Publicidade
Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Muitas noivas ainda possuem dúvidas sobre qual tipo de atendimento é prestado pela cerimonialista. Se você se encontra nesse grupo, saiba qual é o verdadeiro papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?
  • Planejamento
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos

Algumas noivas acabam tendo dúvidas em relação as funções relativas ao cerimonial e à assessoria, o que pode acabar dificultando suas escolhas no momento da contratação. Na verdade, muitas empresas passaram a adotar os dois papéis, mas cada um possui atribuições específicas, e podem ser contratados juntos ou separadamente. Hoje falaremos apenas sobre as cerimonialistas, estas maravilhosas fadas madrinhas que atuam junto aos noivos em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Área de atuação

O cerimonial presta serviços apenas no grande dia, mas apesar de pontual, sua atuação se destaca como uma das mais importantes para que seu casamento se torne um grande sucesso. Noivos e cerimonialistas realizam reuniões prévias para montar um cronograma que envolve cerimônia e recepção, onde as tarefas são distribuídas entre a equipe, que garantirá o pleno funcionamento do evento. A cerimonialista também atua como uma verdadeira amiga/irmã/psicóloga, tranquilizando os noivos e resolvendo todo e qualquer contratempo para evitar situações que poderiam gerar um grande stress para o casal.

Assessora queridinha dos casais apaixonados de Bento Gonçalves e região, Viviane Basso atua desde 2016 no mercado auxiliando os noivos em todas as etapas dos casamentos, desde o planejamento até o último convidado ir embora. Junto com sua talentosa equipe, a assessora vai cuidar de cada detalhe minuciosamente para que o resultado final seja incrível. “Nossa proposta vai além de prestação de serviços eficiente e de qualidade. Nossa verdadeira proposta é garantir que seu sonho seja realizado em todos os detalhes, que se sinta único e especial“, afirma a empresa.

salvarViviane BassoEntre em contato com Viviane Basso
Viviane Basso | Foto: Carlos Ferrari

Outra ótima opção na região sul do país é a Organizar Soluções em Marketing de Eventos. Com uma longa e exitosa trajetória no segmento de promoção e organização de eventos, a empresa oferece aos noivos uma completa e especializada assessoria no segmento de destination wedding e elopement wedding, criando propostas exclusivas, criativas e comprometidas em se adequar às expectativas e ao orçamento dos noivos. Os serviços da Organizar são referência de pacotes em Gramado – terceiro destino mais desejado do Brasil – e incluem toda a assistência local para que os anfitriões e seus convidados vivam momentos inesquecíveis na Serra Gaúcha.

salvarOrganizarEntre em contato com a Organizar
Organizar | Foto: BBC Fotografias

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Confira as 8 respostas para perguntas sobre a cerimônia que você ainda não tinha pensado! Descubra todas elas!

Se o seu sonho é casar com a Cidade Maravilhosa como pano de fundo, vale a pena procurar uma empresa especializada e com conhecimento do mercado local para te auxiliar a planejar uma celebração inesquecível. Há mais de 10 anos, a US Events oferece assessoria para noivos que querem realizar um destination wedding ou elopement wedding na capital fluminense. Com uma equipe de profissionais dedicados e apaixonados pelo que fazem, a companhia da casa proporciona uma experiência extraordinária para os anfitriões e seus convidados, organizando desde o translado do aeroporto, passeios turísticos, check-in no hotel, planejamento e elaboração do evento em si, indicação de fornecedores, pós-wedding e desmontagem do evento.

salvarUS EventsEntre em contato com a US Events
US Events | Foto: Divulgação

Chegada na cerimônia

No grande dia, a equipe do cerimonial costuma chegar entre 3 e 5 horas antes do horário marcado para a cerimônia para receber decoradores, músicos, fotógrafos, videomakers, entre outros serviços contratados. É realizado um check list para confirmar o comparecimento de todos os profissionais, e caso haja algum problema, a cerimonialista se encarrega de encontrar uma solução. Alguns dos principais itens seguem abaixo:

– Recepciona noivo, padrinhos, daminhas e pajens, além de ser a principal responsável pelas lapelas, buquês das daminhas e suporte das alianças.

– Organiza a chegada dos convidados, indicando seu posicionamento na igreja.

– Organiza a entrada do noivo, dos pais, crianças e a fila dos padrinhos. Também é responsável pela indicação dos assentos que estarão separados para os mesmos.

– Cuida de todos os detalhes antes da noiva adentrar a igreja: ajeita o vestido, véu, verifica a maquiagem/penteado e ainda confere se o buquê está posicionado de forma correta. Este é um dos papéis mais importantes da cerimonialista, que também atua como uma verdadeira amiga, tranquilizando e passando segurança para a noiva.

Saiba porque Organização é tudo: dicas de uma expert para um pré-casamento bem planejado!

Com mais de 10 anos de experiência, a La Jolie Eventos nasceu com a missão de proporcionar alegria, satisfação e realização dos sonhos de seus casais. Formada por profissionais treinados e atentos às exigências e tendências atuais do mercado, a empresa idealiza e desenvolve projetos exclusivos tendo como foco conceitos de modernidade, compromisso e, principalmente, seriedade. Reconhecida em Belo Horizonte/MG por seu trabalho de qualidade, a equipe coleciona centenas de eventos realizados com muita dedicação e criatividade.

salvarLa Jolie EventosEntre em contato com a La Jolie Eventos
La Jolie Eventos | Foto: Raul Chaves Fotografias

Desenrolar da cerimônia

– Ajeita o vestido e véu da noiva, enquanto a mesma se encontra no altar.

– Cuida da entrega do buquê para a pessoa designada pela noiva.

– Cuida dos pajens e daminhas quando os mesmos permanecem próximos ao altar.

– Presta atendimento aos pais, padrinhos e profissionais contratados, caso haja necessidade.

– Permanece ao lado do casal durante toda a cerimônia, prestando atendimento quando necessário.

– Coordena noivos, familiares, padrinhos e convidados durante o cortejo de saída.

– Distribui os saquinhos de arroz, pétalas, balões ou qualquer outro acessório que será utilizado na saída dos noivos.

Situada na cidade de Petrópolis/RJ, a Rita Francisco Assessoria e Organização de Eventos presta os serviços de assessoria, organização de eventos e cerimonial, com especialização em produzir eventos integrados à natureza, casamentos intimistas e mini weddings. Formada por uma equipe que frequentemente passa por reciclagens e treinamentos, a empresa auxilia os noivos a administrar recursos, organiza e executa as etapas que antecedem o evento, solucionam crises e comandam as demais equipes e profissionais que envolvidos no seu grande dia para que tudo saia como o casal sempre sonhou.

salvarRita Francisco Assessoria e Organização de EventosEntre em contato com a Rita Francisco Assessoria e Organização de Eventos
Rita Francisco Assessoria e Organização de Eventos | Foto: Adriano Cardozo

Atuando desde 2004, a Veridiana Antonelli Assessoria & Produção de Eventos possui mais de 1.500 eventos contabilizados no portfólio, cada um contribuindo para enriquecer a expertise da empresa e criar muitos cases de sucesso. Qualificação e vivência internacional, temperamento agitado e perfeccionismo são algumas das características de Veridiana Antonelli que são passados para sua equipe que se destaca pela excelência dos serviços prestados, profissionalismo, competência, inovação, paixão pelo que fazem e atenção a cada detalhe.

salvarVeridiana Antonelli Assessoria & Produção de EventosEntre em contato com a Veridiana Antonelli Assessoria & Produção de Eventos
Veridiana Antonelli Assessoria & Produção de Eventos | Foto: Divulgação

Após a cerimônia

– Auxilia os noivos na entrada do carro destinado para ambos.

– Orienta todos os profissionais que irão se deslocar para a recepção.

A Além do Sim Assessoria Afetiva é uma empresa de organização, produção e assessoria de casamentos motivada pelo desafio de fazer da sua festa um evento único e inesquecível. Especializada em eventos despojados e alternativos, que realmente vão além das expectativas tradicionais, a equipe realiza sonhos respeitando a individualidade e diversidade de cada casal e oferecendo uma experiência personalizada, exclusiva e fora do convencional. O casal de fundadoras alia sua experiência conjunta de mais de 10 anos na elaboração de eventos de grande porte ao engajamento e empoderamento feminino, causas e lutas sociais inclusivas em toda a sua diversidade de gênero e raça.

salvarAlém do Sim Assessoria AfetivaEntre em contato com a Além do Sim Assessoria Afetiva
Além do Sim Assessoria Afetiva | Foto: Divulgação

Veja os 5 motivos para você fazer um diário da noiva

Marina Maciel sempre se encantou com os casamentos realizados na pousada onde nasceu e cresceu em Petrópolis/RJ e foi lá que descobriu o dom para organizar festas. Depois de dedicar-se ao curso de hotelaria, entrou de corpo e alma na profissão de cerimonialista. Fez cursos com o renomado Roberto Cohen e começou a auxiliar casais em mini weddings, evoluindo em pouco tempo para a organização de grandes festas de casamento e também destination weddings. Com ideias originais, criativas e com a cara dos noivos, a Marina Maciel Cerimonial entrega eventos incríveis que serão lembrados com muito carinho pelos anfitriões e seus convidados.

salvarMarina Maciel CerimonialEntre em contato com a Marina Maciel Cerimonial
Marina Maciel Cerimonial | Foto: Divulgação

Chegada na recepção

– A equipe vai ao local com bastante antecedência para conferir todos os itens contratados para a recepção. Neste momento a cerimonialista verifica se os prestadores de serviço compareceram, se a decoração está de acordo com o que foi contratado, checa o buffet, bebidas, doces, bolo, bem casados e lembrancinhas. Todos os detalhes passam por seu crivo, para evitar qualquer tipo de contratempo.

– Se o casal optou pela marcação de assentos, confere o mapa das mesas, lugares e distribuição de marcadores.

Noivos que sonham em dizer “sim, aceito” em Búzios podem contar com a especialista em realizar destination wedding, Esther Fernandes, responsável pela EF Cerimonial. Sua equipe orienta e acompanha os noivos em todas as fases da organização do casamento para que tudo saia como sempre sonharam.

Já sabe Que tipo de mesa você deve usar para o jantar de acordo com o estilo do seu casamento?

salvarEF Cerimonial Entre em contato com EF Cerimonial
EF Cerimonial | Foto: Divulgação

Para os casais que procuram organização, experiência e tranquilidade, a Maria Casamenteira Assessoria e Eventos é o fornecedor ideal para realizar o planejamento e coordenação do evento mais importante das suas vidas. Com uma extensa cartela de indicações de fornecedores e parceiros de todos os segmentos, a empresa possui um vasto conhecimento do mercado de casamento em Belo Horizonte e Região Metropolitana, podendo oferecer uma orientação completa, sólida e confiável para nossos clientes. O trabalho é flexível e se adequa às necessidades dos nossos noivos, com pacotes que atendem aos variados estilos, bolsos e sonhos.

salvarMaria Casamenteiras Assessoria e EventosEntre em contato com a Maria Casamenteira Assessoria e Eventos
Maria Casamenteira Assessoria e Eventos | Foto: Divulgação

Durante a recepção

– Recepciona os convidados verificando a relação de nomes previamente liberada pelo casal e os direciona para as mesas, caso haja necessidade.

– Recebe os noivos oferecendo todo o suporte necessário.

– Orienta o serviço de buffet para levar um lanche para os noivos enquanto se preparam para sua grande entrada.

– Orienta noivos, padrinhos, pais e convidados no momento das fotos.

– Ajuda a noiva na troca de roupa. Caso a mesma opte por manter o vestido, colabora com a retirada do véu, cauda, e cuida de todos os detalhes para que ela esteja linda durante a festa.

– Coordena a entrada dos noivos no salão.

– Auxilia o casal durante a primeira dança, brinde, corte do bolo e o momento em que a noiva joga o buquê.

– Cuida de pequenos detalhes como as taças que serão utilizadas pelo casal e espátula que servirá para o corte do bolo.

– Presta atendimento ao casal durante toda a festa.

– Organiza a distribuição de objetos como plaquinhas e adereços que os convidados irão utilizar na pista de dança.

– Entrega acessórios previamente separados para o casal curtir na pista de dança.

– Cuida de toda a logística: verifica o serviço dos garçons e manobristas, coordena a entrada da banda ou DJ, observa itens como iluminação, som, filmagem, fotografia, entre outros detalhes imprescindíveis para que o evento ocorra conforme o planejado.

– Se responsabiliza pelos pertences pessoais dos noivos, além dos presentes que recebem durante a recepção.

Criado para casais que desejam realizar um casamento incrível, exclusivo e dentro do seu orçamento, o Cantinho da Noiva Assessoria Completa oferece um pacote completo que vai além da organização com serviços como decoração, Dia da Noiva, maquiagem para as madrinhas, criação de site do casamento, RSVP ativo pelo WhatsApp e assistência para contratação da lua de mel. Por meio de reuniões e conversas, a empresa alinha todas as expectativas dos noivos e os direciona nas contratações, passando muita segurança e tranquilidade. No grande dia, a equipe acompanha de perto cada detalhe, garantindo que tudo ocorra como programado.

salvarCantinho da Noiva AssessoriaEntre em contato com o Cantinho da Noiva Assessoria
Cantinho da Noiva Assessoria | Foto: Divulgação

Baseada no Rio de Janeiro/RJ, a Dani Gomes | Assessoria e Organização de Eventos se preocupa em oferecer a seus clientes um trabalho de qualidade proporcionando tranquilidade desde a etapa de preparação até o dia do evento. A empresa realiza um planejamento exclusivo de toda a gestão da festa, indicando os melhores fornecedores e acompanhando a realização de seus serviços, além de comandar o cerimonial da sua cerimônia e recepção com eficiência e competência.

salvarDani Gomes | Assessoria e Organização de EventosEntre em contato com a Dani Gomes | Assessoria e Organização de Eventos
Dani Gomes | Assessoria e Organização de Eventos | Foto: Studio Queluci

Ao final da recepção

Distribui as lembranças especialmente preparadas para familiares, padrinhos, daminhas e pajens.

Distribui as lembrancinhas para os convidados.

– Solicita o serviço de táxi para convidados, caso haja necessidade.

– Separa pedaços do bolo, doces, salgados e bem casados para o casal.

– Organiza os pertences e presentes dos noivos no carro previamente designado.

– Aguarda o final da festa para verificar se nada foi esquecido, além de garantir a limpeza e finalização dos serviços.

Uma empresa 100% dedicada à organização de casamentos, a Família Penteado Eventos cuida de cada evento com exclusividade e personalização, sempre respeitando o gosto e o orçamento dos clientes. A equipe de assessoria cuida do planejamento da celebração, para que você possa dar atenção à outros assuntos e ter o seu tempo livre para cuidar dos seus compromissos pessoais. A empresa garante tranquilidade e segurança nas decisões, orientando os noivos na escolha de fornecedores de qualidade, gerando economia de tempo na busca dos fornecedores ideais para a sua festa.

salvarFamília Penteado EventosEntre em contato com a Família Penteado Eventos
Família Penteado Eventos | Foto: Divulgação

Aproveite e Descubra as facilidades que um cerimonial pode oferecer na hora de realizar o seu casamento!

O cerimonial possui um mundo de atribuições, por isso, verifique a experiência dos profissionais antes da contratação, mas não deixe de seguir seu feeling. Lembre-se de que são estas pessoas que estarão ao seu lado em um dos momentos mais importantes de sua vida, por isso, devem atuar além do profissionalismo, demonstrando muito amor, carinho e atenção.

*Atualizado em 21/01/2021.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Marina Maciel Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
EF Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Maria Casamenteira Assessoria e Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Além do Sim Assessoria Afetiva Assessoria casamentos e cerimonial
La Joie Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Rita Francisco Assessoria e Organização de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Viviane Basso Assessoria casamentos e cerimonial
Veridiana Antonelli Assessoria & Produção de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Cantinho da Noiva Assessoria Completa Decoradores casamentos
Família Penteado Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
US Events Assessoria casamentos e cerimonial
Dani Gomes | Assessoria e Organização de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial