Quem deve participar da organização do seu casamento e quem não deve: dicas para você não se estressar

O anúncio aconteceu: vocês vão casar! No dia seguinte já tem uma chuva de pitacos e sugestões vindo de todas as direções. Estamos mentindo? E, se vida de noiva já não é fácil, imagina ainda ter que administrar um batalhão de gente se envolvendo durante o processo de organização.

Por isso, contamos com a ajuda daquelas que são as rainhas da paciência e do bom senso para sugerir quem deve e quem não deve participar da organização do seu casamento: as amadas assessoras. Veja agora as melhores dicas!

organização do casamento
Foto: Lenine Serejo Fotografia

Quem deve participar da organização?

1. Os noivos

Pode parecer estranho, mas há situações em que todos se envolvem, menos o casal. “Já fui contratada pela mãe da noiva porque a noiva não tinha tempo de ir na reunião. A sorte é que elas tinham uma relação ótima. Mas ninguém substitui a presença e as decisões dos noivos”, comenta a assessora Mi Senise.

Danni Moura, da Dolce Vita Assessoria de Eventos, complementa esta ideia: “Fundamental mesmo é sempre o casal, pois a identidade deles precisa estar impressa em cada detalhe, em cada cor, em cada mimo. E é muito importante trazer o noivo para perto, não deixando todas as decisões nas mãos da noiva”.

Decidiu de última hora? Casando às pressas: como fazer um casamento em pouco tempo!

Dolce Vita Assessoria de EventosSaiba mais sobre Dolce Vita Assessoria de Eventos
Assessoria: Dolce Vita Assessoria de Eventos | Foto: Julia Demarque

2. O assessor ou cerimonialista

Um casamento é um evento e, dependendo do tamanho, é um MEGA evento. Não dá para querer fazer tudo sozinha (principalmente, quando não se tem muita experiência). Equilíbro emocional, paciência e muito profissionalismo são a base do nosso trabalho. Não basta ser tecnicamente perfeito se não for capaz de lidar com o emocional daqueles que estão envolvidos diretamente com a organização do casamento. A assessoria tem que dar segurança aos noivos. Em meio às ideias, tensões, decisões, o assessor é aquele que organiza esse universo mágico e o torna possível”, afirma a assessora Silvia Lopes.

3 coisas simples e 3 coisas difíceis em um casamento: uma mãozinha no planejamento!

Silvia Lopes Eventos EspeciaisSaiba mais sobre Silvia Lopes Eventos Especiais
Foto/Divulgação Silvia Lopes Eventos Especiais

3. A mãe parceira

Não tem ninguém que te conheça melhor que ela. Ela sabe dos seus gostos, quando você está irritada ou quando está encantada com algo. Contar com aquela mãe parceira na organização do casamento é uma grande sorte e a garantia de momentos inesquecíveis juntas.

Veja também: Assessoras comentam os 7 principais comportamentos dos noivos que indicam se o casamento poderá durar ou não

organização de casamento
Foto: Mônica Dantas

Quem não deve participar da organização?

1. A madrinha mala

Você pode substituir “madrinha” por “tia” ou “prima” mala. Todas temos alguma! São aquelas que são relativamente próximas, e por isso mesmo se acham no direito de palpitar, mas possuem aquela personalidade (vamos dizer forte, para sermos educados!) difícil de lidar. Esse tipo é melhor deixar de lado, ok?!

Você já sabe a resposta para essa pergunta? Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!

2. Os fornecedores esnobes

Tem fornecedor que pensa que sabe tanto que chega até a ignorar as ideias dos noivos. Esses devem ser descartados! “O casamento é um momento único do casal. Nossa opinião pessoal não deve interferir nas escolhas já feitas por eles. O que podemos é orientar sobre um item ou outro, dar um direcionamento, caso eles precisem, mas nunca expressarmos nitidamente o que gostamos ou não, comenta Moura, da Dolce Vita Assessoria de Eventos.

organização de casamento
Foto: Casa Lume

3. A sogra chata

Atenção, sabemos que há sogras maravilhosas e que participam de tudo como uma pessoa que quer ver seu filho feliz com o amor da sua vida. Mas também sabemos que com muitas delas rola aquele ciuminho (às vezes, uma disputa…) que pode ser expresso por atitudes pouco amigáveis. “Já tive casos da festa estar impecável para os noivos e convidados, mas a sogra reclamar de tudo. As flores estavam murchas, a bebida não estava gelada, o terno do noivo desalinhado…”, complementa Moura.

Mi Senise Assessoria e CerimonialSaiba mais sobre Mi Senise Assessoria e Cerimonial
Foto/Divulgação Mi Senise Assessoria e Cerimonial

Os pitacos vão acontecer

Não adianta fugir. “É natural que, em um momento como este, todos queiram contribuir com experiências e opiniões. O que não pode acontecer são intromissões, que geralmente levam os noivos aos estresse”, diferencia Silvia Lopes.

A última palavra: a dos noivos!

Nem se preocupem porque os bons assessores e cerimonialista já sabem que a última palavra deve ser a dos noivos. Mi Senise conclui: “No final das contas, temos que atender somente duas pessoas, a noiva e o noivo. Eu tento sempre ouvir e administrar todo mundo, estabelecendo boas relações com todos, mas se isso não for possível, fazemos a vontade dos reais protagonistas disto tudo, os noivos”.

organização de casamento
Assessoria: Mi Senise Assessoria e Cerimonial | Foto: Leonardo Bentevengue

Bom, sabemos que essas sugestões de quem deve e não deve participar da organização do casamento estão longe de ser regra, até porque cada casal tem sua realidade, que só ele conhece de verdade. O importante é que esse momento pré-casamento seja vivido da forma mais tranquila e feliz possível. Não deixe de conferir também: Como fazer uma área infantil no casamento: alegria para os pequenos, tranquilidade para os pais!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Pinterest: uma ajuda valiosa na organização do seu casamento
Pinterest: uma ajuda valiosa na organização do seu casamento
A rede social é o melhor lugar para achar fotos de todos os detalhes para a festa e a cerimônia dos sonhos!
Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!
Foto: contenido.com.mx
Assessoras comentam os 7 principais comportamentos dos noivos que indicam se o casamento poderá durar ou não
As profissionais que mais convivem com os noivos sabem identificar com facilidade quando o casal é mais propício a enfrentar duras crises no casamento

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações