Apaixonados por gastronomia? 10 ideias de comidinhas que surpreenderão os seus convidados!

Um dos maiores prazeres da vida se encontra na gastronomia, pois além do prazer proporcionado pela descoberta de novos aromas, texturas e sabores, ainda contamos com a chamada “memória gustativa”, capaz de trazer aquele sentimento saudosista que remete a boas lembranças do nosso passado. Não é a toa, que um dos principais desafios dos noivos, é escolher um buffet que realmente faça a diferença, pois muitos sabem, que este detalhe pode colaborar para que seu grande dia se torne um momento que ficará marcado para sempre na memória de seus amigos e familiares. Se ainda está na dúvida sobre o que oferecer, confira: apaixonados por gastronomia? 10 ideias de comidinhas que surpreenderão os seus convidados!

Pequenos (e deliciosos!) bocados

As aclamadas finger foods seguem como tendência nos cardápios para casamento em 2018, mas suas apresentações e modo de preparo, vêm sofrendo transformações que as deixaram muito mais bonitas e apetitosas. A confecção artesanal com produtos muitas vezes cultivados pelas próprias empresas de buffet, ainda ganha um toque diferenciado, apresentando misturas entre texturas e sabores que culminam em pequenos bocados de dar água na boca.

Seguindo esta proposta, o Captains Buffet Búzios, oferece alternativas elaboradas com produtos regionais ou preparados artesanalmente, como os apaixonantes mini cones de camarão com guacamole, stick de badejo ao tártare, baroa trufada com camarão, entre outras tantas delícias. Além de saborosas, suas finger foods ganham uma carinha exclusiva, criada de acordo com o estilo do casamento.

Conheça A nova geração dos finger foods: veja o que está em alta nos buffets de casamento!

Saladinhas no capricho

Em um país como o Brasil, onde as temperaturas se mantém elevadas em várias regiões durante a maior parte do ano, não há como deixar as saladas de fora de seu buffet. A ideia é dar um toque refrescante ao cardápio, mas sem cair na mesmice, oferecendo mesclas com ingredientes inusitados e até mesmo exóticos.

Elias Chamié, renomado chef à frente das maravilhosas receitas disponibilizadas pela Chamié Gastronomia, abusa da criatividade e impressiona os paladares mais exigentes. São inúmeras opções personalizadas de acordo com o pedido dos noivos, que incluem saladas incríveis, como o mix de figo, folhas, roquefort e pinoli (semente de uma árvore da região de Mediterrâneo) e suas famosas telinhas de biju de tapioca com crispy de alho poró – uma delícia!

Mama Mia!

Que a comida italiana sempre faz sucesso entre a maioria dos convidados, todo mundo sabe, mas as novidades vão muito além dos pratos de massa e ilhas gastronômicas. Além das pequenas porções de massas trabalhadas com molhos de diversos tipos, o casal pode aproveitar para oferecer mini pizzas e bruschetas, preparadas com produtos frescos, um dos grandes diferenciais desta culinária.

Os chefs do Buffet Chez Cox utilizam ingredientes cultivados na região serrana, mesclados a itens exóticos e tradicionais, para elaborar receitas exclusivas, que resultam em pratos únicos de sabor inigualável. Esta antiga empresa familiar, prima pela qualidade, leveza e apresentação de suas criações, oferecendo o que há de melhor em termos de gastronomia para seu evento.

Petiscos sofisticados

Se optou por oferecer um coquetel volante em seu grande dia, saiba que muitas empresas passaram a oferecer opções em relação aos salgadinhos tradicionais, trabalhando com ingredientes que fornecem uma explosão de sabores logo na primeira mordida. Os salgadinhos gourmet despontam como a grande sensação para este ano, e prometem ganhar as bandejas dos casamentos mais badalados do país.

A premiada chef Renata Vanzetto, junto a sua prima Aline Frey, comandam o  Buffet Marakuthai, e primam por oferecer um cardápio recheado de cores e sabores. O menu inspirado nas cozinhas thai e brasileira, conta com alguns destaques que fazem sucesso nos melhores eventos paulistanos, como o khiri khiri (bolinho de camarão) em crosta de castanha de caju, bolinho de cordeiro com batata doce e molhinho de hortelã, coxinha de pato, entre outras tantas pequenas delícias.

Sabores contemporâneos

Você sonha com um casamento elegante, sofisticado, onde os pratos conquistam os paladares através de sabores incríveis, além de apresentações que abusam da criatividade? Se a resposta é sim, a cozinha contemporânea deve fazer parte de seu cardápio. Este tipo de culinária é bem flexível e pode reunir diversos elementos de cozinhas tradicionais em um único prato, que, quando elaborado com maestria, acaba se tornando um dos grandes destaques do grande dia.

Há mais de 30 anos no mercado, o Rullus Buffet disponibiliza para seus casais, pratos baseados nos sabores da gastronomia mundial. Não há como não se encantar com receitas como o agnolotti de burrata ao creme de limão siciliano, medalhão de filé coberto com peras caramelizadas ao molho gorgonzola, ou o linguado ao molho de brie com alho poró e aspargos. Vale à pena conferir.

Aproveite e Surpreenda os seus convidados com um menu contemporâneo, ousado e delicioso no seu casamento

Pratos veganos 

A cozinha vegana vem ganhando cada vez mais e mais adeptos, e ao contrário do que muitos pensam, oferece receitas que conquistam o paladar. A grande vantagem, é que ela também abrange convidados com restrições alimentares, possibilitando que todos os presentes tenham uma extraordinária experiência gustativa em seu casamento. O casal pode escolher desde salgadinhos, como coxinhas de palmito ou carne de jaca, à paella de vegetais e nhoque de batata ao funghi. São inúmeras receitas que recebem substituições saborosas e muito criativas.

Saiba Como escolher um menu vegano para casamento: ideias maravilhosas para veganos e não veganos!

Salgadinhos veganos para casamento
Flor de Laranjeira – Foto: divulgação
Culinária vegana para casamento
Saint Morit’s Buffet e Eventos – Foto: divulgação

Gostinho brasileiro

Rica, saborosa, colorida e repleta de opções, a culinária brasileira se tornou a queridinha entre noivos que apreciam os quitutes nacionais. Aqui tem de tudo, desde os mais variados temperos a pratos que se tornaram sinônimo de elegância e sofisticação. Em seu cardápio podem surgir receitas de diversas regiões ou de apenas uma, no caso dos casamentos temáticos, como os juninos, e mini weddings que oferecem as famosas comidinhas de boteco.

Baseado na romântica cidade de Petrópolis, o Maria Luiza Buffet é dirigido por esta mineira apaixonada por texturas e temperos, junto a seu filho Felipe, talentoso chef formado no prestigiado Le Cordon Bleu, em Paris. Contando com cardápios sempre atualizados e flexíveis de acordo com a demanda dos noivos, este fabuloso buffet disponibiliza comidinhas tipicamente brasileiras trabalhadas com muita criatividade, como o dadinho de tapioca com queijo coalho e melado, e seu fantástico camarão na moranga.

Uma pitada de glamour

Os antigos egípcios acreditavam que a ingestão de ouro trazia inúmeros benefícios à saúde. Atualmente, seus flocos, pó ou folhas, são utilizados para dar aquela pitada de glamour a pratos servidos em casamentos predominados pelo requinte e elegância. O brilho dourado pode surgir salpicado sobre receitas tradicionais ou contemporâneas, decorando bolos e doces, ou até mesmo, ser consumido através de bebidas, como no caso do licor Gold Strike ou da vodka Smirnoff Gold Collection.

Veja Tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!

Pratos com flocos de ouro
DA Gastronomia – Foto: divulgação
Pratos com flocos de ouro
DA Gastronomia – Foto: divulgação

Delícias floridas

As flores vêm trazendo seu colorido para as mesas de casamento, participando não apenas dos arranjos, mas também dos pratos servidos aos convidados. Algumas das mais utilizadas pelos grandes chefs, são a mini rosa, violeta, calêndula, capuchinha, flor de lavanda e hibisco, todas não tóxicas e produzidas sem pesticidas, se tornando próprias para o consumo. Mas alguns buffets vão além da decoração, utilizando destas flores para criar molhos e geleias que servem como deliciosos acompanhamentos para seus pratos.

Atuando através de uma gastronomia afetiva, criativa e farta, o Portal do Sabor Alta Gastronomia, comandado pela chef Tassiana Lage, dispõe de criações únicas e espetaculares. Conhecido por suas famosas bandejas floridas, o buffet também oferece receitas como o terrine de brie com geleia de rosas, que encanta a noivos e convidados por seu sabor de incomparável delicadeza.

Portal do Sabor Alta Gastronomia
Portal do Sabor Alta Gastronomia – Foto: divulgação

Gastronomia Molecular

A cozinha molecular é a aplicação da ciência no preparo dos alimentos, com o propósito de criar receitas com novas texturas, sabores e aromas. Um dos pontos mais interessantes, é a estética dos pratos, onde espumas, azeite em pó, e até saladas servidas em cubos, despertam a curiosidade de quem os experimenta. As bebidas também não ficam de fora desta onda, já que muitos especialistas aderiram à mixologia molecular, para transformar líquidos em sólidos, apresentando drinks que são servidos em colheres, pratos, entre outros recipientes. Esta é a pedida certa para quem deseja causar um grande furor entre seus convidados.

Gastronomia molecular em casamentos
DA Gastronomia – Foto: Toni Coutinho
Bebidas sólidas em casamentos
Trends Bar – Foto: Artistic Photo

Para acertar na escolha de seu menu, leve em consideração a data, horário e estilo do seu grande dia. As finger foods podem participar de todos os estilos de casamento, mas as recobertas com ouro, são mais indicadas em celebrações noturnas e elegantes. Você pode conferir outras dicas em Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Ponto 3 Buffet - Foto: divulgação
SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Se possui convidados alérgicos ou pessoas que resolveram aderir a dietas vegetarianas ou veganas em sua lista de casamento, confira: SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Menu vegetariano e diet: saiba por que apostar neles para o cardápio do seu casamento!
Menu vegetariano e diet: saiba por que apostar neles para o cardápio do seu casamento!
Conversamos com alguns dos buffets que são referência no ramo e descobrimos por que vale tanto a pena investir nessas opções para o seu casamento. Confira e descubra você também!
Rappanui Gastronomia - Foto: divulgação
Tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!
A escolha do buffet se torna um dos pontos mais importantes para o sucesso de seu casamento, pois os sabores, cores e aromas ficarão marcados para sempre na memória de seus convidados. Se já começou sua busca, aproveite as dicas que separamos com tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações