BR Login
BR

Como evitar conflitos e brigas familiares no dia do seu casamento: histórias reais!

“Não há menos tormento no governo de uma família do que no de um Estado inteiro.” Michel de Montaigne

Muitas vezes, as reuniões de família em torno de eventos importantes nada se parecem com um momento de paz e felicidade. Quem cresceu ou conviveu com uma família dividida sabe como divórcios, novos casamentos e famílias mistas podem ser fontes de grande tensão. E o que dizer do dia do casamento? Com a ajuda de uma boa assessoria de casamento, é possível administrar este stress!

Saiba o que um cerimonialista faz antes, durante e depois do casamento e relaxe do começo ao fim da festa!

Foto : Coralie Castillo

Às vezes, situações realmente conflitantes podem surgir quando as pessoas estão reunidas no mesmo local: casais divorciados não gostam de ver seus ex-cônjuges com seus novos parceiros (ou mesmo desacompanhados), ressentimentos de infância entre meio irmãos ressurgem das trevas… E a festa pode acabar se transformando em um drama familiar.

Aprenda como evitar que os pais se intrometam na organização do casamento

Foto: Robert Lohse

Casos reais

Thaís Denker, assessora de casamentos da agência Peguei o Buquê! recorda: “Uma vez, uma noiva cujo pai havia sido muito ausente em sua vida – optou por entrar na cerimônia acompanhada por seu padrinho de batismo. Esta decisão não agradou seu pai que, ao ser convidado, percebeu que não teria um lugar de destaque no casamento e teria que se sentar entre os convidados comuns, sem assento reservado. Porém, no dia do casamento, tudo correu tranquilamente, pois as expectativas já estavam alinhadas. Ninguém saiu ferido.”

Quem acompanha a noiva ao altar? Novos tempos, novas regras!

Peguei o Buquê!Saiba mais sobre “Peguei o Buquê!”
Peguei o Buquê! – Foto: Danilo Siqueira

Identifique os riscos com antecedência

Se existe tensão em suas relações familiares, prevenir te levará a desenvolver verdadeiras estratégias de diplomacia. Se a tensão é latente, bem resolvida há anos – ou pelo menos é o que se acredita – ou claramente explícita, é preciso identifica-la, se possível com os protagonistas, para “tomar a temperatura” e fazer uma previsão dos riscos. O próximo passo é explicar aos envolvidos a importância deste dia para você, da presença de todos ao seu lado e o seu desejo de não ver seu casamento se transformar em um acerto de contas geral.

Assessoria e cerimonial de casamento: saiba que tipo se adapta melhor às suas necessidades!

Foto: Angello Benavides Wedding Photographer

Este passo deve ser dado com bastante antecedência, uma vez que irá afetar a organização – especialmente no que diz respeito às entradas da cerimônia e mapa de mesas – além de dar a chance de neutralizar alguns conflitos. Michelle Regiolli e Karina Martins, sócias na empresa Gui la Partio Eventos Especiais aconselham: “Quando existe este tipo de situação, é normal que a pessoa protele a conversa, seja por medo, insegurança ou por não querer magoar ou outros. Mas sempre insistimos que quanto mais cedo esta situação for exposta, mais tempo os envolvidos terão para digerir e respeitar a decisão dos noivos.”

O que perguntar na primeira entrevista com o cerimonialista para garantir a escolha certa!

Nani EventosSaiba mais sobre “Nani Eventos”
Nani Eventos – Foto: Edu Feijó

Antecedência não foi o forte da noiva com quem Michelle e Karina, da Gui la Partio Eventos Especiais trabalharam certa vez. A noiva  informou que gostaria de fazer a entrada com o pai e o padrasto (que não se entendiam muito bem). Foram meses cobrando a noiva, para que ela conversasse com ‘seus pais’, dando a eles tempo para digerir a ideia, mas ela estava com muito medo de magoar seu pai, por isso foi protelando.

Um mês antes do ensaio, ela nos disse que havia resolvido a questão. No dia do ensaio na Igreja, descobrimos que ela não tinha informado nenhum dos dois e foi ali mesmo, uma semana antes do casamento, que ambos tiveram que lidar com esta ‘surpresa’.

O pai não reagiu nada bem. Não aceitou a decisão, brigou na frente de todos que estavam ali para o ensaio (pais, padrinhos e crianças) e foi embora deixando a noiva nervosa e arrasada!

Conheça as 12 filosofias de vida das noivas felizes e bem-sucedidas: a 9 te surpreenderá!

Dizendo SimSaiba mais sobre “Dizendo Sim”
Dizendo Sim – Foto: Douglas Carvalho

Quando o conselho de um profissional é ignorado, as coisas tendem a desandar, e então é o momento de se trabalhar com sensibilidade e perceber o que é mais importante para os noivos. Michelle e Karina nos contam como foi que a força tarefa entre a assessoria e a família garantiu um final feliz para esta história:

Nós duas nos dividimos e enquanto uma acalmava a noiva, a outra ligou para o pai tentando convence-lo a voltar para conversar civilizadamente. O padrasto, por sua vez, disse para a noiva que sabia do amor que ela sentia por ele e que abriria mão de entrar com ela para que não houvesse nenhum tipo de tensão no dia do seu casamento e sua mãe também aceitou ficar no altar com o ex-marido. Tudo em prol da felicidade da filha.

Com este argumento, convenceram o pai da noiva a voltar para terminar o ensaio e fazer a entrada (sozinho) com sua filha na igreja.

Como arruinar um casamento em apenas 1 minuto: 10 imprevistos previsíveis…

Rafael Flores CerimonialSaiba mais sobre “Rafael Flores Cerimonial”
Rafael Flores Cerimonial – Foto: Divulgação

Acredite: elas sabem o que estão fazendo!

Michelle e Karina nos contam que, até hoje, todos os casais que as procuraram com este tipo de situação familiar solicitaram ajuda, pois é a assessoria que encontra soluções para que encontros desagradáveis não aconteçam.

“Esta organização tem total participação da assessoria” relatam. Thaís Denker, da Peguei o Buquê! confirma: “Quando os noivos nos procuram e entramos no tópico ‘cerimônia’, normalmente eles não têm ideia de como administrar as situações de animosidade. Toda esta orientação é dada por nós e as soluções variam de acordo com as relações de cada família.

As soluções são bem personalizadas, mas nunca no improviso. Tudo é bem alinhado com antecedência diz Thaís. “Para montarmos o mapa de mesas, seguimos esta mesma regra. Mesas separadas para cada um dos familiares viram pré-requisito, conclui Thaís, ao que as meninas da Gui la Partio complementam: E bem longe umas das outras!

Conheça as 10 atitudes PROIBIDAS para um convidado de casamento e não estrague a festa!

Foto: We Heart Pictures

Avise apenas as pessoas “estratégicas” do seu casamento

Informe as tensões existentes, e os possíveis riscos de desentendimento, às pessoas nas quais você confia ou à sua assessoria de casamento. Nessas situações, a pessoa pode sair em vantagem na “diplomacia” pois, sendo neutra é, muitas vezes, mais eficaz para desarmar rapidamente os conflitos e será mais difícil convence-la a tomar partido. Sua equipe avisada e de prontidão poderá facilmente intervir ao menor alerta, com discrição e eficiência. Thaís Denker diz que este é um dos tópicos em seu checklist de perguntas iniciais, mas quando a tensão é muito grande, os noivos se antecipam em nos contar. Nunca fomos pegos de surpresa no dia do casamento.”

Vejas as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

Vanessa Aune CerimonialSaiba mais sobre “Vanessa Aune Cerimonial”
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Rafael Porto

Delegue as saias justas

O assessor de casamento também evita que novos desafetos surjam no decorrer do planejamento por questões corriqueiras. “Já aconteceu mais de uma vez de ligarmos para confirmar a presença de um casal de tios, por exemplo, e os mesmos quererem confirmar a presença de 6 convidados ao invés de 2, como havia sido previsto”.

Em duas situações, elas tiveram que barrar convidados extra e os tios ficaram chateados, mas é exatamente para isso que o assessor está ali. “Administramos as situações de conflito no lugar dos noivos e este stress não tem impacto nenhum para eles”, explica Thaís.

Noivo Terapia: O Dia em que descobri que a minha família era grande demais para o meu casamento

Foto: JFK Imagen Social

Gato Borralheiro hoje é Cinderelo!

Michelle e Karina também tiveram que ter jogo de cintura no dia em que um noivo, cuja mãe era falecida, disse para elas que detestava a madrasta, mas seu pai fazia questão que ele entrasse na igreja acompanhado dela.

“Ele estava dividido: não queria chatear seu pai, mas já tinha decidido entrar sozinho e não a queria nem no cortejo, nem no altar, muito menos nas fotos protocolares. Como ele era muito próximo da avó paterna, sugerimos que a entrada fosse feita com ela”

 O noivo adorou a ideia e, por incrível que pareça, o pai dele também, pois se sentiu honrado. Para evitar conflitos na hora de tirar as fotos, fizeram cliques com e sem a madrasta e ele escolheu depois, e longe dos olhares do pai, a que gostaria de colocar no álbum.

Veja os 6 momentos em que você vai precisar sim, ou SIM, de um cerimonialista de casamento!

Céu de TuleSaiba mais sobre “Céu de Tule”
Céu de Tule – Foto: Vinicius Panisset

Concentre-se no que é importante para você!

A presença dos convidados é o ingrediente essencial para o sucesso do seu casamento, mas lembre-se que este dia é seu! Este é o momento perfeito para pensar em você, e nas suas prioridades. Você deve tomar suas decisões com base nisso. E só isso!

Como ser o convidado perfeito de um casamento!

Usina de EventosSaiba mais sobre “Usina de Eventos”
Usina de Eventos – Foto: Bruno Guimarães

Se as disputas não partem dos seus parentes, e sim da família do seu parceiro, tente ajudar na administração das questões práticas, mas não tome partido. Este stress não te pertence! Você já terá coisas de sobra para ocupar a sua cabeça, não é?

Aproveite conheça os 7 perfis mais comuns de SOGRAS e aprenda a lidar com TODOS eles!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação