Publicidade

Síndrome do ninho vazio: 10 dicas para os pais dos noivos!

Preparamos 10 dicas para ajudar os pais a lidarem melhor com esse mix de emoções que surge com o casamento dos filhos: a Síndrome do Ninho Vazio.

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Família

Sim, vocês são parceiros e amigos de uma vida inteira. Educaram, deram conselhos e acompanharam em todos os momentos: nas vitórias, nas derrotas, no joelho ralado, na primeira viagem sozinho, nas dores de amores, na aprovação do vestibular, no primeiro emprego… E agora, no casamento! Estão lado a lado, participando de todos os detalhes, incentivando as ideias com o coração grato por ver seu filho feliz de ter encontrado o amor da sua vida e por todos estes motivos, a síndrome do ninho vazio pode ser uma realidade. Veja 10 dicas para os pais lidarem melhor com o assunto!

Aproveite para ler: Mãe da noiva: um guia de estilo para arrasar!

salvarMonica DantasSaiba mais sobre “Monica Dantas”
Foto: Monica Dantas
Publicidade

Mas também sabemos que, lá no fundo, existe uma dorzinha (quem sabe uma tristeza, melancolia?) de vê-lo criar as próprias asas e partir. É doloroso para todo pai e toda mãe que construíram uma relação tão bonita com os filhos, de repente se verem longe deles. Mesmo que esse longe seja no bairro ao lado. Não importa! O processo de vê-los saírem de casa significa não estar mais presente nas coisas mais simples do dia a dia. E isso faz uma falta danada!

salvarCasa LumeSaiba mais sobre “Casa Lume”
Foto: Casa Lume

Para a psicóloga Isabel Policarpo, a maioria dos pais passa por essa transição com altos e baixos: “Não sabemos se temos que celebrar a nossa nova liberdade, ou chorar pela temida solidão. Podemos sentir-nos alegres e tristes, confiantes e medrosos, otimistas e cheios de preocupações. E tudo isso pode acontecer ao mesmo tempo e num só dia, o que é perfeitamente normal”.

Para tentar minimizar os efeitos colaterais da tão falada “Síndrome do Ninho Vazio”, listamos aqui 10 coisas fundamentais que vocês, pais, devem ter em mente antes, durante e depois do casamento de seus filhos. Depois que tudo passar, vocês vão ver como o saldo será positivo!

Como os nossos pais, ninguém: 7 lições sobre o amor que aprendemos deles!

salvarLuiz Scur StudioSaiba mais sobre “Luiz Scur Studio”
Foto: Luiz Scur Studio

1. Missão cumprida

Se os seus filhos estão dando esse passo importante na vida, PARABÉNS! A educação e base que ele recebeu o prepararam muito bem para este momento. Sinta-se orgulhosa por isso. E acredite nos valores, ensinamentos e toda bagagem que vocês transmitiram para que, justamente agora, ele conseguisse construir o próprio caminho. E lembre-se: uma das funções mais importantes de um pai e uma mãe é educar seus filhos para que sejam pessoas livres e independentes.

2. Sem ressentimentos

Não encare com mágoa e nem culpe seus filhos por estarem crescendo. É claro que essa culpa é manifestada de forma inconsciente. Mas tenha certeza que eles vão perceber e se sentirão péssimos por isso. Se vocês os criaram para se tornarem esses seres independentes e maduros, não mude de time justamente nos 45 minutos do segundo tempo.

Benefícios legais do casamento: saiba o que a lei diz!

salvarAlexandre BozoSaiba mais sobre “Alexandre Bozo”
Foto: Alexandre Bozo Fotojornalismo

3. Aceitação e sinceridade

Aceite que a ansiedade e a tristeza fazem parte desse momento. Não finja que não irá sentir a falta deles, mas saiba dosar para que não caia no papel de vítima. Seus filhos cresceram e viraram pessoas adultas, então se relacione com eles como tal. É bem mais saudável os pais jogarem limpo sem esconder o que estão sentindo naquele momento. Mas é fundamental eles perceberem que vocês acreditam no sucesso dessa nova fase da vida.

4. Empatia

Lembre-se: você também já teve que tomar essa decisão na sua vida. E apostamos que na época ela foi importante para o seu crescimento. Portanto, o melhor é encarar a saída dos filhos de casa como um estágio natural da vida. “É uma mudança que a maioria de nós desejou para si próprio e que espera que os filhos, mais cedo ou mais tarde, também alcancem”, comenta Policarpo.

Veja quais são os 30 conselhos de mãe que toda filha deve ouvir antes de casar: não falham!

salvarRenata Philipo Fotografia
Foto: Renata Philipo Fotografia

5. Aprendizados anteriores

Pense nas outras situações em que você teve que deixar seus filhos irem e que foram verdadeiros aprendizados. O primeiro dia na escola, a primeira noite dormida na casa de um amigo, a primeira viagem sem você. Todos esses momentos foram importantes para se aprender lições de vida. Este agora é só mais um deles.

6. Crescimento e transformação

O que vocês estão vivendo, na verdade, é uma renovação no papel de pais. Isabel Policarpo comenta aqui que “deixamos de estar fisicamente presentes, para passarmos a ter uma presença mais remota e distante”. Provavelmente deixamos de saber como foi o seu dia a dia, assim como deixamos de saber se hoje estava alegre ou triste. Mas isso não significa que o nosso papel de pais desapareça, de fato ele se mantém, mas de um modo distinto.

DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!

salvarRicardo Hara Fotografia
Foto: Ricardo Hara Fotografia

7. Cuide de você

Aproveite sua liberdade e pare de adiar o que você gostaria de fazer. Tome conta de você, vá para aquela aula de pilates que você gostaria de experimentar, matricule-se no curso de pintura, aprenda o francês que você sempre achou lindo, chame as amigas para o cinema, saia para jantar com seu marido. Tantas coisas maravilhosas estão te esperando!

8. Conte com sua família e amigos

Conversar com aquela amiga que confiamos é tranquilizador. Procurar a mãe, uma tia querida, que já passou por esse momento, tal como você agora, conforta bastante. Procure dividir com quem se confia essa dor que lhe aflige.

salvarColetivo 3 Foto e VídeoSaiba mais sobre “Coletivo 3 Foto e Vídeo”
Foto: Coletivo 3 Foto e Vídeo

9. Olá, meu bem!

Temos aí uma excelente oportunidade para aproximar o casal. Ambos sempre estiveram muito dedicados às tarefas voltadas para os filhos, não é mesmo? Agora que eles foram trilhar os próprios caminhos, vocês têm a chance de olharem com mais cuidado, carinho e paixão um para o outro. Aproveitem!

10. Mãe é mãe

E pai é pai. Para sempre vocês serão o porto seguro deles. Nunca se esqueçam disso. Não importa onde eles estejam e nem com quem, as raízes, a história e o amor primordial se mantêm. E é para vocês que eles vão recorrer nos momentos tristes e, principalmente, nos mais felizes!

63 anos casados: ensaio emocionante para celebrar o amor de uma vida!

salvarEduardo Araujo Fotografia
Foto: Eduardo Araujo Fotografia

Esperamos que este texto te ajude a driblar um pouquinho a ansiedade deste momento pelo qual todos os pais passam e, assim, conseguir estar plena no casamento da pessoa mais importante da sua vida. Veja ainda 5 atitudes que uma noiva espera da sua mãe durante a organização e no dia do casamento!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Ricardo Hara Fotografia Fotógrafos para casamentos
Monica Dantas Fotógrafos para casamentos
Coletivo 3 Fotógrafos para casamentos
Luiz Scur Fotógrafos para casamentos
Renata Philipo Fotografia Fotógrafos para casamentos
Alexandre Bozo Fotojornalismo Fotógrafos para casamentos
Casa Lume Fotógrafos para casamentos
Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!