Como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir

Atualmente, a figura do wedding planner tornou-se fundamental na vida dos casais que quase não têm tempo para eles mesmos, que vivem correndo, focados no trabalho e em outras tarefas. E não é de se estranhar, já que eles são os especialistas que irão ajudá-la a organizar tudo no seu casamento e estarão atentos ao menor detalhe, permitindo que vocês aproveitem o grande dia sem pensar nos imprevistos e incômodos que possam surgir. Aqui, você vai descobrir quais são os 5 passos que você deve seguir para acertar na escolha do seu wedding planner. Confira:

Passo 1. Começar a procurar o wedding planner

A procura pelo wedding planner perfeito para o seu grande dia deve ser exaustiva e será um ponto crucial. Portanto, recomendamos que você preste muita atenção na hora de decidir que vocês precisam de uma pessoa de ajuda e confiança. Vocês precisam ter me mente várias coisas:

  • Avalie as suas necessidades

Você sonhou com um casamento cheio de detalhes, com um estilo definido onde seja possível ver os gosto do casal e que tenha um toque muito pessoal. Esse será um dia único na vida de vocês e é preciso ter em mente que tudo o que vocês sonharam deve estar presente nesse momento, desde que esteja dentro do orçamento de vocês.

  • Tipos de serviços

Na hora de pesquisar, preste atenção no tipo de serviço que oferecem e se encaixa com o que vocês estão buscando. Os serviços mais comuns são:

  1. Organização integral: como o próprio nome indica, trata-se da organização completa do casamento. Do aconselhamento e gestão dos fornecedores, passando pela decoração do casamento, chegando à coordenação do dia D.
  2. Assessoramento de fornecedores: se você não sabe por onde começar, eles ajudarão a escolher o resto dos fornecedores, selecionando aqueles que se adequam ao seu gosto e estilo.
  3. Decoração: Vocês querem que o casamento de vocês seja lembrado por seus detalhes exclusivos? Se a resposta for sim, vocês podem contar com os serviços do wedding planner para que ele personalize cada cantinho do lugar escolhido por vocês.
  4. Coordenação do dia D: Se vocês só querem ter a tranquilidade e segurança de que tudo saia como o planejado e que todos os diferentes fornecedores não falhem, está é a melhor opção.
  • Pesquisa na internet

O melhor lugar para encontrar os wedding planners mais recomendados é, com certeza, na internet e em sites de casamento como o Zankyou, onde você pode encontrar um amplo leque de profissionais de acordo com a zona onde  o casamento será realizado.

  • Avaliar o orçamento de vocês

Entre os itens em que seu orçamento será dividido, você deve separar uma parcela importante para o wedding planner. Tenha em mente que ele será responsável por organizar todo o seu evento e essa parte do orçamento deve fazer jus aos seus serviços.

Como escolher o wedding planner em 5 passos
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos – Foto: Gabi Nehring

Passo 2. Conhecer a disponibilidade

  • Crie uma lista com os seus favoritos

Depois de realizar a pesquisa, você deve fazer uma lista com os profissionais que mais gosta e que encaixem no estilo de vocês. É preciso se organizar com antecedência, nosso conselho é começar essa procura assim que vocês definirem a data do casamento, para que ele possa guiá-los na escolha de todos os preparativos.

  • Reuniões

É essencial saber se existe a opção de fazer uma reunião com eles para que vocês possam conhecer pessoalmente seus serviços. Este ponto é importante, especialmente se você está morando no exterior ou em uma cidade diferente do wedding planner. Neste casos, a reunião pode ser feita por telefone ou por vídeo.

  • Exclusividade: número de casamentos no mesmo dia

Se você sabia quem queria contratar desde o começo ou, se depois de muita procura, você definiu qual profissional você mais gostou, é hora de saber o volume de trabalho que ele tem, isto é, quantos casamentos coordena em um mesmo dia. Fique atenta pois existe a possibilidade de que um wedding planner coordene mais de um casamento na mesma data.

Passo 3. Entrevista pessoal

  • Conheça como ele trabalha

Durante a entrevista pessoal você poderá saber como ele se organiza e como se coordena com vocês ao longo do processo. Sua metodologia no momento da organização. É essencial que vocês possam se coordenar com ele durante todo o processo, porque estamos falando de meses de trabalho.

  • Explique suas necessidades

Este é o momento de contar tudo o que vocês desejam e precisam para o dia do casamento. Como vocês imaginaram que seria, qual o estilo que vocês mais gostam, como vocês querem que tudo seja coordenado, em suma, é o momento de contar todas as suas dúvidas e preocupações.

  • Feeling

É nesta etapa quando vocês perceberão se ele é o profissional certo para organizar seu casamento. Ter um bom relacionamento com seu wedding planner é essencial, pois você passará muito tempo com ele e ele conhecerá tudo sobre você e seus entes queridos.

Quer ajuda para organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook.

Como escolher wedding planner para o seu casamento
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial – Foto: Divulgação

Passo 4. Conhecer seu método de trabalho e orçamento

  • Calendário 

Este é um trabalho muito metódico e criativo ao mesmo tempo. É preciso contar com um timing muito bem definido pelo wedding planner para que os noivos realizem todas suas “lições de casa” no tempo estabelecido, como por exemplo: a definição e organização dos convidados, as propostas de estilo de decoração, o agendamento de visitas com outros fornecedores, etc.

  • Possui um catálogo de fornecedores?

Muitos wedding planners têm relação com outros fornecedores e costumam trabalhar com parcerias. É essencial saber se eles são profissionais de qualidade e se o wedding planner cobra uma comissão por oferecer os serviços desses fornecedores. Também existe a possibilidade de que o wedding planner não trabalhe com nenhum fornecedor específico e escolha os que melhor se encaixam com a proposta do seu casamento.

  • O que está incluído no orçamento e extras

Saber detalhadamente o que está incluído no orçamento do wedding planner é, sem dúvida, o mais importante na hora de fechar o contrato. É necessário que vocês definam muito bem o preço de cada um dos serviços, e que saibam que há certos detalhes que não estão incluídos, tais como: flores, detalhes para convidados ou doces de doces.

Como escolher wedding planner em 5 passos
Naiane Calderaro – Foto: Studio Job

Passo 5. Descubra se ele é o seu wedding planner perfeito

Peça recomendações, especialmente se algum conhecido já contratou seus serviços. Avalie se ele cumpre com os requisitos que vocês definiram previamente, se está dentro do orçamento de vocês, se ele dá ideias originais orientadas às suas necessidades, resumindo, se ele soluciona os seus problemas.
Por último, não se esqueça de se informar se ele estará com vocês no grande dia ou se ele tem uma equipe para realizar vários casamentos ao mesmo tempo.

Escolher um bom wedding planner é a melhor solução se vocês querem que o casamento saia como vocês sempre sonharam e querem evitar preocupações.

Confira o nosso vídeo com mais dicas:

 

Faça o teste e descubra qual tipo de assessor você precisa contratar para o seu casamento:

* Post publicado em 20/11/2017. Post republicado em 23/07/2018.

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
A escolha das cores da decoração do grande dia é um dos pontos cruciais para conseguir um ambiente personalizado único. Te damos 5 as dicas para acertar nas cores da decoração do casamento!
Como escolher as toalhas de mesa para o meu casamento em 5 passos
Como escolher as toalhas de mesa para o meu casamento em 5 passos
Todos os detalhes da decoração do seu casamento são muito importantes. E não seria diferente quando o assunto são as toalhas de mesa! Siga esses 5 passos e acerte na escolha desse item!
Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Antes de escolher seus sapatos de noiva, leia nossos 5 conselhos para não errar. Lembre-se, é o seu grande dia e para estar linda, é preciso estar confortável para aproveitar todos os minutos até o final da festa.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações