Assessores de casamento respondem: por que o RSVP é tão importante?

Assessores de casamento respondem: por que o RSVP é tão importante?

Se você sonha com um casamento com familiares e amigos especiais reunidos juntos para celebrar um acontecimento mais que especial, esse post é para você!

  • Planejando o casamento
  • Recomendações
  • Convidados
  • Noivos

Durante os preparativos do casamento, você entra em contato com um universo totalmente diferente de novidades e informações. Em algum momento ao longo dessa deliciosa etapa de planejamento, você vai se deparar com o famoso RSVP (Répondez S’il Vous PlaîtI) que significa responda, por favor, em francês. Esse é um serviço oferecido pelos assessores de casamento e eles respondem: por que o RSVP é tão importante? Confira!

salvarEntre em contato com a AME – Aninha Martins Eventos
AME – Aninha Martins Eventos – Foto: Divulgação

Sucesso, aqui vou eu!

Você certamente já sonhou com o seu casamento e nesse dia maravilhoso estão presentes as pessoas mais importantes da sua vida e de seu amor. Se o seu sonho tem familiares e amigos especiais reunidos juntos para celebrar um acontecimento mais que especial, você deveria contratar um RSVP. A dica é da experiente Ana Claudia da empresa Aninha Martins Eventos, especialista em organizar casamentos em Ilhabela e São Paulo.

salvarEntre em contato com a AME – Aninha Martins Eventos
AME – Aninha Martins Eventos – Foto: Divulgação

Sem o RSVP você pode prejudicar de forma grandiosa o sucesso do seu casamento, pois todas as contratações são feitas baseadas no número de convidados: buffet, doces, décor (lugares à mesa e lounges), bebidas, etc. “Sendo assim, se o RSVP acusar um número maior do que o previsto, é necessário que sejam feitas as adequações, caso contrário, pode faltar comida, bebida, lugares e toda a organização do casamento pode ser prejudicada, como se não houvesse existido um planejamento“, esclarece Ana Claudia.

Saiba Como organizar um casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvarEntre em contato agora com a equipe da Consul Eventos
Consul Eventos – Foto: Divulgação

Um problema cultural

A publicitária e organizadora de eventos, Amanda Bueno, explica que o RSVP é importante para ter uma ideia de quantas pessoas vão no casamento, mas nem sempre o número é tão real. Amanda sabe muito bem do que está falando, pois ela e o marido Daniel oferecem assessoria personalizadas para casais por meio da Gran Casório Organização de Eventos.

Receptivo x ativo

Apesar de ser algo super importante na organização do casamento, Amanda lamenta que no Brasil não existe a cultura de respeitar esse serviço e tratá-lo como deveria. A assessora explica que existem duas modalidades de RSVP:
  • o receptivo que é pouco usado pelos convidados, já que nem todos entendem a importância de ligar e confirmar ou não a presença.
  • o ativo é aquele em que o cerimonial liga para o convidado de surpresa que, muitas vezes, acaba confirmando, sem saber realmente se irá. Por conta disso, as presenças no dia caem 10% em relação à quantidade total das pessoas confirmadas.

Ninguém vai ficar de fora da sua festa! Veja Como fazer uma área infantil no casamento: alegria para os pequenos, tranquilidade para os pais!

Tudo é tudo, nada é nada

Já pensou em dispensar o serviço de RSVP? Pense duas vezes antes de responder porque sem as confirmações você vai enfrentar problemas, de um jeito ou de outro. Além disso, é uma questão de orçamento já que RSVP economiza consideravelmente o custo extra no fim da festa e a organização da planta do evento, garante a equipe Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial.

salvarEntre em contato com Juliana Fontolan
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial – Foto: Bruno Ferreira

A assessoria destaca o benefício de garantir que todos os convidados tenham sua mesa e lugares garantidos, trazendo conforto e satisfação. “Um bom RSVP traz aos noivos a segurança de não haver surpresas desagradáveis como o pagamento de convidados extras ao fim de sua festa“, alerta Juliana. 

salvarEntre em contato com Juliana Fontolan
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial – Foto: Divulgação

Para não deixar qualquer sombra de dúvida, a Aninha Martins Eventos lembra que sem usar o RSVP você vai ter que fazer um investimento grandioso e podem aparecer bem menos pessoas que o imaginado. Qual é o problema disso? Você vai contabilizar as sobras e investir dinheiro à toa. A pior parte desse pesadelo são os excessos de lugares vazios na sua festa e um aspecto de que não veio ninguém no seu casamento. Muito desagradável, certo?

Você até já sabia, mas preparamos um post sobre o seu ajo da guarda, o Cerimonialista de casamento: saiba por que ele é tão importante para tudo dar certo no seu grande dia!

salvarAssim Cerimonial e EventosSaiba mais sobre “Assim Cerimonial e Eventos”
Assim Cerimonial e Eventos – Foto: Divulgação

Por isso, contratar um serviço de RSVP é um item super importante que deve ser incluído no seu check list e na sua planilha de gastos. Os benefícios serão perceptíveis não apenas na sua conta bancária, mas no seu grande dia, com um casamento maravilhoso e perfeito como você sempre sonhou!

Gostou dessas dicas? Veja também 70 ideias originais para fazer de seu casamento um dia inesquecível!

 

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Assim Cerimonial e Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Surya Assessoria Assessoria casamentos e cerimonial
AME - Aninha Martins Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Gran Casório Organização de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Consul Eventos Assessoria casamentos e cerimonial

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!