É possível casar com alguém com ideologia política diferente da sua? Leitores respondem!

Vivemos um momento de tensão mundial em que os valores da humanidade estão, cada vez mais, sendo colocados em cheque e nenhum ser humano se vê capaz de fugir de um posicionamento ideológico diante dos conflitos nos campos de batalha, nas redes sociais e nas salas de jantar. Amigos de longa data já não se falam mais, almoços em família têm um sabor amargo e até quem não partilha do mesmo fervor sente receio em dar uma opinião neutra e levar um carimbo na testa. Diante de tantas desavenças, nos bateu uma curiosidade: é possível casar com alguém com ideologia política diferente da sua? Leitores respondem!

Leia também: Amor sem fim: 10 segredos dos casais felizes!

Ph: Lodie Ciriani
Foto: Lodie Ciriani

O primeiro poder

Antes de divulgar o resultado da enquete, não podemos deixar de falar sobre os principais veículos de (des)informação que vêm colaborando para que os ânimos se exaltem e as relações entre os indivíduos se enfraqueçam – e até mesmo se rompam – enquanto o clima de instabilidade política avança em nosso país: as redes sociais.

Elas são o microfone aberto da humanidade e por meio delas é possível propagar mensagens de esperança e amor, assim como de medo e ódio. Infelizmente, estas últimas têm predominado na esfera da disputa ideológica, obrigando, inclusive, o campo do Direito a correr contra o relógio para se adaptar às demandas da “era digital”.

Herói ou vilão

No que diz respeito à ideologia política, instaurou-se uma dicotomia que não aceita nuances: mesmo que alguém se auto proclame “moderado” ou sem um posicionamento definido, terá que se situar em um dos dois lados disponibilizados pelos amantes da discórdia. Se não se decidir por bem, será enquadrado onde bem entenderem seus interlocutores.

Conheça os 10 mandamentos dos casais felizes em tempos de redes sociais!

Foto: Maka Mikkelsen
Foto: Maka Mikkelsen

Reféns do Fla x Flu

Infelizmente, não existe uma pesquisa específica sobre a influência das diferenças ideológicas nos relacionamentos dos brasileiros. Qualquer estudo que demonstre dados referentes a este assunto pende, visivelmente, para um ou outro extremo ideológico que nosso país apresenta atualmente, mostrando que somos reféns da dicotomia e do maniqueísmo.

Mas os americanos já haviam pensado nisso desde a era do macartismo, nos anos 60, quando perguntaram a democratas e republicanos se eles ficariam satisfeitos ou não se seus filhos se casassem com alguém do partido oposto.  O resultado?

  • Apenas 5% de Republicanos e 4% de Democratas responderam que ficariam insatisfeitos.

Quase 50 anos depois, em 2008, a empresa de pesquisas YouGov fez a mesma pergunta ao mesmo grupo de pessoas e o resultado foi diferente:

  • 27% de Republicanos e 20% de Democratas não aprovariam se misturar com opositores políticos.

Dois anos depois, a mesma pergunta revelou dados nada animadores: 49% dos Republicanos e 33% dos Democratas ficariam muito tristes em abrir suas portas para um adversário político.

Donald & Melanie Trump: seria o novo casal nota 10 da Casa Branca?

Foto: Mya Photography
Foto: Mya Photography

Nossos leitores arrasam!

Quanto mais polêmico o assunto, mais os nossos leitores e colaboradores nos enchem de orgulho! Vocês conseguem imaginar, nos dias de hoje, uma postagem sobre ideologia política em uma rede como o Facebook ter a participação de várias pessoas sem que ocorra nenhuma desavença? Pois aqui no Zankyou isto é possível! E sabem por que? Quando falamos de amor, atraímos pessoas dispostas a abrir seus corações nos mostrando que nem só de acidez vivem as redes sociais! Estamos tão habituados à discórdia que acabamos esquecendo que grande parte das pessoas que nos cercam não se renderam aos extremismos.

Saiba quais são os 10 hábitos DIÁRIOS de casais felizes: o número 5 faz toda a diferença!

Diogo GasparSaiba mais sobre “Diogo Gaspar”
Foto: Diogo Gaspar Fotografia

Respeito é o segredo!

Contrariando todas as expectativas, a maioria das pessoas que responderam à nossa enquete acredita que é possível SIM se relacionar com alguém com ideologia política diferente da sua, pois o amor está acima disto tudo. Alguns, inclusive, opinaram com conhecimento de causa, e declararam que vivem relacionamentos de muitos anos com alguém que não partilha de seus ideais. O ingrediente indispensável para o sucesso de uma relação entre antagonistas políticos é, na opinião da maioria, o respeito – que, sabemos, anda de braços dados com o amor.

O videomaker Amaury Pacheco questiona a imposição da necessidade de semelhança entre os membros de um casal “podem ser iguais, mas precisam ser?” e nos lembra que o amor é incondicional, incontrolável e indefinível “e à noite, antes de dormir, os casais sempre encontram o momento para o aconchego, o beijo e o amor”, finaliza Pacheco.

Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

Thrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography

Depende

Muitos participantes acham que o sucesso da relação depende de uma série de fatores, mas o mais citado entre eles foi o engajamento político de um ou ambos os membros do casal. Basta que um deles esteja envolvido com militância para que a relação desande. A maturidade também é citada como pré-requisito para que seja possível levar o relacionamento adiante.

Não é apenas sobre opinião

Embora os pessimistas estejam em menor número, eles não são poucos. Uns responderam em tom de ironia: “sim, desde que um deles seja mudo!” e outros em tom de poesia: “o amor é sublime, a política é podre. Não devem se misturar.”

Mas foi a cirurgiã dentista Camilla Arêdes quem deu uma justificativa sem envolver julgamentos nem preconceitos: “Sabe por que é difícil? Porque política não é só uma questão de opinião. Engloba muito mais que isso e até as práticas do dia a dia…

DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!

Casa LumeSaiba mais sobre “Casa Lume”
Foto: Casa Lume

Este resultado nos faz pensar que, talvez, as redes sociais estejam nos mostrando apenas o pior do ser humano (ou os piores seres humanos?) mas que, na verdade, existem muitas pessoas tolerantes e sensatas dispostas a viver suas “paixões políticas” com moderação dando espaço para que o amor cresça e permaneça. Veja também as 7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!, os 6 comportamentos “românticos” que não são NADA românticos…

*Post publicado em 08/03/2017. Post republicado em 02/06/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Comentários (1)

Deixe seu comentário

45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!
45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!
Alguns detalhes são comuns a todos os casais e a todos os casamentos e antecipando determinadas verdades podemos prevenir alguns probleminhas...
7 coisas que você PRECISA saber sobre o seu NOIVO antes de casar!
7 coisas que você PRECISA saber sobre o seu NOIVO antes de casar!
Vai casar? Essas são as 7 coisas que você precisa saber sobre o seu noivo antes de dizer o "Sim" mais importante da sua vida!
Como pedir a sua namorada em casamento: ideias ultra românticas
Como pedir a sua namorada em casamento: ideias ultra românticas
Já decidiu como fazer o pedido de casamento para a mulher de sua vida? Arrisque-se e invista em um momento surpreendente e ultra romântico!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações