o parceiro é analisar o destino da mudança. Numa cultura muito diferente da sua e sem uma boa rede de apoio, tudo é mais complicado e você pode acabar se arrependendo. Por outro lado, é interessante pesquisar as políticas do país de destino:

  • É um bom país para ter filhos? (verificar ajudas do governos, serviços públicos, horários de trabalho, etc)
  • É um país livre para as mulheres?
  • É um destino seguro?
274km fotografía
Foto: 274km fotografía

Should I stay or should I go?

Na hora de decidir se você acompanha seu amor ou não, alguns fatores externos podem interferir na sua escolha. Há pessoas que tem mais dificuldade em lidar com insegurança e ciúmes, outras, não estão muito familiarizadas com as novas tecnologias (redes sociais, Skype e outras formas de comunicação virtual). Em outros casos, quem fica pode sofrer com a ansiedade diante do incerto e o medo de não saber adaptar-se à essa mudança. Muita gente também não tem o apoio da família e dos amigos e isso pode ser um fator determinante para o fracasso da relação.

Por outro lado, um casal que se muda juntos cria uma elo quase indestrutível, afinal, passam a ser o único porto seguro um do outro e compartilham absolutamente tudo, incluindo as pequenas alegrias ou as frustrações do dia a dia.

Ditty_about_summer
Foto: Ditty_about_summer

Tão longe, tão perto

Se você decidir que não pode acompanhar seu amor porque ele/a vai ficar pouco tempo, ou porque você tem um excelente emprego e não quer abrir mão da sua estabilidade profissional, fique tranquilo/a! É possível administrar a situação seguindo alguns conselhos. Em primeiro lugar, encare esse momento como uma oportunidade para avaliar se a relação é realmente séria. Você vai precisar se cercar de gente querida e alto astral para não mergulhar na tristeza e na depressão. Encare esse período como uma etapa passageira e de muita maturidade para vocês dois.

Quando surgem conflitos de casal, a coaching de noivas Betty Dabkiewicz comenta:

“Temos que identificar as causas dos conflitos para que fique mais fácil criar novas estratégias de ação que fortaleçam os laços de fidelidade, companheirismo, amor, empatia e respeito ao outro”.

Nem tudo é tristeza se vocês optarem por ficar um longe do outro. Existe um mundo de oportunidades para os dois quando o casal se separa por questões de trabalho. Certamente se vocês aceitaram essa mudança é porque financeiramente vai ser bem positivo para os dois. Além disso, vocês podem conhecer outro lugar, já que um de vocês vai morar lá e o outro certamente terá que viajar com certa frequência para visitar. Essa distância vai provocar muita saudade, o que acaba sempre apimentando a relação e deixando a monotonia bem longe de vocês!

Eles têm um jeitinho muito especial de demonstrar afeto sabia? Selecionamos 14 Formas muito masculinas de dizer eu te amo!

Foto: Michaela Nichole Photography – Zankyou Suiça

Grandes Mudanças

Essa mudança vai repercutir em todos os aspectos da vida do casal, não apenas no sentido pratico já que vocês vão usar e abusar das novas tecnologias e das redes sociais, mas também para alimentar os objetivos em comum e compartilhar mais sonhos juntos! Até mesmo nas pequenas coisas desse novo cotidiano vocês podem encontrar aspectos positivos, como alimentar a expectativa para o próximo encontro. Fazer planos, escolher datas e programas para quando estiverem juntos vai ajudar os dois a encarar essa distância com muita tranquilidade.

dramalens
Foto vía Shutterstock: dramalens

Amor à toda prova

O certo é que essa mudança vai colocar a relação de vocês à prova. Num momento assim é que a gente conhece de verdade o parceiro. Vocês vão estar super expostos e sensíveis e isso também é positivo. Quando a gente está pertinho todos os dias, olhando no olho do nosso amor, é mais fácil administrar os pequenos aborrecimentos do cotidiano. Mas na distância é preciso ponderar se vale a pena, ou não, brigar por qualquer coisinha porque uma pequena bobagem pode estragar o dia de vocês.

“Conversar sobre as impressões e sentimentos favorece as mudanças de atitude para que o casal possa se alinhar, harmonizar os interesses comuns e buscar os aspectos positivos para que uma nova etapa possa ser vivenciada com presença e interesse dos dois.” comenta a coaching de noivas.

Ficar de mal é mesmo coisa de casal já que Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

Viver intensamente X viver com os pés no chão

É importante avaliar não apenas o lado emocional para tomar decisões saudáveis numa situação assim. Se você considerar apenas os sentimentos, em qualquer relação, pode se dar muito mal. Por isso, é importante colocar na balança esses dois aspectos e conciliar bem na hora de decidir, por exemplo, se você fica ou vai com seu amor. Pense bem e avalie com calma. Esse tipo de decisão costuma impactar – e muito – os relacionamentos amorosos. Não adianta nada você decidir ir e deixar sua vida, se depois vai estar frustrada/o e viver estressada/o ao lado do seu amor. Por outro lado, se você se apegar apenas ao aspecto racional e decidir ficar, pode sofrer uma profunda depressão se não ter estrutura para viver um relacionamento à distância. Reflita antes de decidir!

Confira a nossa receita de felicidade e descubra porque Casamento faz muito bem à saúde: pesquisa recente confirma!

* Post publicado dia 24/02/2017. Post republicado em 28/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

5 etapas de uma relação segundo um especialista em comportamento e sexualidade. Já experimentou todas?
5 etapas de uma relação segundo um especialista em comportamento e sexualidade. Já experimentou todas?
Se você passou da terceira etapa, há grandes chances do seu amor ser bem-sucedido. Clique aqui e veja 5 etapas de uma relação segundo um especialista.
28 realidades que os casais SÓ descobrem quando vão morar juntos!
28 realidades que os casais SÓ descobrem quando vão morar juntos!
Não adianta tentar encher a geladeira com mágica. O pó? Aparece do "nada". E por mais que se faça lista de supermercado, sempre falta alguma coisa... Essas e outras realidades da vida a dois!
Foto: Mônica Dantas
Os 13 pilares de um casamento de sucesso: LUTE pelo 10º!
Conheça agora 13 ações que fortalecem qualquer relacionamento. Saiba o porquê e como colocá-las em prática!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações