Qual é a ordem do cortejo de casamento? Anote!

Falta pouco para o grande dia e de repente bate aquela dúvida… Qual deve ser a ordem do cortejo? Quem deve entrar depois de quem? E se bater aquele nervoso? Há coisas que são mais difíceis de controlar, como as nossas emoções, mas podemos determinar como será a entrada e saída dos noivos e convidados no momento da cerimônia religiosa! Para isto existem protocolos que podem te ajudar, mas que não necessariamente devem ser seguidos à risca.

Se você quiser mudar isto, não tem problema. O casamento é seu e você pode inovar. Mas é necessário conhecer como é a maneira tradicional para então você dar o seu toque especial seja na decoração do casamento, na escolha das músicas do casamento ou qualquer outra coisa relacionada ao seu grande dia.

Confira os 13 erros que são cometidos por todas as noivas, menos por você

Foto: Rejane Wolff Fotografia

A entrada dos convidados

De acordo com o protocolo os convidados do noivo sentam do lado direito, os da noiva do lado esquerdo. Dependendo da quantidade de convidados para o casamento, se costuma deixar os três primeiros bancos de cada lado para os familiares próximos e depois deles se sentam os amigos e outros parentes. Os convidados são sempre os primeiros a entrar.

É muito importante não deixar lugares vazios no meio dos convidados porque as imagens nas fotografias e vídeos podem ficar um pouco estranhas. Daí a importância de contratar uma assessoria e cerimonial, pois detalhes como este poderão ser evitados.

Padrinhos

Da mesma maneira, os padrinhos devem esperar em algum lugar cômodo perto do altar e que permita entrar e sair rapidamente e sem atrapalhar os outros convidados.  Normalmente, no lado direito do altar há um banco para os padrinhos, ou eles esperam atrás do altar.

Foto: Rejane Wollf Fotografia

Pais dos noivos

Os pais dos noivos entram juntos com os convidados e se sentam no primeiro banco. As mães à esquerda ocupando o lugar mais próximo ao caminho para o altar e os pais ao lado das esposas.

Entrada dos noivos

O noivo entra junto com a mãe, alguns minutos depois de todos os outros convidados. Eles caminham até o altar e esperam a chegada da noiva. Se entrarem acompanhados de pajem, as crianças formando casais vão na frente levando as alianças.

Foto: Old Love Fotografia

A noiva entra de braço esquerdo com seu pai, ou com a pessoa que escolheu e na mão esquerda leva o buquê. Não há que caminhar nem muito rápido, nem muito lento, mas de maneira tranquila, aproveitando o momento.

Foto: Leticia Affonso

A saída

Pode acontecer de que a família ou os recém-casados queiram fazer fotos dentro da igreja. Para isso, o correto é dividir as pessoas por grupos. Mas cuidado! Vocês correm o risco de se atrasarem para a festa e ainda haverá muito coisa para acontecer e momentos para tirar fotos neste dia tão especial!

Os convidados que não quiserem tirar fotos neste momento podem ir saindo da igreja, pegar arroz e pétalas de rosas e esperar a saída dos pombinhos.

Quando os noivos sairem, os pajens não devem acompanhar-los até a porta porque este é o momento triunfal nos noivos! É um dos mais bonitos e importantes de um casamento!

Foto: Taking the road

Arroz? Confete? Pétalas?

Você já pensou em como quer sua saída da igreja? Que tal substituir o arroz por confetes? Nós te damos 70 ideias diferentes para deixar seu casamento inesquecível! Existem confetes em forma de estrelas, prateados, dourados, em forma de coração, ou até mesmo serpentinas, ou rosas de outras cores…por que não inovar?

Se acontecer dos familiares e pajens permanecerem na igreja com os noivos, os primeiros a sair são os recém-casados, claro! Eles são o centro das atenções! Atrás deles devem vir os padrinhos seguidos dos familiares (que não são padrinhos) e sempre acompanhados por seus respectivos companheiros. Somente depois deles virá o cortejo nupcial formado pelos pajens e os demais convidados.

Foto: Lucas Dumphreys Fotografia

Agora é só esperar a emoção tomar conta de você e dos convidados dentro da igreja depois do tão esperado “sim, aceito”! E depois relaxar e curtir este dia tão importante! Viva o amor!

Não perca buquês de noiva: 50 modelos que são pura inspiração!

Post publicado em 19/06/2015. Post atualizado em 09/04/2018.

Deixe seu comentário

As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!
As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!
Já dizia um provérbio muito antigo: “Não se pode agradar a gregos e troianos”. E é exatamente o que acontece no nosso cotidiano e não seria diferente no dia do nosso casamento. Saiba com antecedência do que os convidados mais se queixam e evite alguns deles!
7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
Se vocês têm dúvidas de quem convidar ou não para seu casamento, veja as 7 perguntas que você deve fazer enquanto estiverem elaborando a lista de convidados!
Foto: Aloha Fotografia
Como fazer a felicidade dos seus convidados: 15 mandamentos super eficazes!
Veja como criar momentos inesquecíveis no seu grande dia e fazer a felicidade dos seus convidados: 15 mandamentos super eficazes!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações