Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Muitas noivas ainda possuem dúvidas sobre qual tipo de atendimento é prestado pela cerimonialista. Se você se encontra nesse grupo, saiba qual é o verdadeiro papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

Papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?
  • Assessoria de casamento
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos

Algumas noivas acabam tendo dúvidas em relação as funções relativas ao cerimonial e à assessoria, o que pode acabar dificultando suas escolhas no momento da contratação. Na verdade, muitas empresas passaram a adotar os dois papéis, mas cada um possui atribuições específicas, e podem ser contratados juntos ou separadamente. Hoje falaremos apenas sobre as cerimonialistas, estas maravilhosas fadas madrinhas que atuam junto aos noivos em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o papel do cerimonial: com o que eles devem te ajudar?

salvarSantíssima Cerimonial & AssessoriaEntre em contato com a Santíssima Cerimonial & Assessoria
Santíssima Cerimonial & Assessoria | Foto: Claudio Porto

Área de atuação

Publicidade

O cerimonial presta serviços apenas no grande dia, mas apesar de pontual, sua atuação se destaca como uma das mais importantes para que seu casamento se torne um grande sucesso. Noivos e cerimonialistas realizam reuniões prévias para montar um cronograma que envolve cerimônia e recepção, onde as tarefas são distribuídas entre a equipe, que garantirá o pleno funcionamento do evento. A cerimonialista também atua como uma verdadeira amiga/irmã/psicóloga, tranquilizando os noivos e resolvendo todo e qualquer contratempo para evitar situações que poderiam gerar um grande stress para o casal.

Confira as 8 respostas para perguntas sobre a cerimônia que você ainda não tinha pensado! Descubra todas elas!

A Paty Campos Cerimonial oferece um trabalho exclusivo com uma assessoria completíssima para os casais que desejam trocar seus votos no encantador balneário de Búzios. A assessora ajuda os noivos desde o primeiro ponto: a escolha do local perfeito para o casamento, além de todos os fornecedores que irão participar do evento, adequando o budget e realizando toda a logística necessária para que o grande dia se torne um momento inesquecível. 

salvarPaty Campos Cerimonial Entre em contato com a Paty Campos Cerimonial
Paty Campos Cerimonial | Foto: divulgação

Chegada na cerimônia

No grande dia, a equipe do cerimonial costuma chegar entre 3 e 5 horas antes do horário marcado para a cerimônia para receber decoradores, músicos, fotógrafos, videomakers, entre outros serviços contratados. É realizado um check list para confirmar o comparecimento de todos os profissionais, e caso haja algum problema, a cerimonialista se encarrega de encontrar uma solução. Alguns dos principais itens seguem abaixo:

– Recepciona noivo, padrinhos, daminhas e pajens, além de ser a principal responsável pelas lapelas, buquês das daminhas e suporte das alianças.

– Organiza a chegada dos convidados, indicando seu posicionamento na igreja.

– Organiza a entrada do noivo, dos pais, crianças e a fila dos padrinhos. Também é responsável pela indicação dos assentos que estarão separados para os mesmos.

– Cuida de todos os detalhes antes da noiva adentrar a igreja: ajeita o vestido, véu, verifica a maquiagem/penteado e ainda confere se o buquê está posicionado de forma correta. Este é um dos papéis mais importantes da cerimonialista, que também atua como uma verdadeira amiga, tranquilizando e passando segurança para a noiva.

Com mais de 10 anos de experiência, a La Jolie Eventos nasceu com a missão de proporcionar alegria, satisfação e realização dos sonhos de seus casais. Formada por profissionais treinados e atentos às exigências e tendências atuais do mercado, a empresa idealiza e desenvolve projetos exclusivos tendo como foco conceitos de modernidade, compromisso e, principalmente, seriedade. Reconhecida em Belo Horizonte/MG por seu trabalho de qualidade, a equipe coleciona centenas de eventos realizados com muita dedicação e criatividade.

salvarLa Jolie EventosEntre em contato com a La Jolie Eventos
La Jolie Eventos | Foto: Raul Chaves Fotografias

Localizado em Curitiba, Paraná, o escritório da Produtora Silvia Lopes atua no planejamento completo do grande dia, disponibilizando o que há de mais moderno, seguro e profissional para os noivos. A empresa assessora seus clientes em todas as etapas, oferecendo a criação de um projeto em planta baixa ou 3D de acordo com o perfil do casal, indicação dos melhores fornecedores, negociações e decisões, além de uma equipe de cerimonial qualificada, que trabalha de forma ímpar do início ao fim da festa.

salvarSilvia Lopes Eventos EspeciaisEntre em contato com a Silvia Lopes Eventos Especiais
Silvia Lopes Eventos Especiais | Foto: divulgação

Desenrolar da cerimônia

– Ajeita o vestido e véu da noiva, enquanto a mesma se encontra no altar.

– Cuida da entrega do buquê para a pessoa designada pela noiva.

– Cuida dos pajens e daminhas quando os mesmos permanecem próximos ao altar.

– Presta atendimento aos pais, padrinhos e profissionais contratados, caso haja necessidade.

– Permanece ao lado do casal durante toda a cerimônia, prestando atendimento quando necessário.

– Coordena noivos, familiares, padrinhos e convidados durante o cortejo de saída.

– Distribui os saquinhos de arroz, pétalas, balões ou qualquer outro acessório que será utilizado na saída dos noivos.

A Santíssima Cerimonial & Assessoria nasceu da união de Rosana e Natália, duas amigas que se dedicam a organizar as mais belas cerimônias da Cidade Maravilhosa. As assessoras apresentam um novo conceito em cerimonial e assessoria de eventos, atuando para que tudo ocorra conforme planejado, para que o casal possa desfrutar de cada momento até o último minuto do grande dia. Seu trabalho funciona de maneiras diferentes, onde os noivos escolhem o serviço mais apropriado de acordo com seu budget e formato de casamento.

salvarSantíssima Cerimonial & AssessoriaEntre em contato com a Santíssima Cerimonial & Assessoria
Santíssima Cerimonial & Assessoria | Foto: divulgação

Detentora de uma grande experiência na produção de eventos no Rio de Janeiro e São Paulo, Sabrina Coutinho se encontra no comando da Bela Madrinha, empresa cuja equipe sempre atua com muito amor, alegria e entusiasmo. A maior motivação da wedding planner é a nova página a ser preenchida com as mais belas histórias de amor, histórias de muitas famílias, com seus jeitos, formações, enredos e peculiaridades. Seu principal objetivo é fazer com que todo o processo de criação do casamento seja leve e divertido, sempre mantendo a atenção aos mínimos detalhes.

salvarBela MadrinhaEntre em contato com a Bela Madrinha
Bela Madrinha | Foto: Werneck Fotografia

Após a cerimônia

– Auxilia os noivos na entrada do carro destinado para ambos.

– Orienta todos os profissionais que irão se deslocar para a recepção.

A Além do Sim Assessoria Afetiva é uma empresa de organização, produção e assessoria de casamentos motivada pelo desafio de fazer da sua festa um evento único e inesquecível. Especializada em eventos despojados e alternativos, que realmente vão além das expectativas tradicionais, a equipe realiza sonhos respeitando a individualidade e diversidade de cada casal e oferecendo uma experiência personalizada, exclusiva e fora do convencional. O casal de fundadoras alia sua experiência conjunta de mais de 10 anos na elaboração de eventos de grande porte ao engajamento e empoderamento feminino, causas e lutas sociais inclusivas em toda a sua diversidade de gênero e raça.

salvarAlém do Sim Assessoria AfetivaEntre em contato com a Além do Sim Assessoria Afetiva
Além do Sim Assessoria Afetiva | Foto: Divulgação

Veja os 5 motivos para você fazer um diário da noiva

Publicitária por formação e wedding planner por paixão, Milene é idealizadora da Donas do Altar, empresa paulistana que tem como principal propósito realizar os sonhos do casal. Todos os clientes são atendidos com muito amor, dedicação e rapidez, contando com serviços de excelência para a criação de um evento único, capaz de emanar a sua essência. A principal meta da assessora é que os noivos tenham uma experiência inesquecível e possam lembrar de cada momento com muito carinho.

salvarDonas do AltarEntre em contato com a Donas do Altar
Donas do Altar | Foto: divulgação

Chegada na recepção

– A equipe vai ao local com bastante antecedência para conferir todos os itens contratados para a recepção. Neste momento a cerimonialista verifica se os prestadores de serviço compareceram, se a decoração está de acordo com o que foi contratado, checa o buffet, bebidas, doces, bolo, bem casados e lembrancinhas. Todos os detalhes passam por seu crivo, para evitar qualquer tipo de contratempo.

– Se o casal optou pela marcação de assentos, confere o mapa das mesas, lugares e distribuição de marcadores.

Noivos que sonham em dizer “sim, aceito” em Búzios podem contar com a especialista em realizar destination wedding, Esther Fernandes, responsável pela EF Cerimonial. Sua equipe orienta e acompanha os noivos em todas as fases da organização do casamento para que tudo saia como sempre sonharam.

Já sabe Que tipo de mesa você deve usar para o jantar de acordo com o estilo do seu casamento?

salvarEF Cerimonial Entre em contato com EF Cerimonial
EF Cerimonial | Foto: Divulgação

Atuando na Região de Angra dos Reis e toda a Costa Verde, Ludi Menezes Assessoria e Cerimonial possui um know-how amplo de parcerias para tornar todo o processo mais ágil, seguro e transparente. Sua equipe é treinada e possui grande experiência no segmento, oferecendo um trabalho de excelência e um atendimento acolhedor aos casais, familiares, convidados e fornecedores. Toda a organização é realizada com a intenção de facilitar a vida dos noivos proporcionando-lhes uma experiência mágica e memorável.

salvarLudi Menezes Assessoria e CerimonialEntre em contato com a Ludi Menezes Assessoria e Cerimonial
Ludi Menezes Assessoria e Cerimonial | Foto: divulgação

Durante a recepção

– Recepciona os convidados verificando a relação de nomes previamente liberada pelo casal e os direciona para as mesas, caso haja necessidade.

– Recebe os noivos oferecendo todo o suporte necessário.

– Orienta o serviço de buffet para levar um lanche para os noivos enquanto se preparam para sua grande entrada.

– Orienta noivos, padrinhos, pais e convidados no momento das fotos.

– Ajuda a noiva na troca de roupa. Caso a mesma opte por manter o vestido, colabora com a retirada do véu, cauda, e cuida de todos os detalhes para que ela esteja linda durante a festa.

– Coordena a entrada dos noivos no salão.

– Auxilia o casal durante a primeira dança, brinde, corte do bolo e o momento em que a noiva joga o buquê.

– Cuida de pequenos detalhes como as taças que serão utilizadas pelo casal e espátula que servirá para o corte do bolo.

– Presta atendimento ao casal durante toda a festa.

– Organiza a distribuição de objetos como plaquinhas e adereços que os convidados irão utilizar na pista de dança.

– Entrega acessórios previamente separados para o casal curtir na pista de dança.

– Cuida de toda a logística: verifica o serviço dos garçons e manobristas, coordena a entrada da banda ou DJ, observa itens como iluminação, som, filmagem, fotografia, entre outros detalhes imprescindíveis para que o evento ocorra conforme o planejado.

– Se responsabiliza pelos pertences pessoais dos noivos, além dos presentes que recebem durante a recepção.

Localizada em São Paulo, a Le Nobre Eventos oferece serviços de assessoria, cerimonial e produção para organização de eventos sociais e corporativos. A empresa tem sua essência humanizada, dispondo de uma gestão de negócios totalmente personalizada, com respeito à diversidade e inclusão. Cada projeto é tratado de forma exclusiva, levando em consideração a identidade do casal, com o intuito de criar as mais doces memórias e tornar o evento único. Seu time conta com profissionais qualificados que prezam pela pontualidade, respeito e zelo com noivos e convidados, proporcionando um atendimento singular para todos os presentes.

salvarLe Nobre EventosEntre em contato com a Le Nobre Eventos
Le Nobre Eventos | Fotos: divulgação

Ao final da recepção

Distribui as lembranças especialmente preparadas para familiares, padrinhos, daminhas e pajens.

Distribui as lembrancinhas para os convidados.

– Solicita o serviço de táxi para convidados, caso haja necessidade.

– Separa pedaços do bolo, doces, salgados e bem casados para o casal.

– Organiza os pertences e presentes dos noivos no carro previamente designado.

– Aguarda o final da festa para verificar se nada foi esquecido, além de garantir a limpeza e finalização dos serviços.

Localizada no Rio de Janeiro, a Rebecca Gemaque Assessoria e Cerimonial sonha e planeja junto ao casal o casamento que sempre desejaram. A assessora, cerimonialista e mestre de cerimônias, Rebecca Gemaque, possui diversas especializações, organizando cada evento com dedicação e maestria, orientando os noivos em todas as etapas do planejamento. A empresa possui um time de profissionais qualificados que atua incansavelmente para que os anfitriões possam desfrutar da festa com liberdade, tranquilidade e segurança, tendo a garantia de que tudo irá correr conforme o planejado.

salvarRebecca Gemaque Assessoria e CerimonialEntre em contato com a Rebecca Gemaque Assessoria e Cerimonial
Rebecca Gemaque Assessoria e Cerimonial | Foto: Eric Santos

A Ana Paula Leal Cerimonial carrega um portfólio recheado com alguns dos eventos mais deslumbrantes do Rio de Janeiro. Através de um atendimento especializado, a assessora busca imprimir excelência e alta qualidade em todos os seus projetos, oferecendo total atenção aos detalhes com a intenção de revelar a personalidade dos noivos em cada cantinho do grande dia, fazendo com que seus sonhos se tornem uma linda realidade.

salvarAna Paula Leal CerimonialEntre em contato com a Ana Paula Leal Cerimonial
Ana Paula Leal Cerimonial | Foto: divulgação

O cerimonial possui um mundo de atribuições, por isso, verifique a experiência dos profissionais antes da contratação, mas não deixe de seguir seu feeling. Lembre-se de que são estas pessoas que estarão ao seu lado em um dos momentos mais importantes de sua vida, por isso, devem atuar além do profissionalismo, demonstrando muito amor, carinho e atenção.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Donas do Altar Assessoria casamentos e cerimonial
Ana Paula Leal Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Rebecca Gemaque Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
La Joie Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Além do Sim Assessoria Afetiva Assessoria casamentos e cerimonial
Santíssima Cerimonial & Assessoria Assessoria casamentos e cerimonial
Bela Madrinha Assessoria casamentos e cerimonial
EF Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Silvia Lopes Eventos Especiais Assessoria casamentos e cerimonial
Paty Campos Cerimonialista Assessoria casamentos e cerimonial
Ludi Menezes Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Le Nobre Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!