Miniguia para aprender a correr em 8 semanas: noivas na medida!

Você sabe que precisa e vem adiando os planos de se movimentar a cada dia?  Não começa porque tem vergonha de iniciar o exercício sem muita experiência na modalidade? O frio, o calor, o cansaço do trabalho ou alguma reunião do casamento acabam sendo a desculpa perfeita para “começar amanhã”? Ou você foi convidado para um casamento e quer perder aqueles quilinhos a mais para ficar impecável no vestido, mas não sabe por onde começar?

Nós sabemos como é… Mas agora você tem um desafio. Na verdade, nós temos. Vamos te ensinar nesse miniguia o passo a passo, semana a semana, para que você  comece a correr em 8 semanas e seja uma noiva na medida!

Leia também: Noivas na Medida: 16 hábitos saudáveis para noivos que querem emagrecer juntos!

Foto: Renata Philipo

Em primeiro lugar, lembre-se de usar sempre uma roupa leve, tênis adequado para o seu tipo de pisada, se hidratar e se alimentar bem para começar a se exercitar.

Faça a atividade sempre em dias não consecutivos e lembre-se de sempre usar 5 minutos para se aquecer antes do treino e 5 minutos para desacelerar e se alongar após o treino. Isso vai te proteger das lesões e vai deixar seu corpo mais confortável para a atividade.

Noivas na Medida – Foto Divulgação

Antes de correr

  • Resgate seu par de tênis do fundo do armário

Não, você provavelmente não tem que comprar um tênis novo! Não use isso como a sua desculpa, Ok? Como você já está fazendo pouco (ou nenhum) exercício, provavelmente seu tênis guardado está intacto. Com isso, na verdade, você só deve trocá-lo se descobriu alguma característica na sua pisada que justifique a troca. E toda noiva sabe que não mexer no orçamento nesse momento dos preparativos é uma dádiva, não é mesmo? Identificar sua pisada é essencial para evitar lesões e você pode fazer isso indo a um fisioterapeuta ou na própria loja de esportes.

  • Comece devagar

Focar na velocidade, no início, pode ser desanimador e pode causar lesões. Você deve ser capaz de manter uma conversa enquanto alterna a caminhada e a corrida. Respire e se concentre. Não vá mais rápido do que o que o seu corpo permite até ele se acostumar com o exercício.

  • Opte sempre por atividades ao ar livre

 O ambiente favorece que você não desista; empurrar um asfalto rígido ativa mais os seus tendões e trabalha mais os músculos do bumbum! E claro, é muito mais agradável e favorável para reduzir o stress que sempre está presente nesse momento!

Foto: Pixabay livre de direitos
  • Não, você não precisa de quilos carboidratos

Atletas e corredores normalmente precisam de uma ingesta maior de carboidratos e proteínas. Mas você só está começando. Sua nutricionista vai dizer o que é mais adequado para você. Busque sempre ajuda de profissionais que te ajudem a organizar a sua alimentação de acordo com o exercício escolhido. Existem alguns serviços especializados em noivos, madrinhas e familiares que unem a parte nutricional ao equilíbrio do exercício e da mente. Programas como esse podem ser uma mão na roda no equilíbrio dessa sua nova rotina.

  • Não corra se estiver em jejum ou se acabou de comer

Você deve comer algo cerca de 30 minutos antes de correr. Mas algo leve. Evite os excessos, senão seu corpo vai ficar preso na tarefa de digerir, em vez de dedicar sua energia para o seu funcionamento e vai piorar seu desempenho.

  • Faça coisas para não ficar entediada durante a corrida

Corra com uma amiga ou madrinha, ouça músicas ou um podcast, ocupe sua mente, concentre-se na respiração ou simplesmente esvazie a cabeça dos problemas e da organização do casamento e concentre-se em relaxar.

Dica: se aqueça! Ande por 5 minutos e tente os alongamentos dinâmicos (em movimento) neste momento.

Foto: Frederico Santa Rosa

Depois de correr

  • Reduza a velocidade e alongue

Após a corrida é recomendado que você ande por 5 minutos até parar. Faça alongamentos estáticos que trabalham os músculos que você utilizou, como os músculos das pernas, panturrilhas, bumbum e costas.

  • Coma! 

Essa é a parte que você estava esperando, certo? Os alimentos que você come após a corrida ajudam o seu corpo a reconstruir os músculos. Só não vale exagerar!

  • Beba água! Se hidrate! 

Quanto mais você corre, mais você sua e mais você precisa repor os líquidos perdidos.Uma boa pedida são as águas aromatizadas: uma opção saudável e LINDA para o seu casamento e seu dia a dia!

Foto: Ricardo Lagos

Agora é só seguir esse plano para começar a correr em 8 semanas e ficar na medida nesse dia tão especial!  Não se preocupe com a distância ou ritmo. O que você vai se preocupar é a sua própria velocidade. Boa sorte e nos vemos no altar!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação