O que toda noiva deve saber para ter um casamento criativo e ousado? Especialistas respondem!

Dos últimos casamentos em que você foi convidada, quantos deles poderia chamar de criativo ou ousado? Se fôssemos tomar como base o que muitos dos profissionais do ramo dizem dos seus próprios serviços, seriam praticamente todos! Porém, os melhores fornecedores sabem bem que a verdadeira criatividade envolve mais do que simplesmente sair com uma boa ideia da cartola – é preciso (muita!) sintonia dos noivos com os fornecedores, um bom repertório, vontade de fazer diferente e, é claro: sempre o bom senso guiando as escolhas para o grande dia. Disso tudo, eles entendem de sobra!

casamentos ousados e criativos
Foto: Marine Szczepaniak

Por isso, fomos até empresas que são referência nos ramos de decoração e identidade visual no Rio de Janeiro e perguntamos: o que toda noiva deve saber para ter um casamento criativo e ousado? Elas nos esclareceram todas as dúvidas e deram ótimas dicas para quem quer imprimir personalidade no casamento mas ainda não sabe como. Confira!

Veja também: Dificuldades em fechar a lista de convidados do casamento? Temos dicas preciosas que irão te ajudar!

Buscar referências não é copiar!

Tenha em mente que buscar referências para se inspirar não significa que você está copiando alguma ideia – pelo contrário: pesquisar exemplos do que você considera ideal  e que deram certo é o primeiro passo para criar seu próprio repertório e não ficar perdida ou sem saber por onde começar. Esta é a hora de dar asas à imaginação!

bolo casamento criativo e ousado
Foto: Valentina Reyes

E, como no universo dos casamentos, o “não” nem sempre é uma resposta aceitável, existe solução para tudo – até mesmo para criar algum móvel do zero! Nestes casos, a dica é apostar em parceiros com capacidade de concretizar o que ainda está no campo das ideias. Carolina, responsável pela fábrica da Vimoso Móveis e Locação, que faz locação de móveis para eventos, trabalha diretamente com os decoradores com o diferencial de produzir móveis sob demanda.

Eles nos trazem o projeto, e sendo viável, fabricamos as peças ou adaptamos os produtos ao que o nosso cliente deseja“. Para ela, a máxima do “menos é mais” é sempre boa para evitar exageros e manter tudo na medida do aceitável.

Vimoso Móveis e LocaçãoEntre em contato com Vimoso Móveis e Locação
Vimoso Móveis e Locação. Foto: divulgação

Para a decoradora e cerimonialista Marcia Tarasiuk, é possível criar uma decoração ousada e criativa desde que estas ideias sejam funcionais e atendam as necessidades que uma festa exija. Ela realiza tudo o que for possível, sempre dentro dos limites do bom gosto e de acordo com as possibilidades.

Um bom exemplo disso foi um casal de noivos que havia visto em uma de suas viagens o quadro ‘Amendoeiras”, de Van Gogh. Eles ficaram tão apaixonados que pediram que fizéssemos uma releitura dele no casamento. Então, criei um painel para a mesa de doces e para a estampa das almofadas“, relembra a profissional.

Marcia Tarasiuk Cerimonial e Decoração de EventosEntre em contato com Marcia Tarasiuk Cerimonial e Decoração de Eventos
Marcia Tarasiuk. Foto: João Salamonde
Decoração Marcia Tarasiuk
Marcia Tarasiuk. Foto: João Salamonde

Casar ao ar livre: ótimo para quem quer ousar!

A escolha da locação do casamento é um aspecto muito importante para quem deseja ter um casamento criativo e ousado. Isso porque há lugares mais propícios que outros para deixar a imaginação fluir com mais liberdade, como os casamentos a céu aberto: neles, pode-se aproveitar muito melhor os elementos naturais e, assim, criar um ambiente ainda mais personalizado.

Confira ainda: Quanto tempo deve durar uma cerimônia de casamento?

Foto: Dianne Díaz

Há 15 anos no mercado, Ana Maria Andrade, da Flores de Maria, apaixonou-se tanto pelos casamentos na praia que fazia que acabou se tornando especialista no nicho. Para ela, só o fato de estar pertinho do mar já traz uma atmosfera naturalmente favorável para quem quer um casamento mais despojado e fora do óbvio.

Não há dúvida que a praia é um ambiente que favorece muito a decoração para os casamentos mais ousados, para quem quer ser feliz e fazer os outros felizes no grande dia. Por ser aberto e perto do mar, fica tudo mais mágico e lúdico“, conta a profissional.

Flores de MariaEntre em contato com Flores de Maria
Flores de Maria. Foto: divulgação

Como exemplo de decoração que costuma usar nos casamentos na praia, algumas noivas buscam os pallets – uma aposta ousada para usar em eventos mais informais, mas que ganha uma pegada sofisticada quando conciliada com peças de cristal, por exemplo, “para dar cara de casamento“, ressalta.

Você também vai gostar de ler: Como calcular as bebidas do casamento: acerte em cheio nesse item essencial.

Flores de MariaEntre em contato com Flores de Maria
Flores de Maria. Foto: Divulgação

Muito além da decor

Com a natureza ao dispor, é claro que as inovações não poderiam ficar só na esfera da decoração: Ana Maria conta que já atendeu até noivas que chegaram de barco ao casamento. “Mas sempre recebo clientes que querem bastante cor, ou que preferem dar um toque mais sentimental ao evento adicionando fotos e objetos simbólicos, muito significativos para os familiares“, conta.

Pequenos mimos feitos especialmente para agradar aos convidados também fazem a diferença – e muito sucesso! Carolina, da Vimoso Móveis e Locação, cita como exemplo a vez em que seu cliente contratou um carrinho de sorvete Itália para entrar no meio do evento. “Todos amaram!'”, conta ela.

casamentos ousados e criativos
Foto: Dianne Díaz

Colar com quem sabe MESMO inovar!

Há quem defenda que o talento nato somado ao desenvolvimento das habilidades é o que dá, de fato, a capacidade de criar e inovar. Ou seja – a criatividade também é fruto de grande esforço e muita paixão, como comprova a designer Patricia Koeler, que trouxe toda a sua experiência como diretora de arte no mercado publicitário para o universo dos casamentos.

Em apenas 5 anos do mercado, ela é pioneira na criação de itens como os cones personalizados para levar os docinhos – um feito que colaborou para conquistar um posto de destaque na área de identidade visual. Absolutamente justo!

Patrícia Koeler Entre em contato com Patrícia Koeler
Patrícia Koeler. Foto: Divulgação

Segundo Patrícia, que leva o amor pelo design em seu sangue e prefere criar tendências em vez de segui-las, ter as melhores sacadas nem sempre é tão simples assim.

Para inovar com criatividade, é uma luta diária. Nunca faço nada idêntico, em todos os meus trabalhos eu dou um toque diferente, por mais que a noiva peça uma cor ou estilo específico. Acredito que é esse cuidado que me levou onde estou hoje“, orgulha-se.

De fato, tanto suor tem dado certo a olhos vistos. Sua mais recente inovação são os maravilhosos convites feitos em madeira de reflorestamento: “Elevamos o convite para um novo patamar mantendo uma pegada ecológica, e sem custo exorbitante como alguns podem pensar“, explica.

Confira Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

Patrícia Koeler Entre em contato com Patrícia Koeler
Patrícia Koeler. Foto: divulgação

Pesquisa e antecedência: sempre bem-vindas!

Em um casamento criativo e ousado, atentar para a identidade visual é primordial. Porém, antes de definir qualquer coisa, Patrícia recomenda pesquisar bem os profissionais, estudar o portfólio das empresas e buscar opinião de outros clientes. Tudo isso com uma ressalva importante: “Nem sempre a empresa pode compartilhar da mesma ‘vibe’ que a noiva espera. Tem que acontecer esta empatia inicial“, sugere.

Outro ponto importantíssimo para definir a identidade visual é o fator tempo – deste modo, os noivos têm um intervalo suficiente para saber exatamente do que gostam ou não. “Como ao longo do caminho as noivas costumam mudar muito de ideia, é preciso existir um tempo sobrando caso seja necessário mudar alguma coisa”, recomenda.

kit toilette casamento
Patrícia Koeler. Foto: Divulgação

 

Seguindo estas dicas, uma dose a mais de criatividade e ousadia será certeza de sucesso para o seu grande dia. Portanto, anote todas e prepare seus convidados para o casamento criativo mais, de fato, criativo que eles já viram!

Gostou deste post? Então veja também Polêmica sobre crianças em casamentos: vetá-las ou não da lista de convidados?

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

9 "segredinhos" que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!
9 "segredinhos" que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!
Fique atenta aos cuidados que você deve ter nos preparativos do casamento e veja os 9 "segredinhos" que toda noiva deve dizer às suas madrinhas antes do casamento!
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Ficou noiva? Então não deixe de conferir nossos 8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Mara Duarte Assessoria -
 Foto: Jeane Rios
10 conselhos INFALÍVEIS para evitar o estresse antes do casamento!
A etapa dos preparativos deve ser algo prazeroso e divertido. Leia as nossas dicas e saiba como isso é possível!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações