Como escolher bolo do meu casamento em 5 passos

A organização de um casamento se compõe por diversas etapas. Muitas delas chamam a atenção por serem mais difíceis de gerenciar, pela antecedência que requerem ou seu tamanho, deixando alguns elementos menores, mas não menos importantes, em segundo plano. Esse erro pode causar algumas dores de cabeça com detalhes que, no fim das contas, fazem a diferença no seu casamento.

Neste caso, o bolo de casamento é a primeira prova de fogo entre o casal, e mesmo que seja apenas simbólico, deve cumprir com as expectativas dos dois no que diz respeito ao sabor e aparência. Siga esses 5 passos para escolher o bolo de casamento perfeito e não deixar a massa desandar.

Passo 1. Pense no orçamento e espaço

Nós já sabemos que o orçamento vai determinar um grande número de detalhes do casamento. O bolo ou a sobremesa escolhida por vocês também estará nessa lista uma vez que existem infinitas opções, tanto no que diz respeito aos tipos de bolo, como profissionais.

Em primeiro lugar, vocês devem saber se o serviço de buffet ou o espaço que vocês contrataram incluem o bolo ou se vocês precisam encontrar seu próprio caminho na busca desse importante item. Você também pode se jogar nessa guerra sozinha a partir do primeiro momento e se atirar na espessa selva de confeiteiros e profissionais que, com suas diferentes técnicas, produzem o melhor bolo para o seu grande dia. No entanto, este ponto é importante porque nem todos os buffets que oferecem serviço de bolo permitem sobremesas de outros fornecedores. Uma das razões, e a mais importante, é que, no caso de intoxicação ou problemas alimentares derivados do bolo, um grande problema pode ser formado, uma vez que será aberta uma investigação que busca desvendar o verdadeiro motivo do problema. Diante disso, é muito melhor se informar previamente sobre as regras do espaço contratado.

O orçamento é fundamental porque a qualidade, muitas vezes, é resultado de um bom investimento. Nesse sentido, tanto os chefes de pastelaria mais experientes quanto os novos profissionais, especializados na arte da inovação, tendem a ter taxas mais ou menos elevadas que vocês terão que ter em mente. O preço do bolo vai variar de acordo com  o número de andares, peso e nível de sofisticação como por exemplo, flores, desenhos especializados…Todos esses detalhes demandam mais trabalho e podem elevar consideravelmente o preço final.

Confira como escolher as toalhas de mesa para o seu casamento em 5 passos.

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Antônio Maciel Cakes – Foto: Divulgação
Como escolher o bolo do seu casamento em 5 passos
Buffet Luiz Scachetti – Foto: Divulgação
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Mislene Cabral – Foto: Divulgação

Passo 2. Conheça as alternativas

Entre os bolos mais pedidos hoje em dia, encontramos o bolo tradicional clássico –  tradicional cobertura branquinha, feita de pasta americana- que continua preenchendo satisfazendo os convidados mais gulosos nos casamentos mais clássicos. No entanto, nos últimos tempos, houve um grande número de variantes de vanguarda ou vintage (clássicos que não são mais clássicos). Entre os mais utilizados, encontramos:

O bolo clássico  também pode ser feito com fondant, massa branca utilizada em diversos bolos e doces. É o típico bolo que vemos nos filmes e em desenhos animados, mas continuam triunfando como uma homenagem aos velhos tempos ​​e porque, em certos momentos, muitas pessoas preferem respeitar a tradição.

O naked cake é um os grandes destaques dos últimos tempos. Seu estilo vintage, que lembra os bolos caseiros, foi uma mudança considerável nos bolos dos últimos anos porque mostra o interior do bolo, deixando de lado as coberturas e as cores. Daí o nome, “torta nua”. Seu sucesso também se dá por suas decorações que podem apresentar flores, frutas …

O bolo de aquarela (ou a tela) ganhou seguidores por sua aparência bonita e plácida, pois, usando cores suaves, mistura tons e envolve qualquer bolo (o conteúdo é variável) de uma pureza e misticismo especiais. As aquarelas são um tipo de tinta diluída em água que dão uma sensação de leveza e evocam a natureza mais selvagem.

O Ruffle cake também ocupam um dos lugares mais alto na lista dos mais pedidos pelos noivos, e a culpa é da sua aparência. Este tipo de bolo é decorado com camadas e babados e dão uma elegância especial ao doce. O resultado é obtido após uma difícil elaboração com o chamado bico de pétalas para fazer as formas onduladas.

A opção do bolo falso é cada vez mais recorrente e os casais acabam optando por essa opção para seguir a tradição de cortar o bolo, embora não haja nada dentro. Como o próprio nome sugere, é um bolo de mentira. Normalmente, apenas uma pequena parte é de verdade para realizar esse ritual, mas, nesses casos, o casal prepara outra sobremesa nupcial de acordo com seus gostos. Nos últimos tempos, foram servidos diferentes bolos, brownies, muffins, cupcakes, macarons, sorvetes e muitas outras alternativas.

Não perca: como escolher as flores do casamento em 5 passos.

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Cláudia Pierri Bolos Artísticos – Foto: Divulgação

Passo 3. Adapte o bolo ao estilo do seu casamento e menu

Embora tenhamos certa liberdade na hora de organizar o nosso casamento, quase todos geralmente seguem uma linha que, quase sem intenção, tem a personalidade do casal. Todo o casamento geralmente segue uma direção e, se um casamento obedece um estilo previamente escolhido, a roupa dos protagonistas, o espaço escolhido, o buffet e, é claro, o bolo de casamento devem estar em harmonia.

Sendo assim, o bolo, que hoje em dia pode variar de acordo com a imaginação dos noivos e confeiteiros, costuma refletir perfeitamente a personalidade do casal. Assim, nos casamentos mais clássicos, talvez seja mais comum ver um bolo de fondant ou massa americana do que um naked cake, item quase que imprescindível em um casamento com decoração vintage ou boho chic.

Seguindo essa mesma linha, o menu do casamento geralmente segue as diretrizes estabelecidas pelos gostos do casal, quase sempre por inércia. E, se um menu tem algumas características em termos de forma e substância, o bolo, que é colocado como a cereja no banquete, geralmente tem bastante semelhança com o estilo do menu. A decoração do bolo, o jogo com os sabores, o tamanho e a sua aparência final não devem diferir muito do conjunto do menu para evitar irregularidades desnecessárias.

Veja como escolher as lembrancinhas do seu casamento em 5 passos.

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Amabile Doces – Foto: Divulgação

Passo 4. Procure o profissional perfeito

A escolha do profissional é muito importante, ainda mais com a alta qualidade de confeiteiros que surgem a cada dia. Desde que a cozinha se tornou uma arte, a variedade de produtos e artistas se multiplicou, bem como as demandas. Diante disso, o que fazer?

Em primeiro lugar, vocês precisam descobrir quais são as suas expectativas. Se o bolo é apenas um trâmite para vocês, não compliquem as coisas e apostem em um modelo de bolo simples e bonito, mas que não exija muita dedicação de vocês. Assim vocês podem economizar tempo e dinheiro, pois o trabalho do confeiteiro não será excessivo como nos outros casos.

Mas, se vocês são exigentes neste aspecto, lembrem-se que muitos confeiteiros estão abertos para fazer com que o bolo dos sonhos dos noivos se torne realidade.

Assim, o bolo, sempre com o conselho do profissional, e depois de revisar seus trabalhos anteriores, poderá transmitir a personalidade do casal. E será delicioso! Claro, toda essa personalização requer um maior investimento financeiro, mas se o bolo é importante para vocês, com certeza nao será um problema investir um pouco mais para conseguir o resultado perfeito.

Ainda não sabe como organizar os seus convidados? Veja como fazer o seating plan do meu casamento em 5 passos.

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Guta Gula Guloseria – Foto: Divulgação

Passo 5. Dicas

Vocês precisam investigar as diferentes opções para o bolo de casamento e, como a aparência costuma ser o centro das atenções, vocês não podem esquecer da grande variedade de sabores que os confeiteiros podem oferecer. Como com o menu, o bolo deve passar por degustações.

É preciso ter cuidado com as alergias. Os ingredientes de muitos doces são propensos a conter substâncias potencialmente perigosas para pessoas com alergias, uma vez que a lactose, glúten, nozes e frutas geralmente estão nas listas das alergias e dos ingredientes dos bolos. Então, obtenha alternativas para as pessoas com essas intolerâncias. Obviamente, todos os ingredientes do bolo final devem aparecer no menu para alertar os convidados e evitar problemas.

Se o bolo não está incluído no buffet contratado e for produzido por um confeiteiro externo, vocês devem se informar de como será realizada a entrega deste item. Informe-se sobre isso e, se o fornecedor não puder fazer esse transporte (ou simplesmente não tenha esse serviço), tente organizar a coleta do produto horas antes do casamento. Nesse caso, descubra quais são as melhores formas de conservação durante e após a transferência. Felizmente, se o buffet ou o local aceitarem o bolos de outros fornecedores, eles terão conhecimento sobre isso e eles saberão como gerenciar essa questão. Certifique-se de tudo isso!

Baixe nosso eBook e confira as melhores dicas para organizar o seu casamento!

Faça o teste e descubra qual é o bolo ideal para o seu casamento:

Post publicado em: 11/07/2012 . Post atualizado em: 13/01/2018.

Comentários (2)

Deixe seu comentário

Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Antes de escolher seus sapatos de noiva, leia nossos 5 conselhos para não errar. Lembre-se, é o seu grande dia e para estar linda, é preciso estar confortável para aproveitar todos os minutos até o final da festa.
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
O buquê é um dos acessórios mais importante para uma noiva. Eles podem ser de diferentes formatos e cores. Conheça os 5 passos para acertar na escolha do seu buquê.
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Os convites de casamento trazem todos os detalhes do grande dia e também são uma prévia do que está por vir. Se você quer saber como escolher os convites para o seu casamento, preste muita atenção aos 5 passos-chave do Zankyou!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações