• Magazine
  • Cerimônia
Luciana Rocha: Cerimônias autorais e totalmente exclusivas para celebrar grandes histórias de amor

Luciana Rocha: Cerimônias autorais e totalmente exclusivas para celebrar grandes histórias de amor

Uma das juízas de paz mais requisitadas e famosas do Brasil, Luciana Rocha é conhecida pelas cerimônias cheias de afeto, emoção e conectadas à essência de cada casal

Luciana Rocha: Cerimônias autorais e totalmente exclusivas para celebrar grandes histórias de amor
Foto: Denis Araya
  • Cerimônia
  • Recomendações
  • Sponsored

A cerimônia do casamento é um dos momentos mais esperados pelos noivos e não é para menos. Ela é a concretização da união deles e merece todo o destaque no grande dia. E cada vez mais os celebrantes se esforçam para proporcionar trocas de alianças inteiramente personalizadas e que levem em conta a personalidade de cada casal. Assim, o momento se torna memorável não só para quem está casando, mas também para todos que estão testemunhando esse marco fundamental na vida do casal.

Fugindo das fórmulas prontas e criando celebrações totalmente exclusivas e conectadas com a essência dos noivos, a celebrante e juíza de paz Luciana Rocha, de Brasília, vem se destacando nesta verdadeira arte de contar histórias e emocionar. Atualmente, ela uma das juízas de paz mais requisitadas e famosas do Brasil, com lindos depoimentos gravados e escritos. Confira a seguir mais sobre sua carreira e todos os detalhes que fazem dela uma ótima escolha para quem quer uma cerimônia de casamento inesquecível.

salvarLuciana Rocha celebrante BrasiliaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Remir Archer

O encontro da vocação

Trabalhando como cerimonialista, produtora de eventos e mestre de cerimônias desde 2013, Luciana Rocha atendeu a um chamado interno para se tornar celebrante de casamentos. “Apenas organizar e produzir na área social não era mais suficiente para mim, eu queria dizer o amor do casal. Traduzir o que eu via e escutava sobre a vida deles. Como eu sempre tive muita ambientação com a roteirização, eu decidi atuar de outro modo que potencializasse outro talento que eu tinha, a escrita”, conta Luciana.

 

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Antes de se lançar oficialmente no mercado, no começo de 2018, ela se preparou por dois anos com cursos específicos que a ajudaram na transição para atuar como celebrante social. Assim que começou no novo métier, a identificação com o público foi praticamente imediata e logo ela já estava fechando contrato para conduzir cerimônias de casamentos.

No fim daquele ano, ela ampliou ainda mais o leque de atuação ao ser nomeada como juíza de paz no Distrito Federal. “Foi tudo sincronizado. Recebi demandas além da minha expectativa no primeiro ano. Creio sempre na mão divina, que também cuida de tudo muito melhor do que eu ousaria gerir. Hoje, acredito que meu maior diferencial é aliar a parte legal com a parte criativa. Sem contar no acompanhamento que a minha curadoria celebrativa proporciona desde o primeiro contato com os noivos”, comenta Luciana.

Atualmente, podemos dizer que ela é a juíza de paz que faltava em Brasília, destas singulares, que os casais sonham para comandar a troca de alianças. Luciana Rocha surpreende a todos quando celebra casamentos como juíza de paz em Brasília e oferece a opção do casamento civil personalizado. Seria além de todo o componente legal necessário ao ato, unir sua expertise em cerimônias alternativas e na produção de eventos com um dos seus mais irresistíveis ingredientes: o afeto para celebrar.

salvarcelebrante de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Cristiano Tavares

Especializada em celebrar a vida

Atualmente, Luciana Rocha realiza casamentos civis no DF, que podem ser em cartório ou fora dele, e celebrações sociais em qualquer lugar do mundo e com os mais diversos estilos, desde elopement, mini e destination weddings, até virtual e home weddings, se adequando à nova realidade trazida em 2020 pela pandemia da COVID-19.

salvarcerimônia de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: divulgação

Estou apta a oferecer todo o suporte em textos por meio de uma curadoria para tornar esta experiência exclusiva e marcante. Porque a única certeza que temos é a da VIDA, vivemos uma única vez. E isso merece acontecer da melhor forma, sendo celebrada intensamente”, pontua.

Vale a pena destacar que quando os noivos optam pela celebração personalizada e exclusiva, as reuniões com a celebrante podem ser realizadas presencialmente ou de forma eletrônica. “Devido às restrições impostas pela pandemia, intensifiquei os atendimentos virtuais com o uso de tecnologia móvel, aplicativos para reuniões virtuais, a exemplo do Facetime, Zoom, WhatsApp e outros que otimizam a formalização de meus processos”, explica Luciana.

salvarcerimônia de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Rafael Zart

Características marcantes

Os principais diferenciais do trabalho de Luciana Rocha são o seu background no mercado de eventos e a sua busca constante por aperfeiçoamento. “Minha formação e minha visão em eventos são muito amplas e sempre no sentido de traduzir uma história de amor em palavras. Também busquei preparo técnico celebrativo, vocal, aprimoramento em oratória e etiqueta para acrescer aos atributos em cerimonialística, produção de eventos e língua portuguesa”, diz ela.

salvarLuciana RochaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Tauan Alencar
salvarLuciana RochaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Lucas Santos

Longe de produzir uma cerimônia engessada ou padronizada, o trabalho de Luciana Rocha é criativo e totalmente focado na essência de cada casal. “Tenho um perfil notadamente afetivo e autoral, as preleções em meus casamentos nunca se repetiram. Eu abro um novo documento e construo um novo roteiro, simplesmente porque acho desafiador e melhor assim. Nunca ofereço no atendimento fórmulas prontas, opções de textos da internet ou compro textos para declamar no dia da cerimônia. Eu interpreto o meu texto autoral, que será inspirado na história de pessoas que estabelecem um vínculo comigo. Isso fica claro desde o início”, afirma ela.

 

Outro detalhe importante é que a celebrante sempre procura inserir o casal no processo criativo para estabelecer uma conexão com eles e para que eles também participem ativamente da criação da cerimônia. “Livremente, eu convido as pessoas à interação, a tecer certos caminhos celebrativos junto comigo. Eles são os celebrantes. Eu os conduzo, eu co-celebro. A história deles é a matéria-prima”, completa.

Luciana criou processos únicos de trabalho, como é o caso do que ela chama de Curadoria em Celebrações.A curadoria celebrativa seria uma espécie de visão sistêmica do evento e das necessidades da pessoa que celebra a vida e o amor”, conta ela que também pode ajudar os noivos na redação dos respectivos votos.

salvarvotos de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Remir Archer
salvarcerimônia de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Remir Archer

É claro que a criação de cerimônias autorais e exclusivas passa pela busca por inspiração. E as ideias vêm tanto dos detalhes da história de amor dos noivos, quanto de obras de arte, música e até mesmo de experiências cotidianas. “Absolutamente tudo ao meu redor que evoque em mim sentimentos especiais de afeto, são inspiradores. A história do casal é uma moldura. Porém eu preciso de técnicas para contar e emocionar. Isso eu adquiro por meio de cursos e mentorias constantes”, detalha.

salvarcerimonialista Luciana RochaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Tauan Alencar
salvarcerimônia de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Kleber Amaral
salvarLuciana RochaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Luana Lleras

Escolhendo o celebrante ideal

Encontrar um profissional com quem o casal tenha afinidade é só um dos pré-requisitos para o sucesso na contratação do celebrante. Você sabe o que mais é preciso levar em conta? Para te ajudar, perguntamos para Luciana Rocha suas dicas de ouro para os noivos acertarem nesta escolha fundamental. Confira!

“O celebrante é responsável pela emoção que será expressada em palavras, pela construção da mensagem, precisa ter domínio do vernáculo (idioma), de atendimento, de técnicas vocais, de imagem, postura e boas maneiras, noções de sonorização, cerimonialística e produção de eventos, enfim, é sempre bom ser o mais completo possível para abrigar versatilidade, sair de saias justas e contornar imprevistos”.

“Diria que a subjetividade ainda deve reinar na escolha, ou seja, aquela conexão singular que fala ao coração, porque o celebrante é um profissional muito próximo do casal. Claro que aliado aos demais requisitos técnicos”.

salvarCelebrante Luciana RochaSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Remir Archer

“Invista em alguém que saiba traduzir realidades com naturalidade sem esquecer da técnica, conversando com seu estilo, e fique tranquilo, nada vale mais que a sua paz”.

“Procure, ainda, um profissional que proteja seus dados sensíveis e que busque autorização para usar sua imagem”.

salvarcerimônia de casamentoSolicite mais informações à Luciana Rocha
Luciana Rocha | Foto: Luciana Ferry

A celebrante Luciana Rocha possui todas as características necessárias para que os noivos tenham uma celebração de casamento única e cheia de afeto e emoção. Por isso, não deixe de entrar em contato para conhecer a fundo tudo o que ela oferece para transformar o seu grande dia em uma verdadeira celebração do amor!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.