Como decorar o primeiro lar do casal! 7 estilos para se identificar e se inspirar!

Eis que finalmente chega a hora de decorar o novo lar com o seu amor. E agora? Certamente você não sabe nem por onde começar. Então, vamos te dar algumas dicas sobre os diferentes estilos de decoração, que você vai amar e poderá se inspirar. Mãos à obra!

Eclectico_Vivienda Pepa Yuste Foto Revista Nuevo Estilo
Foto: Revista Nuevo Estilo

O primeiro passo é criar uma lista com as coisas que vocês mais gostam. Isso pode ser óbvio. Mas quando vocês virem tudo isso no papel, o projeto ficará mais claro e fácil nas suas mentes e, assim, poderão saber de fato qual é o estilo que combina com o casal. Escrevam itens como cores, texturas, estampas e tecidos favoritos, por exemplo. Listras, flores, linho ou veludo, existe um mundo de opções e combinações que vocês poderão usar e abusar. Os hobbies também definem muito a personalidade do casal e podem ajudar na hora de escolher um estilo. Vocês gostam de praia? De montanha? Viajar? E de receber os amigos em casa e fazer o jantar? Ir ao cinema? Ficar em casa lendo um bom livro? Comer na cozinha ou na sala de estar? Conhecer os seus gostos pessoais e suas rotinas é essencial para que os dois realmente se sintam em casa no seu novo lar.

Aproveite e veja: Como receber convidados para o primeiro jantar em casa e arrasar!

Foto Colin Price
Foto: Colin Price

Uma vez que vocês tenham decidido seus gostos básicos e como irão usar cada cômodo do novo lar, o próximo passo será a decoração. Então, apresentamos aqui 7 estilos diferentes de decoração, para que vocês possam se identificar com algum deles e se inspirar!

Étnico

Os tapetes e as estampas ikats ou kilims, combinados com madeira, metal ou palha são algumas das principais características desse estilo. Todos os objetos e tecidos, quase sempre, são feitos em cores muito fortes e vivas: vermelho, amarelo, azul, verde, rosa… Mas também há muitos tons mais básicos e fáceis de combinar como: marrom, ocre, bege, verde oliva ou laranja. Além dos detalhes da decoração, esse estilo pode estar presente também nos móveis, sendo originais ou não, de países como o Marrocos, Egito, Japão, México ou Peru, por exemplo. A ideia dessa tendência é trazer a referência cultural do lugar para a sua casa, através de elementos decorativos. E, geralmente, os casais mais viajantes são os mais apaixonados por esse tipo de ornamentação.

Etnico_Foto 1 Amy Bartlam / Foto 2 Baba Souk
Foto 1: Amy Bartlam / Foto 2: Baba Souk
Etnico_Fotos Tessa Neustadt
Fotos: Tessa Neustadt

Shabby chic

Um estilo que surgiu nas grandes casas de campo da classe média alta inglesa e francesa. O shabby chic transmite o romantismo e a delicadeza, graças à presença da cor branca e, sobretudo, das estampas florais, que geralmente aparecem nos estofados, papéis de parede, roupas de cama, entre outros. Se você deseja ter esse estilo na sua casa, com uma decoração clássica e antiga, mas com toques mais modernos, obtenha móveis vintage e objetos decorativos na cor branca ou em tons pastéis. Eles devem ser clássicos ou restaurados, para dar aquela impressão de antigamente. O ferro, a madeira e as pinturas desgastadas são muito utilizados nesse tipo de decoração.

Como escolher o primeiro carro do casal!

Shabby Chic_Foto 1 Chellise Michael / Foto 2 Etsy
Foto 1: Chellise Michael / Foto 2: Etsy

Ecléctico

Em uma decoração eclética, você encontrará um coquetel de estilos, onde os objetos de diferentes épocas são combinados de modo criativo e inovador. Como por exemplo, misturar os móveis clássicos com outros mais modernos ou utilizar cores e materiais de todos os tipos. Este estilo de decoração é uma tendência super utilizada nas casas mais elegantes e contemporâneas. Para colocar em prática a ornamentação eclética na sua casa, aposte em cores claras e neutras (pode ser até a branca) nas paredes e se concentre em misturar tonalidades e formas diversificadas em todos os detalhes decorativos, como a cor do sofá ou das poltronas, as lâmpadas, as pinturas e os enfeites. Mas cuidado para não exagerar e criar um ambiente totalmente over!

Eclectico_Piso Isabel López Quesada Foto Revista Nuevo Estilo
Foto: Revista Nuevo Estilo
Eclectico_Foto 1 Alexandra Wolf / Foto 2 Lindsay Salazar
Foto 1: Alexandra Wolf / Foto 2: Lindsay Salazar

Kitsch

Aqui, “mais é mais”. É o estilo oposto ao minimalismo, pois é repleto de cores e de muito exagero, em todos os elementos hiper chamativos que compõem o ambiente. Ele teve origem em Munique, na Alemanha, entre os anos de 1860 e 1870, e referiu-se a um gosto vulgar e “cafona” da nova e rica burguesia da cidade. Este estilo faz a sua cabeça? Então, recupere agora os móveis antigos e transforme-os, pintando com uma cor bem “cheguei” como amarelo, vermelho, azul ou rosa shock. Já imaginou a sua mesa de jantar vermelha combinada com cadeiras coloridas? Ousado, não? Os tecidos de patchwork, aqueles com diferentes estampas emendadas, também são frequentemente utilizados. Sem falar nos brinquedos vintage, repletos de histórias por trás deles. Vale tudo na decoração do espaço. Extravagante e excêntrico são as melhores características para definir o casal que adere ao estilo decorativo kitsch. Mas é apenas para os mais atrevidos e destemidos!

Para arrasar: Primeiro jantar como casados: receitas fáceis e surpreendentes!

Kitsch_Foto 1 Leslee Mitchell / Foto 2 Catalina Estrada para Coordonne
Foto 1: Leslee Mitchell / Foto 2: Catalina Estrada para Coordonne
Kitsch_Foto Danielle Mila
Foto: Danielle Mila

Minimalismo

O minimalismo surgiu no final da década de 60, em Nova York, mas suas origens estão marcadas na Europa, através das primeiras ideias do arquiteto alemão Mies Van Der Rohe. A sobriedade, a luminosidade e a elegância são as três características que descrevem esse estilo perfeitamente. Ao contrário do que acontece na decoração kitsch, aqui “menos é mais”. Há uma ausência de elementos decorativos e os espaços são praticamente vazios. As linhas geométricas e a utilização de materiais nobres predominam no ambiente. Móveis com design sofisticado, cômodos claros e cores neutras proporcionam uma atmosfera moderna e requintada, com equilíbrio e harmonia.

Minimalismo_Foto 1 Olivier Dwek / Foto 2 Belén Imaz
Foto 1: Olivier Dwek / Foto 2: Belén Imaz
Minimalismo_Foto Pippa Drummond
Foto: Pippa Drummond

Country

A decoração country é bastante semelhante à rústica e é o estilo preferido das casas de campo. Com ele, você pode obter ambientes acolhedores e aconchegantes. Misture tecidos informais, como quadriculados ou floridos, e móveis tradicionais, com uma pequena dose de nostalgia. Esqueça a modernidade do meio do século e opte por uma mobília em madeira, pintada ou não, com bordas arredondadas, por exemplo. Para tecidos, de um modo geral, escolha uma paleta de cores suaves e inspiradas na natureza. Na maioria dos ambientes com esse estilo, os revestimentos de parede, estofados e louças de porcelana aparecem com estampas florais e românticas.

Country_Foto 1 Micahla Wilson / Foto 2 Colin Price
Foto 1: Micahla Wilson / Foto 2: Colin Price

Retrô

O termo retrô é usado para descrever a decoração repleta de elementos que lembram os anos 50, 60 e 70. Nela, utilizam-se cores fortes e pastéis, misturadas com estampas bem típicas da época. Sofás estofados em veludo com almofadas multicoloridas, combinados com materiais cromados, espelhados, brilhantes, entre outros. Os tradicionais quadros feitos de paisley, ao estilo hippie, também são frequentes nos espaços. As cores verde e a mostarda são bastante usadas, além de combinações com marrom, preto, branco, rosa ou vermelho. Nos pisos, são utilizados materiais como madeira natural, decorados com tapete shaggy, ou azulejos, também aplicados em paredes, formando mosaicos e até tabuleiros de xadrez.

Retro_Foto 1 Andrea Posadas / Foto 2 Les Maisons de Zoe
Foto 1: Andrea Posadas / Foto 2: Les Maisons de Zoe

É sempre bom lembrar que realizar um estudo prévio do espaço e, também, da paleta de cores e estilo que mais combinam com o casal é fundamental. Além disso, é super recomendável contratar um designer de interiores ou decorador, para que o seu novo lar fique perfeito, exatamente do jeito que os dois sonharam!

Não esqueça de fazer a sua lista de casamento, assim será mais fácil decorar e montar a casa dos seus sonhos!

Post publicado em: 02/11/2012. Post republicado em: 27/12/2017.

Deixe seu comentário

Como fazer um casamento shabby chic: tendência que chegou para ficar!
Como fazer um casamento shabby chic: tendência que chegou para ficar!
Rústico, elegante, romântico e capaz de contar um pouco de sua história! Assim é o casamento shabby chic, uma linda tendência que arrasa e ganha, a cada dia, mais adeptos!
Marcia Tarasiuk Cerimonial e Decoração de Eventos - Foto: Stefano Aguiar
Como decorar o altar de seu casamento com muita criatividade!
Os momentos mais emocionantes das cerimônias de casamento acontecem diante do altar. A hora do sim, a troca das alianças, o beijo... Por isto saiba como decorar o altar de seu casamento com muita criatividade!
Galeria Jardim - Foto: divulgação
6 tendências de decoração que farão sucesso em seu casamento!
Está em busca de ideias e referências para realizar um casórios dos sonhos? Então aproveite e conheça nossa seleção com as 6 tendências de decoração que farão sucesso em seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações