Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos

Muitos noivos ficam nervosos durante o casamento. E um dos momentos onde esse nervosismo mais aparece é quando é preciso fazer algum tipo de discurso em público, seja durante a cerimônia (no casamento civil ou religioso), antes do jantar ou festa. Os noivos podem enfrentar essa difícil tarefa se querem personalizando e dando mais emoção ao enlace.  

Mas, como colocar isso em prática? Se escrever não é muito a sua praia, peça ajuda a outra pessoa para que te auxilie a estruturar o que você quer dizer, mas sem deixar que ela faça o trabalho completo por você. Já se escrever não é um problema para você, você já sabe o que tem que fazer. Mas, de qualquer jeito, siga estes conselhos para saber como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos.

Passo 1. Pensar, estruturar e escrever

Antes de qualquer coisa, pense que o discurso do casamento é um reflexo de tudo o que você sente. Por isso, não comece a escrever sem antes pensar o qual é a mensagem que você quer transmitir. Respire, reflita, analise… Pense no que você quer escrever, o que você sente e como quer passar esse sentimento para seus convidados e para o seu amor.

Em seguida, faça um rascunho com todas essas ideias que apareceram na sua cabeça. Comece contextualizando o momento que você está vivendo e olhe um pouco para o passado para dar ao seu parceiro e ao público referências da relação de vocês. Finalize com uma boa reflexão sobre tudo o que vocês construíram e o que ainda vão construir juntos.

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Crédito: Studio Couplé

Depois, pense no conjunto como um todo. Os fatos podem ser os mesmos, mas adornados com um certo estilo, podem evocar algumas coisas ou outras. O que prefere? Decida antes de começar a escrever.

Quando já tiver passado por todas essas fases, você já pode pegar a caneta ou começar a teclar no computador. Tudo fluirá muito mais fácil porque você já tem tudo anotado, como um guia que vai te ajudar a escrever e a ser mais direto. Sua relação com essa pessoa é especial e, mesmo que você não saiba escrever, as ideias aparecerão, não se preocupe. 

Como já dissemos, você pode contar com a ajuda de uma pessoa que saiba escrever melhor do que você, ou simplesmente, que saiba organizar melhor essas ideias. Mas lembre-se: a essência do conteúdo deve ser sua, apenas sua.

Veja como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos.

Passo 2 .Combinar emoção com humor

Cada pessoa é livre para escrever do seu jeito, mas nós do Zankyou recomendamos que você mantenha um equilíbrio entre a emoção e o humor. Porque emocionar é essencial quando se trata de um discurso assim, e para isso é muito importante usar referências do passado, mencionar pessoas importantes dentro da história de vocês e fala dos sentimentos que levaram vocês a dar esse grande passo. Pode parecer forçado, mas procure fazer um discurso que leve todos às lágrimas, se você conseguir isso, é um sinal de que suas palavras e o tom usando foram realmente emocionantes e saíram do seu coração.

Mas não se esqueça do humor. A comédia ajuda a que tudo seja mais leve e a combinação com a emoção é perfeita. Para começar. O humor ajuda a quebrar o gelo, a acalmar os nervos (tanto os seus como os dos convidados mais próximos).

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Crédito: LoveShake

Porque o humor reduz a emoção de modo a não transformar o discurso em uma poça de lágrimas ou num drama. Além disso, esta técnica aumenta os sorrisos e risos, duas das maiores formas de expressão que não podem ser perdidas em um dia de alegria como este. O humor é a chave para a vida, para os relacionamentos, para enfrentar tudo de uma forma mais positiva. Não se esqueça dele no seu casamento!

Para usar o humor, tente não recorrer à piada fácil, aos clichês ou às piadas do passado. Procure ser original, espirituoso, relembre anedotas e mencione fatos de todos os tipos, desde acontecimentos conhecidos pelo casal e até aqueles mais populares entre os seus amigos e familiares. Mas não transforme o discurso em uma interpretação exagerada. Não tente fazer deste momento um stand-up comedy.

Finalmente, é importante enfatizar a importância do respeito. Não se apoie no humor para desqualificar alguém (presente e ausente) ou humilhar, embora possa parecer divertido para alguns. Muitas pessoas fazem isso e não é engraçado, nem um pouco. Sempre use comédia com respeito, mesmo se você lançar provocações engraçadas.

Nós te ajudamos escolher o destino da lua de mel em 5 passos.

Passo 3. Envolva os convidados e lembre-se dos que já não estão

Não se esqueça das outras pessoas que estão presentes no grande dia. O casamento é um evento protagonizado pelos noivos, isso é óbvio, mas seus convidados também merecem ouvir algumas palavras bonita. A ideia aqui não é dedicar uma linha para cada um deles, mas mencionar as pessoas que os ajudaram nesta caminhada ou incluir histórias com familiares e amigos. E, acima de tudo, não se esqueça de falar das famílias. Evidentemente, a maioria dos noivos e noivas fazem um discurso que gira em torno do seu parceiro e das pessoas mais próximas, mas sua outra família também merece ter destaque neste momento.  Faça uma menção especial às pessoas que não puderam ir ao casamento por problemas de agenda, de saúde ou por questões geográficas.

No caso das pessoas que já não estão entre nós, tente ser suave e não criar um clima triste. Não cite perdas importantes, principalmente se são recentes, pois você nunca sabe como isso pode impactar aos presentes. Mas se essas perdas te afetam especialmente e você quer fazer uma menção especial, faça recordando os bons momentos e lamentando essa ausência com palavras bonitas, sem dramatismo.

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Crédito: Click Dois

Passo 4 . Não se estenda nem tome licenças poéticas.

Se você sabe escrever, você tem vários pontos ganhos nesta jornada para o discurso perfeito. No entanto, lembre-se que esta tarefa não aspira a um PhD ou ao Prêmio Nobel de Literatura. Deve estar bem escrito, é claro, mas há belas formas de escrever que podem estar longe da pompa e do excesso de ornamentação. Use uma linguagem simples, natural, acessível aos presentes, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não se envolva com expressões confusas, léxico complicado ou figuras retóricas excessivamente trabalhadas. Todos devem entender a mensagem que, embora linda, não deve ser indecifrável para ninguém.

Para fazer isso, escreva com seu coração. A linguagem não deve ser recarregada, mas próxima e compreensível para todas as pessoas que já amaram alguma vez. Não exagere nas gírias. Use palavras e piadas familiares ao seu público, mas evite palavrões e expressões muito geracionais que apenas alguns possam entender. Lembre-se que você está em um evento formal!

Precisa de ajuda para organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook!

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Crédito: Duetto Foto e Design

É importante também controlar a extensão do texto. O seu discurso deve ter o tamanho adequado, que não canse nem você nem que está ouvindo. Uma boa ideia é ler para algumas pessoas (poucas se você quer manter o quesito surpresa no grande dia) e siga conselhos caso seja preciso cortar ou acrescentar alguma coisa. É sempre melhor escrever pouco, mas transmitir a mensagem que você quer do que se prolongar e acabar usando palavras sem valor.

Não perca: como escolher as músicas para o seu casamento em 5 passos.

Passo 5. Ensaie o discurso e aproveite o momento

Falar em público pode ser um tarefa difícil para muitos. Na realidade, pode ser um verdadeiro desafio, por isso recomendamos que as palavras sejam realmente suas e você ensaie esse discurso diversas vezes. O melhor é ensaiar diante de um espelho, onde você veja como você fala. Grave o discurso para ouvir quais são as melhores partes e onde você precisa melhorar na interpretação. Se você é uma pessoa tímida, fala sobre isso antes de começar o discurso no dia do casamento. Dessa forma, as pessoas entenderão melhor a sua situação e possíveis erros, mostrando empatia e ternura.    

Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Crédito: Dois Cliques Fotografia

Talvez não seja uma má ideia tentar memorizar praticamente todo o discurso, mas você deveria estar relaxado para evitar que os suas palavras pareçam falsas ou algo falado por um robô, que aprende algo sem sentir realmente. Você precisa demonstrar com a sua voz o que suas palavras querem dizer. Desta forma, seu discurso será perfeito!

 

Post publicado em 16/05/2018. Post republicado em 30/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Listamos os 5 passos que você precisa seguir para planejar o orçamento do seu casamento antes de dar a largada nos preparativos.
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Ofereça lembrancinhas que, além de sua beleza e originalidade, serão úteis aos seus convidados! Siga esses 5 passos e escolha a lembraça que mais tem a ver com vocês!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações