Como organizar um casamento no jardim: 9 dicas básicas e imprescindíveis!

Quer saber como organizar um casamento no jardim? Afinal, existe algo mais romântico do que trocar votos ao ar livre? De muitas maneiras, isso é a própria definição de um casamento de conto de fadas – uma mistura de delícias terrenas, sorrisos ensolarados e paixão a flor da pele. Mas como em todas as boas fábulas, há sempre obstáculos a serem superados antes do beijo final. Neste caso, a Mãe Natureza. Um casamento no jardim – como qualquer evento ao ar livre – exige bastante precaução. Mas com o devido planejamento, e essas 9 dicas básicas e imprescindíveis, seu dia será perfeito!

Comece a se preparar com o nosso Checklist completo para noiva: o que não pode faltar no seu!

Foto: Alejandro Hermosilla

1. Olha a chuva!

A maior preocupação em casamentos ao ar livre é, bem, o “ar livre”. Você, absolutamente, deve ter um plano de contingência caso o tempo não colabore. Você precisará de um local de “retaguarda”, como um galpão ou salão de festas, com mesas e cadeiras para onde a decoração possa ser deslocada em caso de imprevistos. Ao avistar as primeiras nuvens escuras, esqueça o seu desapontamento e leve todos para um lugar coberto.

Confira a previsão do tempo em: Casar na praia, no campo, ao ar livre? Saiba qual é a melhor época em cada região do Brasil!

Margo Yermoleyeva

2. Engane o calor

Em tardes sufocantes, receba seus convidados com bebidas refrescantes e leques. Não se esqueça de erguer enormes guarda-sóis para fornecer sombra. Seus convidados não serão os únicos que murcharão, mas também suas flores. Você vai precisar de uma área de preparo – uma garagem ou tenda – para protegê-las da luz do sol. Peça à sua florista que coloque os arranjos no último momento e se ela trouxer árvores para a decoração, não se esqueça de pedir para que as fixe no chão com pesos, ganchos de barracas e grandes pedras. Haverá muitas pessoas rezando por um ventinho…

Veja também: Casamento em casa: decoração intimista e aconchegante no seu grande dia!

Nega Fulô
Nega Fulô – Decoração Floral Criativa | Foto: Frederico Santa Rosa

3. Outros incômodos

É aconselhável contratar uma empresa de dedetização para pulverizar insetos com dois dias de antecedência (verifique em sua região, pode ser necessária uma permissão) e usar velas de citronela durante o evento. Realize a cerimônia longe de flores polinizadas ou arbustos. Acredite: muitos convidados são alérgicos a picadas de insetos e ao pólen das flores, o que pode comprometer seu divertimento.

Old Love Fotografia
Foto: Old Love Fotografia

4. Atenção ao menu

Os menus em casamentos de jardim exigem atenção especial, pois nestes eventos a comida pode derreter e estragar no calor (esqueça o queijo, frutos do mar ou qualquer coisa com maionese). Embora seja contraintuitivo o ideal é servir alimentos quentes em estações de cozidos e fatiados. A preparação é mais fácil e você não precisa se preocupar com a deterioração. Fique longe de bolos cobertos com glacê ou qualquer mistura amanteigada, que se derreterão antes da sua foto oficial.

Aprenda como não errar na hora de escolher o menu do seu casamento: 5 dicas para não fazer feio!

Casa de Santa Teresa
Casa de Santa Teresa | Foto: LoveShake

5. Vestido outdoor

Seu vestido precisa estar em sincronia com os outros elementos do seu casamento. Por exemplo, um vestido de princesa coberto de pérolas pode ofuscar a beleza do jardim. Quando dois elementos grandiosos não combinam, ambos perdem seu encanto. Casamentos ao ar livre combinam com shantung de seda (um tecido que não amassa) e vestidos midi – um modelo muito comprido poderá ser um incômodo e terminará, provavelmente, sujo. Outras opções: vestidos de renda clara, organza, ou com camadas de tule. Mantenha um giz à mão para cobrir eventuais manchas.

Os vestidos de noiva mais românticos de 2017: impossível escolher só um!

Noivas Karen Rodrigues
Noivas Karen Rodrigues | Foto: Divulgação

6. Sapatos adequados

Avise seus convidados que o casamento será na grama, assim poderão se prevenir e comparecer com sapatos apropriados (você pode fornecer às convidadas mais distraídas chinelos ou sapatilhas para evitar um salto quebrado). A mesma lógica se aplica à noiva: para evitar afundar a cada passo, deixe os scarpins em casa e opte por um salto baixo ou uma anabela. Você também pode considerar sapatilhas ou sandálias com pedrarias, dependendo do modelo do seu vestido.

Confira: Sapatos confortáveis para noivas 2017: 70 modelos que são puro charme!

Foto: Bumble-Bee Photography

7. Música para seus ouvidos

Se quiser música ao vivo durante a cerimônia, posicione os assentos de seus músicos na sombra. O calor e o sol podem realmente deformar e danificar instrumentos. Se planeja montar uma pista de dança com banda ou DJ, certifique-se de que o local escolhido para a montagem tenha uma fonte elétrica. E para evitar que o som desapareça com o vento, seja meticuloso ao posicionar os alto-falantes. Para dançar, por exemplo, você vai precisar de alto-falantes em todos os quatro cantos da pista para que a música seja canalizada para a multidão de todos os ângulos.

Músicas da cerimônia de casamento: conheça as mais pedidas para cada momento da celebração!

LoveShake
Foto: LoveShake

8. Soluções de Estacionamento

Muitos locais ao ar livre carecem de estacionamento adequado, então você precisa mapear um plano com bastante antecedência. Dois meses antes do casamento faça um passeio pelas redondezas para descobrir a direção do fluxo de tráfego, se há espaço de estacionamento suficiente, estacionamentos pagos com os quais você possa fazer uma negociação para o dia do casamento etc. Recomenda-se a contratação de um serviço de manobristas para garantir que os convidados não tenham que dar mil voltas na quadra antes de encontrar uma vaga. Se não houver espaço suficiente para o número de carros esperados, organize um ônibus para buscar os convidados em um local próximo – um grande estacionamento com horário flexível é uma boa opção.

Foto: Reginaldo Delfi -Studio Delfi

9. Sem filas nos banheiros

Se o seu local não tiver instalações suficientes – o ideal é oferecer um banheiro para cada 35 convidados – você pode até tentar imaginar a sua avó de vestido de seda e salto alto se equilibrando em uma cabine de banheiro químico, mas a verdade é que você não precisa! As próprias empresas de aluguel de banheiros químicos já oferecem opções de traileres e containers especialmente para este fim, contendo de 2 a 3 reservados com decoração neutra para que você adicione os toques que preferir: velas, flores, toalhas de papel com o monograma dos noivos e kit banheiro personalizado. Que alívio!

Foto: Margo Yermolayeva

Levando todas estas medidas em consideração, não tem como dar errado. Casamentos no jardim são muito especiais e rendem fotos maravilhosas! Comece já a se preparar com o nosso Guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento! e leia também: Casamento no Jardim: lindo, atual e super acolhedor!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (1)

Meire
14 abr de 2015

Achei as dicas ótimas, pois planejo meu casamento em um jardim

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação