O que comer para ser feliz? Delicias que enchem o estômago e a alma!

Não é novidade que os alimentos influenciam no nosso estado de ânimo e humor. A ideia de que uma alimentação saudável pode nos trazer felicidade é um assunto polêmico, mas estudos comprovam que devemos sim,  investir na chamada “dieta da felicidade”.

Você se considera uma pessoa feliz? O que você faz para ser feliz? A felicidade é um bem que se cultiva ou nasce com a gente?

volvoreta bodas
Foto: Volvoreta Bodas

Imagine a cena: você teve um péssimo dia de trabalho, brigou com o namorado, está a maior chuva lá fora, seu coração está apertado e você está com vontade de comer: Uma fruta ou uma fatia de bolo de chocolate?

Quando estamos um pouco desanimados a vontade SEMPRE é a de comer um alimento super calórico e nada saudável. A sensação de prazer ao comer doces, nem sempre é o melhor remédio na hora de apagar um incêndio, nessas horas o ideal seria fazer justamente o contrário: ingerir algo saudável com muitas vitaminas de alegria!

Casar também pode ser uma solução – Pesquisa afirma: casamento faz muito bem à saúde, a curto, médio e longo prazo!

sandra hygonnenc
Foto: Sandra Hygonnenc

Somos o que comemos! E tudo que ingerimos desencadeia uma série de reações químicas. Uma alimentação equilibrada, a base de frutas e grãos, ajuda a combater os sintomas da depressão. E o consumo de carnes vermelhas e alimentos industrializados favorecem a aparição dos mesmos. A comida industrializada carece de magnésio, vitaminas e outras propriedades que ajudam a criar neurotransmissores que nos dão ânimo e bom humor!

Você vai se surpreender com a lista de alimentos que podem nos fazer feliz! Claro que não significa que você tenha que abolir de vez aquela torta de doce de leite ou a pizza do domingo, mas sim consumi-los moderadamente. A ideia é fazer uma lista de compras orientada à felicidade: temos que comer COM a cabeça e PARA a cabeça!

Existem momentos na vida em que a gente sempre deve dizer SIM! Assim mesmo, em letras garrafais: 45 ações cotidianas para dizer sempre SIM!

isa shouri
Foto: Isa Souri
  • SIM: Grãos

É um dos alimentos de consumo diário! Lentilha, grão de bico, feijão! Esses alimentos são fonte de magnésio, um mineral essencial para produzir energia. Em quantidades equilibradas e aliados à prática de esportes mos ajudam a estimular a produção de serotonina, a substância que nos dá a sensação de prazer.

  •  NÃO: Alimentos baixos em gordura

0%, low fat, baixos em calorias. Esses alimentos não contém gorduras, mas sim grande quantidades de sódio e muitas vezes, açúcar, que se consumido em excesso ,ralentiza o nosso sistema neurológico podendo nos levar à depressão. Além disso o açícar nos dá uma sensação de inchaço e pode reter muitos líquidos. Ruim, né?!

  • SIM: Sardinhas

Ricas em Ômega 3 e de sabor delicioso, este peixinho pequenino possui muitos nutrientes que favorecem o nosso humor. Contém vitamina B12, que ajuda a produzir serotonina!

  • NÃO: Fast Food

Claro que não é novidade que Fast Food não faz bem para nossa saúde. Ao comer fast food consumimos altos níveis de açúcar, sais, gorduras, conservantes e colorantes. O que aumenta nossa irritação, agressividade e tristeza. Sem contar a obesidade e as substâncias cancerígenas! Pega leve no hambúrguer!

cherry waves
Foto: Cherry Waves
  • SIM: Mel

O mel é um ótimo substituto do açúcar, contém quercitina, um nutriente que reduz a inflamação do cérebro e ajuda a prevenir a depressão. Tem pouquíssima gordura e é ótimo para ser consumido quando estamos sem ânimo e com vontade de comer algo doce. Uma guloseima pra lá de saudável!

  • NÃO: Adoçantes

Sejam eles líquidos, ou em pó: fique longe deles! Eles produzem uma diminuição dos índices de serotonina e despertam nossa vontade de ingerir carboidratos! Mel!

  • SIM: Castanhas e nozes

Se consumidas com moderação são ótimas para a liberação de serotonina: 3 castanhas no café da manhã e pronto: essa dose já vai nos ajudará a passar um dia feliz!

momenta bodas
Foto: Momenta Bodas
  • NÃO: Açúcar refinado

Inimigo público número 1 da atualidade! Ao ser consumido, ele se converte em gordura e reage negativamente com a serotonina, diminuindo os níveis de energia do corpo e dando a sensação de cansaço. Ou seja, se você come algo com açúcar refinado com a intenção de recuperar energia, saiba que vai conseguir exatamente o contrário

  • SIM: Chocolate Meio Amargo

A versão mais pura do chocolate. A partir de 50% de cacau o chocolate contribui para manter o sistema cardiovascular em forma. Um pedaço de 30 gramas de chocolate meio amargo ao dia pode SIM, te ajudar a ser  mais feliz e satisfeito.

chocolate
Foto: google livre de direitos
  • NÃO: Cafeína

Uma e até duas doses de cafeína ao dia não é prejudicial, porém ultrapassar esta quantidade influi diretamente no nosso humor. Nervosismo, agitação, irritação, agressividade! Fuja dos refrigerantes que contém cafeína!

  • SIM: Coco

O coco fresco e natural contém triglicérides que beneficiam a saúde cerebral. Água de coco então, está liberadíssima na dieta da felicidade!

  • NÃO: Álcool

Mesmo que possa relaxar a nossa mente, o álcool em excesso pode aumentar a depressão e a tristeza. O álcool rouba a água do nosso corpo e se somos 70% água, imagine o que ele faz como nosso metabolismo. Uma tacinha de vinho tinto ao dia, pode! Você vai fortalecer o seu coração sem prejudicar o seu corpo, mas nada de “beber para esquecer” porque no outro dia é você quem vai esquecer o porquê de haver bebido!

  • SIM: Frutas vermelhas

Morangos, framboesas, amoras, mirtilos: deliciosas e cheias de antioxidantes que ajudam a prevenir o funcionamento do cérebro. Esses antioxidantes bloqueiam outras enzimas que ralentizam a comunicação entre as células cerebrais. 

jairo crena
Foto: Jairo Crena
  • NÃO: Dieta sem carboidratos

Eliminar totalmente os hidratos de carbono de sua dieta para perder peso e se sentir melhor é um grande erro quando o assunto é se sentir animado e bem humorado. A falta de hidratos faz com que o cérebro deixe de produzir serotonina com regularidade nos deixando tristes e irritados. Procure comer carboidratos de digestão lenta e naturais, como grãos e verduras!

  • SIM: Ovos

A gema do ovo contém “colina”, um nutriente que ajuda a reforçar as conexões neuronais no cérebro. Ou seja, contribui à melhora da nossa memória. Ovo sim!

  • NÃO: Gordura Hidrogenada

Todas as frituras procedentes de fast food: batata frita, nuggets, palitos de mozzarela, geralmente são feitos com hidrogenados rico em gordura trans de origem animal e vegetal. O problema? Além de bloquear as artérias e impedir o correto fluxo de sangue ao cérebro, ela nos deixa desanimados e sem energia.

Sylvain LE LEPVRIER
Foto: Sylvain Le Lepvrier
  • SIM: Azeite de oliva extra virgen

Sempre! Ficou famoso como um dos ingredientes básicos da dieta mediterránea e não é à toa: seus beneficios são inumeráveis.  É um potente antioxidante graças ao enorme conteúdo de vitamina E e polifenóis. Segundo especialistas, também  melhora a memória!

Esses são alguns dos muitos alimentos que nos favorecem e nos prejudicam! Faça um teste! Comece aos poucos mudando os hábitos alimentares e perceba a diferença no seu dia a dia.

Se você se alimenta bem e este não é o seu problema, e sim, engordar, leia estas 10 dicas para NÃO engordar depois de casar e relaxe!

Deixe seu comentário

9 pistas para saber se o seu amor pode ser a sua alma gêmea!
9 pistas para saber se o seu amor pode ser a sua alma gêmea!
Será que a minha relação tem futuro? Ou será um namoro passageiro? Confira 9 pistas que te ajudarão a saber se o seu amor realmente pode ser a sua alma gêmea!
Amor sem fim: 10 segredos dos casais felizes!
Amor sem fim: 10 segredos dos casais felizes!
Muitas vezes são nas pequenas atitudes que os casais se descobrem em relações mais saudáveis e felizes! Descubra os 10 segredos dos casais felizes! Que sabem se amar de verdade!
46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!
46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!
Frases de filmes românticos, de músicas e versos famosos, até textos autorais ou místicos! Esta recompilação te ajudará a sintetizar o que significa o verdadeiro amor para vocês. Veja agora as melhores frases de amor para seu convite de casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações