Tradição internacional: casamentos ao ar livre em ambiente familiar

Casamentos no jardim de casa são uma antiga tradição na Europa que chegou aos Estados Unidos há algum tempo e tem conquistado cada vez mais casais brasileiros. Esse estilo aconchegante de reunir a família e os amigos para celebrar é a cara de noivos que desejam uma cerimônia mais compatível com sua personalidade, sem se limitar pela decoração ou pela arquitetura dos espaços convencionais. Se você se identificou mas não tem um jardim em casa, não se preocupe! Junto com a tendência, vieram espaços que oferecem soluções para quem deseja um casamento com esse clima familiar.

Galeria JardimEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Caroline Cerutti

Tradição acolhedora

Desde a Idade Média, os europeus costumavam celebrar o casamento na casa da noiva, onde toda a aldeia se reunia para comemorar a união dos noivos através de um grande banquete. A época escolhida era a primavera, que se iniciava no mês de maio, quando tudo florescia e a ideia de fertilidade e renovação trazidas por esta estação passaram a ser associadas a celebração do amor entre o casal.

Esta é uma tradição que os casais europeus mantém até hoje, realizando celebrações íntimas no jardim de suas casas, das quais apenas familiares e amigos mais próximos participam. O clima de aconchego e união familiar chegou aos EUA há alguns anos e vêm conquistando o coração de casais brasileiros, que passaram a buscar uma opção intimista, charmosa e personalíssima para seu grande dia.

Meio do MatoEntre em contato com Meio do Mato
Meio do Mato – Foto: Caroline Cerutti
Meio do Mato
Meio do Mato – Foto: Paulo Frota

O local perfeito

Casais que vivem em apartamentos ou em casas que não possuem espaço suficiente para acolher seus convidados, passaram a contar com locais que oferecem o ambiente perfeito para este tipo de celebração, como o Meio do Mato, conhecido por seus ambientes aconchegantes, serviços de alto padrão e belíssimos cenários. Outra opção super charmosa é o Galeria Jardim, novo espaço da empresa lançado em 2014, que vêm fazendo sucesso entre as noivas cariocas. Casar à sombra de uma árvore, em um deque de frente para o lago ou em meio a um maravilhoso jardim, são algumas das propostas oferecidas por estes espaços, que buscam sempre atender aos diversos estilos de noivos.

Meio do MatoEntre em contato com Meio do Mato
Meio do Mato – Foto: Juliana Pessoa
Galeria JardimEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim – Foto: Caroline Cerutti

Para todos os estilos

Querer ter essa liberdade em relação ao espaço e gostar do clima familiar não é exclusividade de um tipo específico de casal, comenta Rosi Medeiros, cerimonialista do Meio do Mato: “Percebemos uma grande variedade de perfis, desde o casal mais despojado até o mais tradicional. A característica em comum é a busca por personalização“.

Meio do MatoEntre em contato com Meio do Mato
Meio do Mato. Foto: Johansson Correia
Meio do Mato
Meio do Mato. Foto: Gabriel Fernandes

Detalhes fundamentais

Todo e qualquer tipo de casamento deve possuir a estrutura necessária para receber os convidados com máximo conforto e aconchego. As cerimônias ao ar livre não escapam desta premissa, por isso, os noivos devem estar atentos a determinados pontos antes de escolher o local, como a estrutura oferecida, a quantidade de banheiros, gerador próprio para evitar imprevistos, área de apoio com equipes de plantão em caso de emergências (eletricistas, socorristas, guardiões de piscina), segurança, boa localização e todo o necessário para acomodar confortavelmente os convidados em caso de chuva. Caso o local não ofereça o serviço de buffet, verifique se a cozinha possui capacidade suficiente para receber seus fornecedores.

Meio do MatoEntre em contato com Meio do Mato
Meio do Mato. Foto: Thrall Photography
Meio do Mato
Meio do Mato. Foto: Thrall Photography

Época ideal

“Cada estação tem seu charme próprio e isso faz com que o casamento ao ar livre seja uma possibilidade durante todo o ano: outono e primavera apresentam temperaturas mais amenas, o verão apresenta dias mais longos e o inverno abre uma enorme gama de possibilidades para o buffet”, comenta Katryn Dias, responsável pela comunicação do Meio do Mato. Em qualquer estação, no entanto, o fim da tarde com seu pôr do sol é o horário preferido dos casais. Além do charme que essa transição oferece, é possível aproveitar a beleza natural enquanto há luz do dia e desfrutar dos encantos da iluminação noturna.

Meio do MatoEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Rafael Clem
Meio do Mato
Galeria Jardim. Foto: Cadeira Amarela

E se chover?

Essa, sem dúvida, é a principal preocupação de todos os casais que desejam celebrar seu casamento ao ar livre. Não tem jeito, é preciso ter um plano B, mas é muito importante que esse plano B seja tão charmoso e agradável quando o plano original. Então, quando for escolher o jardim para a realização do seu casamento, confira se o espaço dispõe de uma opção coberta que siga oferecendo integração com a natureza e que conte com um projeto de decoração previamente pensado, caso seja necessário deslocar a cerimônia.

Galeria JardimEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Adriana Carolina
Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Alexandre Retchman

Sinta-se em casa

Se o objetivo é um casamento com clima familiar, é fundamental que você se sinta em casa no local escolhido. Além da beleza e da estrutura, a disponibilidade e a atenção da equipe também são fundamentais. O atendimento personalizado permite que a cerimônia, realmente, tenha a cara dos noivos. E foi pensando nisso que os espaços Meio do Mato e Galeria Jardim, ganharam entradas completamente independentes, realizando apenas um evento por dia. A dedicada equipe de profissionais do  Meio do Mato cuida de todos os detalhes, oferecendo assessoria para os preparativos, contando com uma cerimonialista própria, serviços de gastronomia, decoração, sonorização, iluminação, bolo e doces. Já o Galeria Jardim possui uma proposta mais flexível, abrindo suas portas para receber os melhores fornecedores da Cidade Maravilhosa.

Galeria JardimEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Rodrigo de Paula
Galeria JardimEntre em contato com Galeria Jardim
Galeria Jardim. Foto: Caroline Cerutti

Casar em meio à natureza, em um local bucólico e repleto de encantos, é o que os casais podem esperar dos espaços Meio do Mato e Galeria Jardim, lembrando que ambos contam com uma equipe experiente e apaixonada pelo que faz, determinada a realizar um casamento com a sua cara, faça chuva ou faça sol.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (2)

Deixe seu comentário

Casamento de Fabiana & Marcus: ao ar livre, DIY e internacional na floresta da Tijuca!
Casamento de Fabiana & Marcus: ao ar livre, DIY e internacional na floresta da Tijuca!
Conheça a história de amor de Fabiana e Marcus. Uma brasileira um pouco portuguesa e escocesa e Marcus, um inglês ...
Camila & Dustin: casamento internacional de frente para o mar em Búzios!
Camila & Dustin: casamento internacional de frente para o mar em Búzios!
O canadense Dustin percorreu três continentes pelo globo terrestre para casar com o grande amor da sua vida, a bras...
Allana e William: casamento internacional de frente para o mar de Búzios
Allana e William: casamento internacional de frente para o mar de Búzios
Um amor sem fronteiras, sem limites, que mistura conceitos, culturas e claro, muito amor no dia a dia. Se apaixone
Casamento Nathalia & Thiago: clima colonial, ambiente alegre e super aconchegante
Casamento Nathalia & Thiago: clima colonial, ambiente alegre e super aconchegante
A arquiteta Nathalia não abriu mão de um conceito visual atraente na hora de escolher o local do casamento, por isso Nathalia e Thiago disseram o “sim” em torno a natureza que rodeia um dos hotéis mais incríveis para se casar no Rio de Janeiro, o Hotel Solar do Império.
Foto: Ricardo Hara Fotografia
Destination Wedding internacional: saiba como encontrar o fotógrafo perfeito para vocês
Para fazer um registro inesquecível e emocionante do seu destination wedding, alguns cuidados na hora de contratar o fotógrafo e escolher o destino são fundamentais. Confira essas dicas.
Casamento homoafetivo e internacional de João Paulo e Gabriel
Casamento homoafetivo e internacional de João Paulo e Gabriel
Quem é que nunca viu o seu coração derreter às mãos de um grande amor? Pois bem, hoje é uma fantástica e maravilhosa história de duas almas gémeas - uma maravilhosa história de amor - que vos trago, e ela fala por si. Aliás, fala ela e falam eles... Vamos conhecer o João Paulo e o Gabriel?

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações