Inovar nas cerimônias de casamento: 3 opções para celebrar a união

  • Planejamento
salvar
A cerimônia da areia. Foto: Making memories and more.

Alguns casais que possuem religiões diferentes ou simplesmente não possuem nenhuma religião específica sempre estão a procura de uma forma de abençoar o casamento. Caso você se case no civil ou mesmo na sua religião, as ideias de cerimônias fora do padrão podem acrescentar algo a mais.

Selecionamos 3 tipos de cerimônias:

1- Cerimônia das Areias – A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma.

Essa mistura de areias simboliza a união não só do casal, mas dos seus amigos e familiares também. Pois uma vez que as areias são misturadas não podem ser colocadas de volta em seus vasos separados, estando para sempre entrelaçados e assim deve ser o casamento uma união para sempre.

salvar
Cerimônia das Areias Foto: Carol Pontes, Vafotografia

Os ingredientes essenciais para fazer a sua cerimônia das areias são:

• Um vaso principal bonito e transparente com tampa
• Dois vasos pequenos com areias coloridas (um para o noivo e um para a noiva)
• Um vaso pequeno com areia branca (opcional)
Lembrando que a quantidade de areia nos vasos menores devem caber perfeitamente no vaso principal.

salvar
Cerimônia da Areias Foto: Carol Pontes, Vafotografia

A areia branca é a base, ou seja simboliza Deus, essa areia deve ser a primeira a ser colocada no vaso principal. Ela pode ser colocada pelos pais, cada um derrama um pouco ou pelos filhos do casal, caso este já possuam filhos. Depois é a vez do casal cada um pega um pote com uma areia de cores diferentes e juntos vão despejando no vaso maior. Enquanto isso o celebrante diz algumas palavras ou recita um poema.

salvar
Cerimônia das Areias Foto: Carol Pontes, Vafotografia

Ao final a areia branca estará na base e as areias coloridas estão misturadas, formando um lindo desenho. O casal pode guardar o pote em casa, simbolizando a união do casal.

salvar
Cerimônia das Areais Foto: Carol Pontes, Vafotografia

2- Cerimônia da árvore

Super ecológica, ideal para quem adora natureza. E planeja fazer um casamento sustentável.

salvar
Cerimônia da árvore. Combina com um casamento sustentável. Foto: Mamazelle

Assim como no casamento, é necessário muito amor para que a árvore cresça forte e que tenha um solo firme para que isso aconteça.

Para os próximos anos, a árvore do casamento permanece como um símbolo de força, compartilhada com filhos e netos. Como lembrancinha você pode dar para os convidados mudas de árvore para que eles plantem como uma homenagem ao seu casamento. Uma lembrancinha útil, moderna e muito criativa.

salvar
Lembrancinhas de casamento. Foto: Jen Lynne

Você vai precisar:

  • De dois vasos com terra
  • 1 vaso com uma muda de árvore

Escolha dois amigos para falar sobre casal e da união que está acontecendo. Plantem a árvore juntos e troquem as alianças e votos. Sem dúvida é uma ideia simples e muito emocionante.

3- Cerimônia das velas

Você vai precisar de 3 velas, que podem ser diferentes ou iguais. Uma vela representa a família da noiva, a outra do noivo e a outra vela a nova família que se forma.

Escolha duas pessoas: uma da família da noiva e uma do noivo, normalmente, as mães são as escolhidas para ascenderem as velas que representam suas famílias.

salvar
Velas. Foto: Ivi via Pic.de

Em seguida, o casal usa essas velas laterais para acender a vela do centro juntos. Simbolizando a união das famílias.

Ligia Pontes é quem comanda a empresa Ligia Pontes Assessoria de Eventos. Todos os mínimos detalhes são cuidadosamente planejados e executados de acordo com os desejos, os gostos e com orçamento de cada cliente. Formada em Hotelaria pela Florida International University, trabalhou no Hotel The Breakers em Palm Beach nos Estados Unidos e no Hotel Grand Hyatt São Paulo na área de Eventos. Também é autora do blog Love & Dreams.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!