Reinventar o casamento ou como transformar 9 desafios em oportunidades ÚNICAS!

Reinventar o casamento ou como transformar 9 desafios em oportunidades ÚNICAS!

Lembre-se de que não existem regras e aproveite esse momento para quebrar com todas as tradições ou inclusive para reinventar a história dos casamentos!

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Convidados
  • Informal
  • Original
  • Casal

Aos poucos, o que parecia impossível torna-se realidade e algo cada vez mais comum. Felizmente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já faz parte da nossa realidade!

Saiba mais sobre o Casamento gay nos EUA e no Brasil: as diferenças da união homoafetiva nos 2 países

salvarSaiba mais sobre “”
Foto: Jennifer Williams photography.

Com a recente aprovação pela Corte Suprema, nos Estados Unidos, o mundo viveu uma grande explosão de amor. Alguns estados norte-americanos já tinham legalizado o casamento de casais do mesmo sexo há muitos anos, mas agora a medida vale para todos, o que representa uma grande conquista do movimento LGBT.

salvarBandeira_LGBT_no_Congresso_Nacional
Foto: Google livre de direitos

No Brasil, o casamento homoafetivo ocorre na prática desde 2011, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a equiparação da união homossexual à heterossexual. Dois anos depois, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu que os cartórios brasileiros são obrigados a celebrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e não podem se recusar em converter união estável homoafetiva, em casamento.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Por ser uma conquista recente, noivos e noivas precisam planejar muito bem os detalhes da cerimônia. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos desafios e oportunidades que surgem durante o planejamento do casamento homoafetivo.

Por que amor é amor e ponto: 5 argumentos para a adoção homoafetiva ser legalizada no mundo inteiro

salvarhelder couto
Foto: Helder Couto

1. Se não há NADA decidido, TUDO é uma oportunidade!

 O casamento entre casais do mesmo sexo combina modernidade e tradição. Trata-se não somente de uma conquista do movimento LGBT, mas também representa uma grande inovação. Essa novidade permite criar um casamento sob medida e com novas regras. É hora de aproveitar esse momento e inovar!

salvarSaiba mais sobre “Foto: HandHwedding instagram.”
Foto: HandHwedding instagram.

2. Convidados, a SEMENTE da discórdia

Definir a lista de convidados poder ser um dos maiores desafios para casais do mesmo sexo na preparação do casamento. Com certeza, nesse momento você lembra daqueles familiares e amigos que nunca aceitaram muito bem a sua relação. E agora: convidar ou não? Nosso conselho é que eles devem ficar de fora dessa lista tão especial. Se eles nunca aceitaram a sua relação, com certeza não vão aceitar o seu casamento. Esse é o seu grande dia, portanto, convide apenas quem aceita vocês como são e como sempre foram!

7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!

3. Adapte as tradições e incorpore NOVIDADES!

Quem se veste de branco? Quem vai subir ao altar? Vai ter buquê? E declaração de amor? São perguntas que não têm uma resposta pronta,por isso, qualquer tradição que vocês incorporem ou modifiquem deve ser vista como uma oportunidade para personalizar ainda mais o casório de vocês. 

Foto: Clean Plate pictures.

4. DOIS vestidos de noiva!

É super importante que os noivos conversem antes e decidam o que vão vestir na cerimônia. Seja lá qual for a opção do casal é fundamental que os dois ou as duas sintam-se cômodos e felizes com o que estão vestindo. Lembrem que esse dia é para ficar na história e todos vão estar olhando para vocês! Portanto, caprichem no visual!

5. Padrinhos e MADRINHAS tudo-junto-reunido

 Assim como você terá somente pessoas queridas na sua lista de convidados, padrinhos e madrinhas também devem ser super bem selecionados. Aproveite esse momento de alegria e inovação para escolher do jeito que você quiser. Não precisa ser mulheres de um lado e homens de outro. Não existem regras! Aqui, é você que decide!

Veja: Casamento homoafetivo e internacional de João Paulo e Gabriel

6. Religião? PODE!

Mesmo que vocês não casem em um templo religioso, vocês podem incorporar as tradições que mais gostam. Se algum aspecto dos costumes religiosos inspira o casal, aproveitem e criem algo inovador! Valem textos com referências à sua crença religiosa, ou músicas que remetam a ela. Façam desse grande dia, algo inesquecível! Além disso, no Brasil, existem religiões que aceitam a homossexualidade e até ministram cerimônias de casamento entre pessoas do mesmo sexo, como a umbanda, o candomblé, a Igreja Cristã Contemporânea e o Budismo.

salvarFoto: One Summer Day photo.
Foto: One Summer Day photo.

7. Fornecedores: os MELHORES

 é muito difícil identificar entre seus fornecedores aqueles que não têm nenhum tipo de preconceito com casamento entre casais do mesmo sexo. Para evitar situações desagradáveis com gente chata, é importante conversar com todos os prestadores de serviços antes e explicar que se trata de um casamento entre pessoas do mesmo sexo, assim alguns aborrecimentos podem ser evitados. No caso do Brasil, felizmente, os profissionais estão cada vez mais aptos a atenderem essa demanda, inclusive já existem empresas especializadas na organização de casamentos neste segmento.

Veja aqui conselhos para saber Como escolher o buffet para o casamento? 10 dicas que facitam a vida dos noivos!

8. Curta bastante a sua festa

 Vocês não são obrigados a seguirem exatamente os mesmos passos de uma cerimônia formal. E o mesmo vale para a festa! Se quiserem abrir a pista de dança, vão em frente: com música rápida, ou lenta, apenas o casal, ou com todos os convidados ao mesmo tempo. Vale também chamar os pais para a pista de dança.

9. Personalização TOTAL

A palavra-chave para um casamento de sucesso, seja para casais do mesmo sexo, ou não, é a personalização. Surpreenda seus convidados e não se esqueça de nenhum detalhe. É sempre bom contar com a ajuda de profissionais, para ajudar. Outra tendência forte hoje em dia é o DIY (do it yourself), ou seja, faça você mesmo! Planeje os detalhes e contrate fornecedores apenas para executarem suas ideias. Seu casamento é uma grande oportunidade para criar o que você quiser, sem ficar preso às convenções!

Personalização é a palavra-chave para o sucesso do seu grande dia

salvardan cabralSaiba mais sobre “Dan Cabral”
Foto: Dan Cabral

Lembre-se de que não existem regras e aproveite esse momento para quebrar as tradições ou inventar as suas próprias. Não fique preso ao que já existe em termos de casamento. Busque inspiração e adapte aquilo que tem a sua cara. De qualquer maneira, vocês já estão fazendo história com a união de vocês!

Vai viajar na lua de mel? Confira 5 destinos de lua de mel incríveis para casais aventureiros!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Dan Cabral Fotografia Fotógrafos para casamentos