Síndrome do ninho vazio: 10 dicas para os pais dos noivos!

Sim, vocês são parceiros e amigos de uma vida inteira. Educaram, deram conselhos e acompanharam em todos os momentos: nas vitórias, nas derrotas, no joelho ralado, na primeira viagem sozinho, nas dores de amores, na aprovação do vestibular, no primeiro emprego… E agora, no casamento! Estão lado a lado, participando de todos os detalhes, incentivando as ideias com o coração grato por ver seu filho feliz de ter encontrado o amor da sua vida e por todos estes motivos, a síndrome do ninho vazio pode ser uma realidade. Veja 10 dicas para os pais lidarem melhor com o assunto!

Aproveite para ler: Mãe da noiva: um guia de estilo para arrasar!

Monica DantasSaiba mais sobre “Monica Dantas”
Foto: Monica Dantas

Mas também sabemos que, lá no fundo, existe uma dorzinha (quem sabe uma tristeza, melancolia?) de vê-lo criar as próprias asas e partir. É doloroso para todo pai e toda mãe que construíram uma relação tão bonita com os filhos, de repente se verem longe deles. Mesmo que esse longe seja no bairro ao lado. Não importa! O processo de vê-los saírem de casa significa não estar mais presente nas coisas mais simples do dia a dia. E isso faz uma falta danada!

Casa LumeSaiba mais sobre “Casa Lume”
Foto: Casa Lume

Para a psicóloga Isabel Policarpo, a maioria dos pais passa por essa transição com altos e baixos: “Não sabemos se temos que celebrar a nossa nova liberdade, ou chorar pela temida solidão. Podemos sentir-nos alegres e tristes, confiantes e medrosos, otimistas e cheios de preocupações. E tudo isso pode acontecer ao mesmo tempo e num só dia, o que é perfeitamente normal”.

Para tentar minimizar os efeitos colaterais da tão falada “Síndrome do Ninho Vazio”, listamos aqui 10 coisas fundamentais que vocês, pais, devem ter em mente antes, durante e depois do casamento de seus filhos. Depois que tudo passar, vocês vão ver como o saldo será positivo!

Como os nossos pais, ninguém: 7 lições sobre o amor que aprendemos deles!

Luiz Scur StudioSaiba mais sobre “Luiz Scur Studio”
Foto: Luiz Scur Studio

1. Missão cumprida

Se os seus filhos estão dando esse passo importante na vida, PARABÉNS! A educação e base que ele recebeu o prepararam muito bem para este momento. Sinta-se orgulhosa por isso. E acredite nos valores, ensinamentos e toda bagagem que vocês transmitiram para que, justamente agora, ele conseguisse construir o próprio caminho. E lembre-se: uma das funções mais importantes de um pai e uma mãe é educar seus filhos para que sejam pessoas livres e independentes.

2. Sem ressentimentos

Não encare com mágoa e nem culpe seus filhos por estarem crescendo. É claro que essa culpa é manifestada de forma inconsciente. Mas tenha certeza que eles vão perceber e se sentirão péssimos por isso. Se vocês os criaram para se tornarem esses seres independentes e maduros, não mude de time justamente nos 45 minutos do segundo tempo.

Benefícios legais do casamento: saiba o que a lei diz!

Alexandre BozoSaiba mais sobre “Alexandre Bozo”
Foto: Alexandre Bozo Fotojornalismo

3. Aceitação e sinceridade

Aceite que a ansiedade e a tristeza fazem parte desse momento. Não finja que não irá sentir a falta deles, mas saiba dosar para que não caia no papel de vítima. Seus filhos cresceram e viraram pessoas adultas, então se relacione com eles como tal. É bem mais saudável os pais jogarem limpo sem esconder o que estão sentindo naquele momento. Mas é fundamental eles perceberem que vocês acreditam no sucesso dessa nova fase da vida.

4. Empatia

Lembre-se: você também já teve que tomar essa decisão na sua vida. E apostamos que na época ela foi importante para o seu crescimento. Portanto, o melhor é encarar a saída dos filhos de casa como um estágio natural da vida. “É uma mudança que a maioria de nós desejou para si próprio e que espera que os filhos, mais cedo ou mais tarde, também alcancem”, comenta Policarpo.

Veja quais são os 30 conselhos de mãe que toda filha deve ouvir antes de casar: não falham!

Renata Philipo Fotografia
Foto: Renata Philipo Fotografia

5. Aprendizados anteriores

Pense nas outras situações em que você teve que deixar seus filhos irem e que foram verdadeiros aprendizados. O primeiro dia na escola, a primeira noite dormida na casa de um amigo, a primeira viagem sem você. Todos esses momentos foram importantes para se aprender lições de vida. Este agora é só mais um deles.

6. Crescimento e transformação

O que vocês estão vivendo, na verdade, é uma renovação no papel de pais. Isabel Policarpo comenta aqui que “deixamos de estar fisicamente presentes, para passarmos a ter uma presença mais remota e distante”. Provavelmente deixamos de saber como foi o seu dia a dia, assim como deixamos de saber se hoje estava alegre ou triste. Mas isso não significa que o nosso papel de pais desapareça, de fato ele se mantém, mas de um modo distinto.

DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!

Ricardo Hara FotografiaSaiba mais sobre “Ricardo Hara Fotografia”
Foto: Ricardo Hara Fotografia

7. Cuide de você

Aproveite sua liberdade e pare de adiar o que você gostaria de fazer. Tome conta de você, vá para aquela aula de pilates que você gostaria de experimentar, matricule-se no curso de pintura, aprenda o francês que você sempre achou lindo, chame as amigas para o cinema, saia para jantar com seu marido. Tantas coisas maravilhosas estão te esperando!

8. Conte com sua família e amigos

Conversar com aquela amiga que confiamos é tranquilizador. Procurar a mãe, uma tia querida, que já passou por esse momento, tal como você agora, conforta bastante. Procure dividir com quem se confia essa dor que lhe aflige.

Coletivo 3 Foto e VídeoSaiba mais sobre “Coletivo 3 Foto e Vídeo”
Foto: Coletivo 3 Foto e Vídeo

9. Olá, meu bem!

Temos aí uma excelente oportunidade para aproximar o casal. Ambos sempre estiveram muito dedicados às tarefas voltadas para os filhos, não é mesmo? Agora que eles foram trilhar os próprios caminhos, vocês têm a chance de olharem com mais cuidado, carinho e paixão um para o outro. Aproveitem!

10. Mãe é mãe

E pai é pai. Para sempre vocês serão o porto seguro deles. Nunca se esqueçam disso. Não importa onde eles estejam e nem com quem, as raízes, a história e o amor primordial se mantêm. E é para vocês que eles vão recorrer nos momentos tristes e, principalmente, nos mais felizes!

63 anos casados: ensaio emocionante para celebrar o amor de uma vida!

Eduardo Araujo Fotografia
Foto: Eduardo Araujo Fotografia

Esperamos que este texto te ajude a driblar um pouquinho a ansiedade deste momento pelo qual todos os pais passam e, assim, conseguir estar plena no casamento da pessoa mais importante da sua vida. Veja ainda 5 atitudes que uma noiva espera da sua mãe durante a organização e no dia do casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Ficou noiva? Então não deixe de conferir nossos 8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Convidar o ex para o casamento: Sim ou não? Saiba as respostas dos leitores!
Convidar o ex para o casamento: Sim ou não? Saiba as respostas dos leitores!
E você, convidaria o seu ou sua ex para o seu casamento? As respostas dos nossos leitores e colaboradores vão te surpreender!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações