Zankyou desvenda: por que os casamentos intimistas têm feito tanto sucesso? Vem com a gente!

Com os olhos voltados para as principais tendências de casamento em mais de vinte países, faz tempo que a turma do Zankyou vem apostando nos mini weddings como os novos queridinhos dos noivos brasileiros. Faz sentido. Somente em 2017, cerca de 10% de todos os Casamentos Reais publicados em nossa página traziam o termo “mini wedding” ou “intimista” no título. Se acrescentarmos os chamados destination weddings selecionados para a Magazine, que em geral costumam ser mais enxutos, esse percentual sobe para 20%.

Agora, atenção: como sabemos que muitos de nossos “casamentos no sítio” ou “casamentos no jardim”, por exemplo, também tinham perfil bem intimista, esse número certamente ainda subiria mais. Seria tudo por conta da crise? A gente não acredita. Nossos fornecedores tampouco.

Casinha Quintal Encante-se com a proposta do Casinha Quintal
Casinha Quintal – Foto: Divulgação

Dois grupos

Na opinião do assessor Caio Motta, as noivas estão divididas em dois grupos dominantes, são eles: as que gostam de grandes festas e as que se sentem mais à vontade com a ideia de um casamento no estilo intimista. “Apesar de as duas frentes sempre terem existido, os casamentos menores têm ganhado muita força nos últimos tempos por dois motivos. O primeiro remete ao período pelo qual estamos passando, que requer decisões cuidadosas e conscientes. O segundo é que, na era das coisas ‘tumblr’, tudo que vemos como referência trata de festas menores, como mesas coletivas com todos os lugares marcados. Então as noivas já chegam com a ideia de que um casamento romântico e lindo tem que ser assim”, acredita o profissional.

Apesar de os mini weddings continuarem a ganhar adeptos, segundo Caio, pode ser que com a melhora gradativa do cenário econômico, as noivas que começaram a pensar em seguir por esse caminho, por questões financeiras, “voltem a sonhar grande“.

Caio MottaConheça o trabalho de Caio Motta
Caio Motta Assessoria & Eventos – Foto: Roberto Tamer Fotografia
Evento Caio Motta
Caio Motta Asssessoria & Eventos – Foto: Vivi Sodré

Novos tempos

Já para as arquitetas Cacá Porto e Caká Oliveira, da Cacá e Caká Arquitetura de Eventos, o atual sucesso dos mini weddings nada mais é do que o reflexo das mudanças de entendimento em relação ao casamento. “Hoje em dia as pessoas têm menos obrigações sociais. Antes, era bem comum vermos os amigos dos noivos, dos pais dos noivos e os convidados que participavam por mera formalidade, como contatos de trabalho e negócios. Havia uma gama maior de convidados envolvidos, o que implicava em um casamento de 300 pessoas, de 700 pessoas, no qual muitas vezes os próprios noivos não se identificavam nem com a metade daquelas pessoas”, comentam.

Agora, de acordo com a dupla, os casamentos deixaram de ser apenas uma ferramenta para posicionamento social para serem um momento delicado e verdadeiro em torno da união de um casal. “As motivações agora são a vontade de celebrar uma vida a dois, de compartilhar com as pessoais mais queridas o nascimento de uma nova família. Tem uma transformação no que diz respeito a quem de fato pertence esse casamento. Outra coisa é que, apesar de nossa vida digital tão ativa, muitos noivos hoje têm círculos menores de reais amigos, que se ajudam, que se visitam”, dizem as arquitetas.

Decor Cacá & CakáEncanta-se pelas lindas festas de Cacá & Caká
Cacá & Caká Arquitetura de Eventos – Foto: Victor Cruz Fotografia
Cacá & Caká
Cacá & Caká Arquitetura de Eventos – Foto: Victor Cruz Fotografia

Lista enxuta

Neste contexto, cabem casamentos temáticos, vintage, em lugares inusitados, enfim, como os noivos acharem que estarão representados na festa. “A principal vantagem é a possibilidade de os noivos se ocuparem de cada mínimo detalhe, de poderem receber com cara de casa, de se comprometerem com mais itens DIY, Afinal, não serão 300, mas 50 lembrancinhas! Fica algo mais viável de concretizar. Fora que como os convidados são extremamente próximos, as cerimônias costumam ser muito mais impactantes”, acreditam Cacá e Caká.

Agora existe um número certo para um casamento seja considerado um mini wedding? Para a assessora Melinda Ruotti, ele deve ter até 50 convidados. Segundo ela, o mini wedding aparece como alternativa para os noivos que querem receber de forma charmosa, elegante e com itens de alto valor agregado, como gastronomia de ponta.

​​”As pessoas têm percebido que menos é mais, por isso acredito que os casamentos intimistas continuarão representativos nos próximos dois anos. Agregam valor à cerimônia, dão atenção aos convidados, curtem mais a festa. Podem, no caso do destination wedding, complementar o evento com passeios e roteiros pelo destino escolhido, tornando a celebração do casamento um evento inesquecível”, diz Melinda.

Casamento Melinda RuottiEntre em contato com Melinda Ruotti
Melinda Ruotti Eventos Especiais – Foto: Divulgação

Viés da fotógrafa

Quem concorda com Melinda Ruotti quanto à categorização como um mini wedding é a fotógrafa Malu Vieira. “O mais importante é que o casal entenda que um mini wedding é uma celebração para poucas pessoas. Uma festa para cem pessoas não é mini wedding! Neste estilo de casamento cabem familiares e amigos mais próximos, estourando 50 pessoas”, opina Malu.

De acordo com a fotógrafa, a definição não está associada ao investimento financeiro e sim realmente na quantidade de pessoas. “Fiz recentemente um casamento em Búzios que foi um casamentão, em qualidade, mas para 40 pessoas. Os noivos gastaram com lugar, decoração, buffet e outros itens, mas para um grupo restrito. E o que acho mais interessante é que estes casamentos menores tendem a ser muito emocionantes, pois todos os que participam têm uma ligação real com a história do casal. Além disso, o casal consegue curtir um pouquinho com cada um dos presentes”, comenta.

Noivos por Malu VieiraVeja mais fotos de Malu Vieira
Foto: Malu Vieira
Casamento Malu Vieira
Foto: Malu Vieira

Charmosos e delicados

A verdade é que os mini weddings são charmosos, delicados, sinceros e muito mais. Para completar, não param de surgir opções irresistíveis no mercado para uma celebração neste perfil. Um exemplo é o Casinha Quintal. Inaugurado depois do sucesso do Espaço Quintal, adequado para um casamento entre 80 e 180 convidados, e do Casa Quintal, estrutura com uma linda área a céu aberto no bairro de Higienópolis, preparada para festas de 80 a 250 presentes, o Casinha Quintal, terceiro empreendimento do Grupo Quintal Eventos, recebe em clima provençal grupos de 20 a 55 pessoas. Para quem não sabe, aliás, a história do grupo começou em um sábado ensolarado, quando celebraram, no antigo restaurante da família, um casamento de uma cliente de um jeito bem informal e acolhedor.

Há uma grande variedade de espaços nas capitais, como o agradável e histórico Solar das Palmeiras, no Rio de Janeiro e, o frequentemente associado a mini weddings, o paulistano Ruella, da chef Danielle Dahoui. São três endereços – Vila Olímpia, Pinheiros e Mario Ferraz – , sendo que neste último existe até uma sala privativa para um “micro wedding”, a patir de 15 pessoas. Bacana demais, não?

Saiba mais sobre a Casinha Quintal: Mini wedding charmoso e fofo, somente com as pessoas mais queridas entre os convidados!

Casa QuintalSaiba mais sobre a Casa Quintal
Casa Quintal – Foto: divulgação
Solar das PalmeirasEntre em contato com o Solar das Palmeiras
Solar das Palmeiras – Foto: Divulgação
Noiva no RuellaVeja qual Ruella funciona melhor para você
Ruella – Foto: Divulgação

Espaços completos

Os restaurantes, indiscutivelmente, são alternativas vantajosas para muitos noivos. Não à toa, eles são recomendados por muitos assessores na atualidade, como é o caso de Cinthia Rosemberg. “Uma ótima opção para casamentos mais enxutos e menores seria optar por restaurantes, que estão se especializando cada vez mais neste mercado. Até porque não adianta fazer uma festa gigante e sem qualidade; querer tudo e não priorizar itens importantes e que farão a diferença”, pondera Cinthia, sobre uma realidade em que se tem reduzido boa parte dos convidados.

Noivos que desejam proporcionar uma experiência inesquecível para seus convidados podem ainda optar por uma dobradinha com cerimônia e festa em um hotel, aproveitando todo o final de semana com os seus entes queridos, como no Pedra da Laguna Pousada & Spa. Na mesma linha entram sugestões como um almoço em um cenário campestre, com uma experiência gastronômica sensacional, ou em um espaço rústico, já que o Buffet dos Mestres oferece cerca de 30 espaços para você escolher, ou ainda uma fazenda, familiar, acolhedora e intimista como a Fazenda Alvamar.

Pedra da Laguna Pousada & SpaSaiba mais sobre o Pedra da Laguna Pousada & Spa
Pedra da Laguna Pousada & Spa – Foto: Divulgação
Cinthia REntre em contato com Cinthia Rosemberg
Cinthia Rosemberg Assessoria em Eventos – Foto: Divulgação
Fazenda AlvamarConheça a Fazenda Alvamar
Fazenda Alvamar – Foto: Divulgação
Buffet dos MestresConheça o Buffet dos Mestres
Buffet dos Mestres – Foto: Divulgação

Fique de olho!

Independentemente do local escolhido, a gente fecha este post com duas observações bem relevantes quando o assunto é mini wedding. A primeira vem de Caio Motta: fechar uma lista de convidados com 50 pessoas, nem sempre é tão simples. “Quem já fez festa, sabe o quanto é complicado fazer lista de convidados. Sempre aparece mais e mais pessoas e, dependendo do local, chega um momento em que não há mais como acomodar os convidados! Sem contar a questão de alteração do orçamento imaginado!”, diz o assessor.

Outra ponto para se ter em mente é que um mini wedding não será necessariamente um casamento de baixo custo. Isso pode ser verdade se os noivos optarem por uma decoração simples, se abrirem mão com custo de locação escolhendo a casa de um familiar ou a própria casa, se realmente tiverem tempo, vontade e energia para prepararem por conta própria alguns mimos para os convidados. Quando não é este o caso e a ideia é surpreender ao máximo aquelas pessoas tão especiais, no entanto, a história muda de figura.

Casamento Chile
Foto: Danilo Máximo
DW Canadá
Foto: Logan Swayze

“É claro que alguns alguns custos podem ser reduzidos de acordo com a quantidade de convidados, mas há também aqueles noivos que preferem oferecer um docinho e um buffet melhor, para menos pessoas. Opções como estas acabam equilibrando o jogo. Como são mais detalhistas, demandam também um investimento nestas personalizações. Também não são tão simples como muitos imaginam. Isso porque um casamento, mesmo pequeno, demanda infra-estrutura: banheiro adequado para o número de convidados, cozinha favorável ao fornecedor escolhido, só para citar alguns exemplos”, reforçam as arquitetas Cacá Porto e Caká Oliveira.

Enfim, se não se trata somente de custo, bom mesmo é estipular um orçamento confortável, escolher critérios bem fechados para a lista e criar o mini wedding dos sonhos a partir disso. Depois é partir para o abraço e celebrar com muito carinho com aquelas pessoas tão especiais!

Um casamento intimista é exatamente o que você busca? Então veja Como fazer um mini wedding perfeito: o passo a passo completo para tornar seu dia inesquecível!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Dois de Nós
9 coisas que nos deixam loucos sobre casamentos em 2018!
Se já começou os preparativos e está em busca das mais lindas inspirações, não deixe de conferir as 9 coisas que nos deixam loucos sobre casamentos em 2018!
Casamento de A à Z: check list recheado de dicas e detalhes para incluir sem medo no grande dia
Casamento de A à Z: check list recheado de dicas e detalhes para incluir sem medo no grande dia
Você vai se casar e você nem sabe como começar a planejar? Calma, dê uma olhadinha nas nossas dicas de tendências de A a Z e inspire-se.
Foto: Danilo Máximo Fotografia
5 coisas que os noivos devem fazer logo após o pedido de casamento!
Foi pedida em casamento? Parabéns! Este é o início de uma nova jornada, um novo capítulo que você passará a escrever ao lado de seu grande amor. Agora é hora de dar o próximo passo, mas se você ainda não sabe por onde começar, confira as 5 coisas que os noivos devem fazer logo após o pedido de casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações