Organizando um casamento à distância: como fazer dar certo quando os noivos moram longe?

Se a organização de um casamento já é uma tarefa complicada, imagine quando os noivos moram em cidades ou até mesmo em países distantes do local onde será realizado o casório. A dificuldade aumenta ainda mais, quando ambos moram em cidades diferentes e decidem por um terceiro local para celebrar seu grande dia. Mas para tudo tem um jeito, por isso, conversamos com alguns especialistas que nos deram dicas maravilhosas, que você poderá conferir em Organizando um casamento à distância: como fazer dar certo quando os noivos moram longe?

Por onde começo?

Se já decidiu a cidade onde irá celebrar seu casamento, o primeiro passo é procurar por uma assessoria especializada, que contribua ativamente com todas as fases do planejamento, desde a busca pelo local onde será realizada a recepção, à indicação de fornecedores que estejam de acordo com o estilo do casal e budget disponível.

Tatiana Mattos, assessora e proprietária da empresa Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial, diz que “o profissional desta área auxilia seus clientes a preparar e orquestrar todos os detalhes, proporcionando indicações para a contratação de fornecedores, espaço físico da festividade, Igreja, decoração, buffet e tantos outros detalhes que envolvem todas as etapas da realização de um evento grandioso, compreendendo o antes, durante e após a festa.”

Saiba tudo sobre Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?

Comunicação à distância

Não é porque os noivos se encontram longe, que não irão conseguir dar aquele toque de personalidade ao seu grande dia. Tudo dependerá da forma como será realizada a comunicação, e ainda há a possibilidade de visualizar alguns elementos que serão utilizados no casamento.

Nicole Ofeiche, assessora experiente à frente da empresa Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos, afirma que é muito importante a comunicação através do Skype, pois neste caso, é como se noivos e assessora estivessem realizando reuniões juntos. Ela indica que o casal envie várias referências do estilo de casamento que desejam por e-mail. “E daqui vamos mostrando algumas peças como: guardanapos, porta guardanapos, toalhas, podemos fazer um arranjo de flores para aprovação dos noivos.”

As profissionais da empresa Gui la Partio Eventos Especiais finalizam dizendo que “conhecer o casal e o que ele deseja é fundamental para que possamos desenvolver um trabalho juntos, com exclusividade.”

Um em cada canto

Alguns noivos moram em cidades diferentes, seja por causa do trabalho, estudo, ou porque se conheceram em um local distinto, se apaixonaram e resolveram manter um namoro à distância. Neste caso, ambos devem entrar em sintonia, utilizando ferramentas como o Skype e Whatsapp para a troca de ideias e referências. E se, por exemplo, o casamento ocorrer na cidade natal da noiva, Nicole Ofeiche indica que seja realizada uma reunião com a assessora, na qual a mesma esteja presente e o noivo participe através do Skype. Esta integração facilita e colabora com a tomada de decisões, evitando possíveis divergências.

Vale lembrar que são muitos detalhes que devem ser vistos e revistos para que tudo dê certo, por isso o casal deve se empenhar ao máximo durante todo o processo. Chris Mell faz questão de assessorar de perto todas as etapas junto aos noivos, pois acredita que o casamento “é um organismo vivo, com muitos itens, detalhes e protocolos dos quais, geralmente, os noivos e a família não têm ciência.”

Descubra quais são as 3 coisas simples e 3 coisas difíceis em um casamento: uma mãozinha no planejamento!

Reconhecendo território

Se houver esta possibilidade, o ideal é que pelo menos um dos noivos marque um encontro com sua assessora para conhecer o local do casamento, participar de algumas degustações e verificar os detalhes de seu grande dia. Existe ainda a opção de enviar uma pessoa para representá-los, como suas mães, pais, avós ou alguma pessoa de confiança, que fará o papel dos noivos, colaborando com a conferência e decisões em relação a alguns itens. Esta é uma forma de passar mais tranquilidade para o casal, que se sentirá bem representado por alguém que compartilha dos mesmos sentimentos e deseja que seu casamento se transforme em um dia inesquecível.

Procure por empresas como a DT Assessoria & Cerimonial, que trabalha junto a diversas equipes e fornecedores parceiros, proporcionando um grande leque de opções e estilos, o que possibilita uma maior facilidade para que os noivos encontrem exatamente o que procuram.

Veja Quem deve participar da organização do seu casamento e quem não deve: dicas para você não se estressar

Um viva para a internet!

A internet se tornou uma grande facilitadora para noivos que desejam celebrar seu casamento em outras localidades. Contratos podem ser assinados, digitalizados e enviados por e-mail, sendo reconhecida sua validade. Da mesma forma, são feitas provas de alguns detalhes, como convites, arranjos e lembrancinhas, cujas fotos são enviadas para que os noivos possam dar seu OK.

Leve na mala

Apesar de praticamente tudo ser fechado no local onde será realizado o evento, existem certos itens que os noivos deverão escolher previamente em sua cidade, como o vestido de noiva, traje do noivo, sapatos e acessórios. Outra questão importante é a escolha de profissionais que são pontos chave para o sucesso do casamento, e caso seja possível, os noivos devem contratá-los e levá-los consigo, como aconselha Nicole Ofeiche:

“Sempre sugiro que cabelo e maquiagem devem ser com profissionais que a noiva está acostumada ou que já conheça o trabalho. Se ela tem o de sua preferência e puder levá-lo, é sempre muito bom, assim como foto e filmagem, pois dependendo do local, ainda não existem profissionais especializados em casamentos, e as fotos e a filmagem é o que realmente fica de recordação.”

Programe sua chegada

É indicado que o casal se programe para chegar a local do casamento com alguns dicas de antecedência, principalmente se morarem em outros países, para que haja tempo hábil para se adaptarem ao fuso horário.

Nicole Ofeiche recomenda que, se possível, “cheguem 1 semana antes para se familiarizarem com o local, tirar as últimas dúvidas, e se precisar, ainda em tempo de trocar alguma coisa que for necessário. Se não for possível, pelo menos com três dias de antecedência para que possamos realizar o ensaio e os últimos detalhes.”

Se sonha em casar no exterior, confira Destination wedding em Portugal: a opção perfeita para quem busca uma experiência única

Não esqueça de que a escolha de uma boa assessoria junto a comunicação entre o casal, são pontos cruciais para conseguir realizar o casamento dos sonhos. Mas se ainda está em busca do lugar perfeito para celebrar seu grande dia, conheça Um guia perfeito com os melhores espaços de casamentos no Brasil!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Malagueta Craft
5 motivos para você fazer um diário da noiva 
Algumas empresas já vendem versões prontas, divididas por cada item essencial do planejamento, ou você pode criar a sua toda personalizada!
Foto: Buzetti Fotografia e Filme
Descubra as 5 coisas que os noivos sempre esquecem de incluir no orçamento do casamento
Além disso, veja as dicas, de quem entende do assunto, sobre como manter os gastos dentro do planejado.
Foto: Duetto Foto & Design
Para noivas e noivos: 10 cuidados fundamentais para o dia do casamento!
O grande dia chegou e com ele vem aquele friozinho na barriga e aquele medo de alguma coisa dar errado. Quer deixar essas sensações para trás? Então conheça nossas dicas para noivas e noivos: 10 cuidados fundamentais para o dia do casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações