BR Login
BR

Como aumentar a sua autoestima e a do seu amor em 7 hábitos cotidianos!

Todos nós já vivemos isso alguma vez na vida e outros ainda continuam assim: depender da opinião e aprovação de outras pessoas para se sentir bem e segura consigo mesma. Consultar a família, os amigos e especialmente o parceiro é inevitável, afinal, precisamos do amor destas pessoas. 

Foto: Jordi Cassú

Mas isso só pode dar totalmente certo quando primeiro aprendemos amar-nos. O que também é sabido é que existem palavras, comportamentos e atitudes que ajudam a fortalecer e a enfraquecer a sua autoestima e a do seu parceiro. Sabe como cuidar dela? Tenha em mente estas dicas.

Ricardo HaraSaiba mais sobre “Ricardo Hara”
Foto: Ricardo Hara

1. Eu me amo?

Embora pareça engraçado, o primeiro passo é perguntar a si mesmo: Eu gosto de mim? Eu me amo como sou? E responda com sinceridade, pois é vital aprender a rir de si mesmo e dos próprios erros. É assim que descobrimos onde queremos chegar e o melhor caminho a seguir. Isso que precisamos para melhorar nossa autoestima e aí sim, descobrindo a “dor e a delícia de ser o que é” sozinho saberá levar esta felicidade ao relacionamento.

Case com alguém que… Conheça 10 características que seu par precisa ter!

Aio Foto e VídeoSaiba mais sobre “Aio Foto e Vídeo”
Foto: Aio Foto e Vídeo

2. Somente críticas construtivas

“Eu acho que você deveria fazer isso no lugar daquilo”. Não somos juízes ou especialistas em tudo para dizer o que é certo ou errado. E em um relacionamento é fundamental saber que todas as críticas que o casal se faz, devem ser em prol de ajuda-se mutuamente e não uma crítica pura e dura que só fere no lugar de aportar algo.  Críticas construtivas desenvolvem valores como lealdade, simplicidade, respeito e amizade. Se o seu amor tiver certeza que as críticas que você faz são para o bem do outro, evitará mal entendido. 

Confira: Qual é o motor da sua relação: a cumplicidade, o sexo ou a amizade?

Daniel HenriqueSaiba mais sobre “Daniel Henrique”
Foto: Daniel Henrique

3. Ajudando a melhorar os pontos fracos

Você sabe o quanto pode conseguir se acreditar em si mesmo”. Se no seu relacionamento vocês puderem resolver os problemas de forma construtiva, tentando se ajudar mutuamente, juntos vocês conseguirão detectar os pontos fracos para melhorá-los. Se estes pontos fracos não forem descobertos com amor e respeito, será muito mais difícil mudá-los. Ajude seu parceiro a melhorar algum aspecto e permita que ele/ela faça o mesmo por você. Unidos, esta missão será bem mais tranquila.

Explosão de fofurice: 60 opiniões de crianças sobre o casamento!

Aio Foto e VídeoSaiba mais sobre “Aio Foto e Vídeo”
Foto: Aio Foto e Vídeo

4. Acreditando nas capacidades do outro

“Amor, eu quero abrir uma empresa de…” Às vezes, o seu amor te conta um sonho ou um projeto que quer muito realizar e sua reação: “que coisa difícil você quer ou impossível conseguir”. Talvez você nem perceba que diga isso ou talvez você consiga ver um pouco mais a frente e, de fato, perceba que é algo que por inúmeros motivos não dará certo, mas é sensacional saber que o nosso parceiro acredita em nós e nos nossos sonhos, por mais absurdo que eles pareçam. Encontrar apoio, cumplicidade e força no amor da sua vida será sempre muito e fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Danilo Máximo Saiba mais sobre “Danilo Máximo ”
Foto: Danilo Máximo

5. O outro não é propriedade e sim, prioridade!

“Para ser feliz só preciso de você sempre ao meu lado e de mais ninguém”. Você já pode até ter dito ou ouvido esta frase, mas é um sinal de baixa autoestima. Quando exigimos  100% de atenção do parceiro, não permitindo que ele (a) tenha outra atividade não é bom para nenhum dos dois. Claro, não se trata de ser relaxado ou permissivo, mas de demonstrar confiança e segurança de que seu parceiro te ama e valoriza.

Leia também: casar faz de você uma pessoa feliz? Segundo a ciência, sim!

Ricardo HaraSaiba mais sobre “Ricardo Hara”
Foto: Ricardo Hara

6. Destacando o melhor do seu parceiro

“Estou orgulhosa de você”. Quantas vezes você expressa ao seu parceiro a felicidade que sente ao fazer parte da vida dele? Ou você espera datas como aniversário ou natal para dizer que o ama? Não caia nesta cilada! Não se esqueça que o amor esta nos pequenos detalhes e uma boa maneira de fortalecer a autoestima do seu parceiro é dizer o quanto o ama e o apoia, especialmente quando as coisas não saem bem conforme o planejado

Frederico Santa RosaSaiba mais sobre “Frederico Santa Rosa”
Foto: Frederico Santa Rosa

7. Cuidado com as palavras

Fala tudo o que vem à mente para todos? Cuidado! Este é um pecado que todos nós cometemos, especialmente quando estamos nervosos. Procure pensar antes de falar, utilize o famoso “conte até 10”pois, geralmente, nos arrependemos nestas explosões de raiva. E todos sabem que as palavras ferem, por isso é fundamental ter calma, paciência e amor antes de falar.

Veja como evitar 10 erros inadmissíveis que podem ameaçar seu relacionamento!

Aline LellesSaiba mais sobre “Aline Lelles”
Foto: Aline Lelles

É sempre muito importante saber que a autoestima é a maneira como nós nos sentimos seguros com nós mesmos para enfrentarmos o mundo. Tudo começa de dentro e se não cuidar desta parte, poderá colocar toda a responsabilidade da sua felicidade nos ombros do parceiro. Ame sem medida, mas primeiro se ame. Só assim conseguirá entregar o melhor de você.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação