Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

Quem pensa que um casamento apenas civil é entediante, está muito enganado! Ao contrário das cerimônias religiosas, neste tipo de casamento pode tudo: pode um amigo fazer o papel de celebrante, pode um ritual exótico, pode celebrar a união do casal como você quiser! Descubra agora como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

Gabi Nehring Fotografia
Foto: Gabi Nehring Fotografia

Passo 1. Onde celebrar?

A assinatura dos documentos é feita em cartório, por isso os noivos devem escolher outro local para realizar a celebração. Se o casal pensa em algo mais íntimo, pode levar os convidados para um restaurante ou oferecer um jantar em casa. Mas se quiser comemorar para valer, o ideal é buscar espaços abertos, como praia e pousadas, ou espaços agradáveis em meio à cidade, como hotéis boutiques ou casas rústicas.

Veja 7 dicas para eleger o local PERFEITO para qualquer estilo de casamento!

Club La Plage
Club La Plage – Foto: Neumanns
Inimaginável Decoração
Inimaginável Decoração – Foto: Divulgação

Passo 2. Caminho para o altar

Não gosta da ideia da entrada tradicional? Sem problemas! Os noivos podem optar por entrar juntos, descalços, acompanhados por seu pet ou ter o tradicional dueto de pajem e daminha abrindo caminho para eles. E se o casal contratar uma banda ou DJ para tocar a música de entrada, o momento ganha ainda mais personalidade. Para isso você pode contar com uma boa assessoria que além de organizar, vai cuidar com prazer de todos os detalhes do seu grande dia, como a Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de eventos.

Aprenda Como decorar o caminho ao altar: dicas LINDAS e surpreendentes!

Marcelo Vallin Fotografia de Casamentos
Foto: Marcelo Vallin – Fotografia de Casamentos
Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos
Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos – Foto: Rafael Porto

Passo 3. Escreva seus votos!

Abuse dos sentimentos e escreva votos que declarem o que realmente sente por seu grande amor. O momento dos votos sempre é muito emocionante, e você ainda pode escrever um texto que tenha uma pitada de humor para alternar lágrimas e sorrisos.

Inspire-se em Como surpreender o noivo antes, durante e depois do casamento: dicas que arrancarão lágrimas deles!

Aloha Fotografia
Foto: Aloha Fotografia

Passo 4. Um celebrante diferente!

Depois do cartório, vocês já estão oficialmente casados! Então, podem convidar um parente ou grande amigo para celebrar sua união sem precisar da presença de um juiz ou padre. Escolha alguém que acompanhe o casal desde o início e conheça toda a sua história, pois esta pessoa conseguirá trazer ainda mais alegria e emoção ao seu casamento.

Dicas para uma Cerimônia especial: 23 dicas para celebrar o casamento de quem você ama.

Noivos e juiz
Foto: Kalina Grabowski Fotografia

Passo 5. Rituais 

Que tal um ritual que simbolize a união? Conheça algumas sugestões:

  • Ritual das areias: cada um dos noivos despeja areia de uma cor diferente em um vaso grande. As cores se misturaram e representam a união indissolúvel do casal.
  • Ritual da caixa: parentes e padrinhos escrevem mensagens positivas e as depositam em uma caixa, que será uma lembrança do grande dia à qual o casal recorrerá quando estiver passando por momentos difíceis.
  • Ritual das velas: juntos, os noivos, cada um com uma vela, acendem um terceira vela. Este ato simboliza que o casal seguirá unido, desfrutando esta nova fase de suas vidas como se fossem um só.

Inspire-se com Ideias para uma cerimônia de casamento super original.

Ana Paula Aguiar Fotografia
Foto: Ana Paula Aguiar Fotografia

Passo 6. Saindo com estilo!

Deixe de lado a clássica chuva de arroz e experimente elementos diferentes! Se prefere o estilo DIY, recorte pequenos corações ou flores de papel e os distribua em saquinhos entre os convidados. Balões, fitas e bolhas de sabão, também produzem um lindo efeito em suas fotos. Além disso, todos vão adorar a variação! Para essas e outras ideias, você pode contar com uma assessoria completa como a da Gran Casório, que vai cuidar de todos os itens que precisa para montar um casamento.

Veja outras opções em Saída dos noivos: esqueça o arroz e aposte por essas ideias MEGA divertidas!

Gran Casório Organização de Eventos
Gran Casório Organização de Eventos – Foto: Divulgação
Juan Cogo Fotografia
Foto: Juan Cogo Fotografia

Passo 7. Decoração significativa

A decoração deve ser pensada nos mínimos detalhes, sempre de acordo com o gosto do casal. Inserir detalhes que reflitam sua personalidade deixará ainda mais claro o quanto estão juntos e em sintonia. Elementos artesanais dão um toque mais que especial!

Veja Como decorar o seu casamento DIY em 2017: dicas lindas, fáceis e econômicas

Decoração com flores
Foto: Kalina Grabowski Fotografia
Oh Lindeza
Oh Lindeza – Foto: Divulgação
Cetim
Cetim – Foto: Divulgação

Passo 8. Participação de pais e convidados

Pais, irmãos e amigos podem participar deste momento tão especial dizendo algumas palavras sobre o que sentem após a cerimônia. Certifique-se de que todos saibam que os discursos devem ser breves. Prepare-se: esta sugestão sempre garante fortes emoções e lindas memórias!

Divirta-se! Coreografias para casamento com o seu pai: aposte nessa ideia e ARRASE na pista de dança!

Dueto Fotografia
Foto: Dueto Fotografia

Passo 9. Lembrancinhas

Deixe as lembrancinhas mais interessantes ao personalizá-las. Investir em pequenos cartões ou origamis e escrever recados para cada um dos seus convidados, nomeando um a um, por exemplo, pode ser um processo trabalhoso, mas o resultado é surpreendente!

Confira as sugestões de Lembrancinhas de casamento DIY: ideias fáceis e extraordinárias!

Dueto Fotografia
Foto: Dueto Fotografia

Não deixe de celebrar seu grande dia mesmo que o orçamento esteja apertado. Convide seus amigos para um piquenique no parque ou para um clássico bolo com champanhe na casa de seus pais. O importante é não deixar esta data passar em branco!

Confira nosso Guia com 5 passos para fazer o orçamento do seu casamento caber no seu bolso: infalível!

* Post publicado em 29/10/2017. Post republicado em 06/10/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Tudo começa com o convite, como já falamos algumas vezes, mas a cerimônia é o primeiro contato real dos convidados com o casamento, e por isso, deve combinar perfeitamente com o estilo do grande dia. Aqui estão os 5 passos para saber como decorar a cerimônia, seja civil ou religiosa.
Celebrante Paulo Godoy - Foto: divulgação
O programa de cerimônia: tudo o que você precisa saber!
Se deseja ter uma cerimônia super organizada e ainda incluir um mimo surpreendente para seus convidados, aposte na confecção de um programa de cerimônia: tudo o que você precisa saber!
Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Não deixe para contratar o celebrante perto da data do seu casamento. Descubra por que esse profissional é tão importante para dar o tom perfeito à sua cerimônia de casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações