Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Algumas noivas acabam tendo dúvidas em relação as funções relativas ao cerimonial e à assessoria, o que pode acabar dificultando suas escolhas no momento da contratação. Na verdade, muitas empresas passaram a adotar os dois papéis, mas cada um possui atribuições específicas, e podem ser contratados juntos ou separadamente. Hoje falaremos apenas sobre as cerimonialistas, estas maravilhosas fadas madrinhas que atuam junto aos noivos em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Área de atuação

O cerimonial presta serviços apenas no grande dia, mas apesar de pontual, sua atuação se destaca como uma das mais importantes para que seu casamento se torne um grande sucesso. Noivos e cerimonialistas realizam reuniões prévias para montar um cronograma que envolve cerimônia e recepção, onde as tarefas são distribuídas entre a equipe, que garantirá o pleno funcionamento do evento. A cerimonialista também atua como uma verdadeira amiga/irmã/psicóloga, tranquilizando os noivos e resolvendo todo e qualquer contratempo para evitar situações que poderiam gerar um grande stress para o casal.

A assessora e cerimonialista Tatiana Pacheco, começou a produzir shows e festas há mais de 15 anos. Mas foi após ser chamada para organizar o casamento de uma grande amiga, que a profissional se apaixonou de vez pelo mundo dos casamentos. Atualmente trabalha realizando sonhos, atuando em todas as etapas ou prestando um serviço de excelência apenas no grande dia.

Confira as 8 respostas para perguntas sobre a cerimônia que você ainda não tinha pensado! Descubra todas elas!

Chegada na cerimônia

– A equipe do cerimonial costuma chegar entre 3 e 5 horas antes do horário marcado para a cerimônia para receber decoradores, músicos, fotógrafos, videomakers, entre outros serviços contratados. É realizado um check list para confirmar o comparecimento de todos os profissionais, e caso haja algum problema, a cerimonialista se encarrega de encontrar uma solução.

– Recepciona noivo, padrinhos, daminhas e pajens, além de ser a principal responsável pelas lapelas, buquês das daminhas e suporte das alianças.

– Organiza a chegada dos convidados, indicando seu posicionamento na igreja.

– Organiza a entrada do noivo, dos pais, crianças e a fila dos padrinhos. Também é responsável pela indicação dos assentos que estarão separados para os mesmos.

– Cuida de todos os detalhes antes da noiva adentrar a igreja: ajeita o vestido, véu, verifica a maquiagem/penteado e ainda confere se o buquê está posicionado de forma correta. Este é um dos papéis mais importantes da cerimonialista, que também atua como uma verdadeira amiga, tranquilizando e passando segurança para a noiva.

Adriana Alves esbanja carinho e simpatia, e cuida de suas noivas como ninguém. Esta maravilhosa cerimonialista está à frente da TriploA Eventos, uma empresa que prioriza a ética, segurança e qualidade, atuando em eventos tanto no Brasil e na Europa. Todos os projetos são criados de acordo com o perfil de cada casal, resultando em casamentos que esbanjam personalidade.

Saiba porque Organização é tudo: dicas de uma expert para um pré-casamento bem planejado!

Desenrolar da cerimônia

– Ajeita o vestido e véu da noiva, enquanto a mesma se encontra no altar.

– Cuida da entrega do buquê para a pessoa designada pela noiva.

– Cuida dos pajens e daminhas quando os mesmos permanecem próximos ao altar.

– Presta atendimento aos pais, padrinhos e profissionais contratados, caso haja necessidade.

– Permanece ao lado do casal durante toda a cerimônia, prestando atendimento quando necessário.

– Coordena noivos, familiares, padrinhos e convidados durante o cortejo de saída.

– Distribui os saquinhos de arroz, pétalas, balões ou qualquer outro acessório que será utilizado na saída dos noivos.

Especializada na organização de eventos, a equipe da Klick Assessoria cuida de absolutamente todos os detalhes, para transformar seu casamento em um momento inesquecível. O principal objetivo da empresa é oferecer toda a sua expertise, atuando com muita criatividade, carinho e atenção, para que o casal consiga realizar seu grande sonho com a tranquilidade que tanto desejam.

Após a cerimônia

– Auxilia os noivos na entrada do carro destinado para ambos.

– Orienta todos os profissionais que irão se deslocar para a recepção.

Rafaella Huet sempre foi apaixonada pelo mundo dos eventos, e após passar anos organizando festas para amigos e familiares, decidiu transformar seu hobby em profissão. Atualmente conta com uma equipe de profissionais especializados, oferecendo seus serviços com muita dedicação, responsabilidade e comprometimento, cuidando de cada detalhe para que os noivos aproveitem todos os minutos do grande dia sem absolutamente nenhuma preocupação.

Veja os 5 motivos para você fazer um diário da noiva

Chegada na recepção

– A equipe vai ao local com bastante antecedência para conferir todos os itens contratados para a recepção. Neste momento a cerimonialista verifica se os prestadores de serviço compareceram, se a decoração está de acordo com o que foi contratado, checa o buffet, bebidas, doces, bolo, bem casados e lembrancinhas. Todos os detalhes passam por seu crivo, para evitar qualquer tipo de contratempo.

– Se o casal optou pela marcação de assentos, confere o mapa das mesas, lugares e distribuição de marcadores.

Noivos que sonham trocar seus votos na romântica cidade de Petrópolis, contam com know how, empenho e profissionalismo da assessora e cerimonialista Tamara Justen. O casal pode contratar seu serviço de assessoria completa, onde esta grande profissional se responsabiliza por toda a organização do evento, indicando os melhores profissionais e serviços da região, ou apenas a assessoria do dia, conforme seus desejos e necessidades.

Já sabe Que tipo de mesa você deve usar para o jantar de acordo com o estilo do seu casamento?

Durante a recepção

– Recepciona os convidados verificando a relação de nomes previamente liberada pelo casal e os direciona para as mesas, caso haja necessidade.

– Recebe os noivos oferecendo todo o suporte necessário.

– Orienta o serviço de buffet para levar um lanche para os noivos enquanto se preparam para sua grande entrada.

– Orienta noivos, padrinhos, pais e convidados no momento das fotos.

– Ajuda a noiva na troca de roupa. Caso a mesma opte por manter o vestido, colabora com a retirada do véu, cauda, e cuida de todos os detalhes para que ela esteja linda durante a festa.

– Coordena a entrada dos noivos no salão.

– Auxilia o casal durante a primeira dança, brinde, corte do bolo e o momento em que a noiva joga o buquê.

– Cuida de pequenos detalhes como as taças que serão utilizadas pelo casal e espátula que servirá para o corte do bolo.

– Presta atendimento ao casal durante toda a festa.

– Organiza a distribuição de objetos como plaquinhas e adereços que os convidados irão utilizar na pista de dança.

– Entrega acessórios previamente separados para o casal curtir na pista de dança.

– Cuida de toda a logística: verifica o serviço dos garçons e manobristas, coordena a entrada da banda ou DJ, observa itens como iluminação, som, filmagem, fotografia, entre outros detalhes imprescindíveis para que o evento ocorra conforme o planejado.

– Se responsabiliza pelos pertences pessoais dos noivos, além dos presentes que recebem durante a recepção.

Você já deve ter percebido como é difícil e trabalhoso cuidar de todos os detalhes do grande dia. Se deseja realizar um evento tranquilo, livre de preocupações, não exite em entrar em contato com a equipe da Sóis Eventos. A dupla Marcella e Silvia, fadas madrinhas à frente da empresa, cuidam de tudo para que seu casamento se torne uma celebração única, mágica e inesquecível.

Ao final da recepção

Distribui as lembranças especialmente preparadas para familiares, padrinhos, daminhas e pajens.

Distribui as lembrancinhas para os convidados.

– Solicita o serviço de táxi para convidados, caso haja necessidade.

– Separa pedaços do bolo, doces, salgados e bem casados para o casal.

– Organiza os pertences e presentes dos noivos no carro previamente designado.

– Aguarda o final da festa para verificar se nada foi esquecido, além de garantir a limpeza e finalização dos serviços.

Se busca por uma empresa que preste um atendimento focado no compromisso e responsabilidade, conheça o maravilhoso trabalho disponibilizado pela Fiancée Cerimonial e Eventos. Sua equipe está sempre atenta, cuidando de cada detalhe para que seu casamento se transforme na celebração com a qual sempre sonhou.

Aproveite e Descubra as facilidades que um cerimonial pode oferecer na hora de realizar o seu casamento!

O cerimonial possui um mundo de atribuições, por isso, verifique a experiência dos profissionais antes da contratação, mas não deixe de seguir seu feeling. Lembre-se de que são estas pessoas que estarão ao seu lado em um dos momentos mais importantes de sua vida, por isso, devem atuar além do profissionalismo, demonstrando muito amor, carinho e atenção.

 

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Fabio Ferreira Fotografia
Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!
Está aí um dilema que quase todas (se não todas) as noivas têm. São muitas pessoas queridas. Muitas, participaram de perto de toda a vida do casal. E então? Dá para convidar todas essas pessoas para serem padrinhos? Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!
Foto: Erik Caldas Photography
Os textos mais românticos para os votos do seu casamento!
Existem diversas opções para as leituras de sua cerimônia. Você pode se inspirar nas suas músicas ou filmes favoritos. Confira os textos mais românticos para os votos do seu casamento!
Suellen Covello - Foto: Tiago Neto Photography
Assessoria ou Cerimonial? O que é melhor pra Você?
Organizar um casamento não é uma tarefa fácil, principalmente porque a maioria dos noivos não possuem experiência nessa área. Se já começou a pensar nos preparativos, e está em busca de um profissional para estar ao seu lado, saiba tudo sobre: assessoria ou cerimonial? O que é melhor pra você?

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações