16 coisas que são esquecidas, até pelas noivas mais organizadas!

local do casamento foi reservado com tempo, assim como a decoração e as flores; o vestido de noiva foi entregue a tempo; menus e buffet foram confirmados e os convites já foram enviados. Até a lista de casamento está em andamento, e vocês já estão recebendo contribuições para a lua de mel através do site do Zankyou.

Resumindo: depois de meses de trabalho, tudo está pronto para o grande dia.

Tudo? Tem certeza de que não se esqueceu de nada? Entre tanta coisa para pensar, às vezes alguns detalhes passam desapercebidos e devem ser resolvidos no último minuto. Tranquila, estamos aqui para antecipar os problemas, para que eles não sejam problemas, e sim, “detalhes”.

Foto: Javier Berenguer

1. Alianças e Buquê

Vamos começar pelo básico porque, pode parecer estranho, mas isso acontece, aconteceu e continua acontecendo. Buquês e alianças são esquecidos em casa desde que o mundo é mundo (ou desde que pessoas se casam). Se você puder se permitir contar com um profissional para verificar a lista de tudo o que deve ser feito, excelente, mas se você não tiver um assessor ou cerimonialista contratado desde o inicio ou só no dia do casamento para cuidar de todos os detalhes minuciosamente, crie você mesma a sua lista.

Uma dica é escrever tudo o que você vai ter que fazer no dia do seu casamento (inclua até coisas óbvias como “escovar os dentes” – pode parecer uma bobagem agora, mas no dia, com tanta ansiedade, você realmente pode esquecer).

Se você vai casar no Rio de Janeiro e está procurando a sua aliança dos sonhos, veja as 10 melhores joalherias para comprá-las.

Foto: Alessandra MitteldorfSaiba mais sobre “Foto: Alessandra Mitteldorf”
Foto: Alessandra Mitteldorf

Dica: no verão, não esqueça de refrigerar o buquê até momentos antes de sair de casa, já que com o calor, as flores naturais podem murchar antes do tempo. (anote na listinha!) E se o seu buquê de noiva falasse? Confira o significado de cada flor!

Foto: Alessandra MitteldorfSaiba mais sobre “Foto: Alessandra Mitteldorf”
Foto: Alessandra Mitteldorf

2. Agradecer

“Obrigada” – palavrinha mágica que as noivas muitas vezes esquecem (não por maldade, nem por falta de educação, mas por stress, mesmo). Claro que os seus amigos e parentes estão felizes em participar do seu casamento, mas você também deve pensar que para eles, supõe um esforço, já que, entre o presente, o vestido e o traje, eles põe empenho (alguns mais, outros menos).

Dica: mensagens por Whatsapp ou por e-mail, ou ainda melhor, um cartão de agradecimento enviado à casa de cada um deles (um bilhete escrito à mão pode ser o detalhe mais bonito de todo o casamento e eles jamais se esquecerão). Agradeça! Não existe nada mais bonito que o sentimento de gratidão!

Foto: Simone Colombo – Onecol wedding project

3. Compartilhar a organização da festa

Não caia na armadilha de querer fazer tudo sozinha – claro que a decisão final será sua, mas pense que o casamento é o resultado de um trabalho coletivo, onde cada um tem seu papel a desempenhar para garantir que o dia seja inesquecível e emocionante para todos.

Então é realmente importante que nos meses anteriores, aqueles dos últimos detalhes, vocês envolvam os convidados nas várias etapas preparatórias, já que confiar certas tarefas para os pais, parentes e amigos, e passar o tempo juntos para projetar e construir elementos decorativos – veja detalhes incríveis de um casamento DIY – escolher as músicas ou definir a distribuição dos lugares na mesa, fará com que todos se sintam parte do acontecimento.

Vocês vão ver o resultado no dia da festa, a alegria será tão contagiante que vai parecer um lindo casamento coletivo.

Sara D'Ambra Photography
Foto: Sara D’Ambra

4. Kit de emergência para a noiva

Toda noiva deve estar pronta para qualquer imprevisto e deve ser capaz de lidar com qualquer emergência, sozinha ou com a ajuda da mãe, irmãs, amigos ou madrinhas. Uma listinha de coisas básicas para o kit de emergência:

Chá de ervas relaxantes (camomila!) para acalmar os ânimos

Gloss para um sorriso sempre perfeito

Colírio e lencinho (também útil para o noivo)

Curativo  para bolhas e machucados (sapatos novos têm este problema)

Lixa de unha

Um pequeno kit de costura

Meia-calça extra

Algum analgésico (a dor de cabeça é comum, com tanta emoção)

Foto: Federica Andreone.

5.  Kit de emergência para convidados

Já falamos sobre o kit para a noiva, mas e os nossos convidados? Eles podem sofrer exatamente os menos problemas que você! Um kit pensado neles, será um detalhe inesquecível e útil. Um exemplo? Um kit de emergência para ser encontrado no toalete: lencinhos refrescantes, Band Aid, agulha e linha, creme para rosto, corpo e mãos, removedor de esmalte e de manchas de roupa, e tudo o que pode ser de ajuda, para resolver pequenos incidentes, entre um brinde e outro.

6. Fotografias “obrigatórias”

Claro que você quer que as suas fotos sejam naturais, que o fotógrafo escolhido saiba captar os melhores momentos sem que vocês se deem conta… Até aí tudo bem, mas acontece que existem algumas fotos que são obrigatórias: a foto com os seus pais, com os seus avós (um dia eles já não estarão e vocês vão amar olhar estas fotos) com os irmãos, primos e com o grupo de amigos. Reservem um tempinho para estas fotos, que podem parecer “chatas” no momento, mas que serão uma recordação maravilhosa dentro de uns anos.

Conheça o trabalho da Lentes Claras fotografia: os segredos da fotografia autoral nos casamentos

Foto: Lentes ClarasSaiba mais sobre “Foto: Lentes Claras”
Foto: Lentes Claras
Foto: Lentes ClarasSaiba mais sobre “Foto: Lentes Claras”
Foto: Lentes Claras

7. Atenção no Buffet

Lulas com molho de chocolate na pimenta vermelha, foodtruck de comida tailandesa…Encantar aos comensais é tarefa árdua, até porque os gostos são muito diferentes em uma festa tão eclética, como um casamento. Tenha cuidado, nem todo mundo pode gostar de pratos exóticos e, além disso, você pode ter convidados vegetarianos, veganos, celíacos e diabéticos. Pense neles.

Foto: Artes dos SaboresSaiba mais sobre “Foto: Artes dos Sabores”
Foto: Artes dos Sabores

Como afirma a empresária Rosane Martins, do Buffet Arte dos Sabores: ““Um buffet perfeito? Que tenha a cara dos noivos, que siga a temática da festa e sobretudo, que tenha muita, mas muita variedade”.

Foto: Arte dos SaboresSaiba mais sobre “Foto: Arte dos Sabores”
Foto: Arte dos Sabores

8. Dress code

Um aspecto que é muitas vezes ignorado pelos futuros cônjuges é a roupa dos convidados, parentes e amigos. Não é obrigatório um dress code, mas é apropriado dar, ao menos, algumas orientações sobre. Ninguém quer destoar numa festa de casamento! Especifique no convite, o tipo de traje (hora da cerimônia e local e dê indicações básicas). Eles agradecerão!

Foto: elochka.handmade

9. Plano B

O plano B é o programa alternativo que você sempre espera não ter que usar, mas é fundamental tê-lo em mente, principalmente se você não tem um wedding planner que pense nisso por você. Se você tem um local que não pode ser coberto com todos os seus convidados, em caso de chuva, opte por exemplo, pelo aluguel de toldos e certifique-se de ter, no local da recepção, tudo o que possa vir a fazer falta, como guarda-chuvas para que ninguém se molhe, toalhas e secadores de cabelos nos toaletes.

Foto: Andrea Biganzoli

10. O livro de Assinaturas

Ler as mensagens que os convidados escreveram para vocês no dia do casamento, pode ser uma aventura emocionante e, portanto, o livro de assinaturas é fundamental. Os livros de assinaturas atuais não precisam ser clássicos, existem para todos os gostos: de estilo vintage ou para aventureiros – Inspire-se e encontre o que é mais original para vocês! Isso sim, não esqueça ele em casa!

Foto: Simone Addis

11. Alguma coisa nova, alguma coisa velha, algo azul e algo emprestado

Embora seja mais comum nos Estados Unidos, essa tradição tem tomado cada vez mais espaço entre as noivas brasileiras. Não espere até a noite anterior, para organizar o seu “kit da sorte”. Parentes e amigos íntimos estarão felizes em ajudá-la a encontrar estes objetos – pode ser muito divertido e seguramente, com tanto amor, você vai ter sorte por 100 anos!

Foto: Nicole Spose
Foto: Elisabetta Marzetti

12. Um dia de SPA

Uns dois dias antes do casamento, passe o dia em um SPA e aprenda técnicas de relaxamento para o grande dia. Imagine que você estará cada vez mais nervosa e um dia de SPA será perfeito para colocar a cabeça em ordem e ter, no dia do casamento, o semblante de uma noiva feliz e sem stress. Em Belo Horizonte conheça o Spa Lótus e suas técnicas de Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, e Antroposofia.

Saiba mais sobre “Spa Lótus”
Foto: Spa Lótus
lotus 5Saiba mais sobre “Spa Lótus”
Foto: Spa Lótus

13. Pensar bem o dia e a hora do casamento

É verdade que na hora do “rush” os locais são mais baratos e você também pode reservar a curto prazo, mas cuidado! Se você se casar na parte da tarde, talvez uma sexta-feira de verão, você deve considerar que se tiver que sair da cidade, em seguida, os seus convidados poderiam ficar presos no trânsito (por um bom tempo). Pense em todos os detalhes e saiba que nem sempre o barato é a melhor opção, e pode sair mais caro do que você pensava.

Foto: Nadia Di Falco
Foto: Andrea Cittadini

14. Combater as “presenças” indesejadas

Ao celebrar o seu casamento ao ar livre você deve pensar que, no final do dia o por do sol é lindo, e todo mundo quer assisti-lo – incluindo os mosquitos! Considere algumas precauções para limitar o incômodo: uma boa saída é utilizar as plantas adequadas na decoração: velas de capim-limão (que também ajudam a criar um ambiente romântico), arranjos florais à base de alecrim, hortelã, lavanda, gerânio, erva-cidreira e manjericão – super originais e perfeitos para a ocasião.

Fale com o pessoal da Verde que te quero verde e deixe-se guiar por eles. Eles terão a solução ideal para a sua festa!

Foto: Verde que te quero VerdeSaiba mais sobre “Foto: Verde que te quero Verde”
Foto: Verde que te quero Verde

15. Atenção ao toalete

Atenção, este é um ponto fundamental e muito esquecido! É importante ver como são os banheiros do local que você reservou. Se são grandes, pequenos, se têm cabides, cadeiras e luz suficiente. A melhor opção é ter alguém controlando a limpeza durante toda a festa e substituindo rolos de papel, secando as pias e limpando o piso. Os banheiros devem ser proporcionais ao número de convidados (fila, não!) e devem estar impecáveis e bem iluminados durante toda a noite.

Foto: Abberrazioni cromatiche

16. Sorrir

Finalmente o conselho mais valioso: não deixe que o stress e a emoção transbordante tirem o sorriso da sua cara. É o dia mais feliz da sua vida e você deve aproveitar cada segundo – e sorrir muito!

Foto: Fotostudio MD & LD
Abberrazioni Cromatiche
Foto: Abberrazioni Cromatiche

Diga a verdade, você tinha contabilizado estes 16 detalhes? Se este manual foi útil para você, não esqueça de imprimi-lo e pendurá-lo na geladeira, ou em outro lugar bem visível, para não cair nestes erros clássicos! Se depender de nós, aqui do Zankyou, sua festa será simplesmente perfeita!

Veja fornecedores de casamento no guia do Zankyou, o mais completo do mundo!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Buquê de peônias: um dos mais desejados pelas noivas!
Buquê de peônias: um dos mais desejados pelas noivas!
Apresentamos lindas opções de buquês de noiva com peônias, uma flor tão linda e romântica que vai ser difícil você não se apaixonar.
Cientista afirma: casar é melhor do que só morar junto!
Cientista afirma: casar é melhor do que só morar junto!
"Casar é melhor do que morar junto"! E não foi uma noiva romântica que ama festas de casamento que chegou à esta bela conclusão! A pesquisa que confirma que dizer o "sim, aceito" é melhor do que simplesmente "juntar as escovas de dente" foi feita pela equipe do diretor do Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade de Virgínia, professor James A. Coan.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações