SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?

As alergias alimentares estão cada vez mais em pauta: todos os dias aparecem mais e mais pessoas diagnosticadas com algum tipo de intolerância, não porque não haviam estes casos antes, mas com o avanço da medicina as análises vêm se tornando cada vez mais precisas e as pessoas passaram a buscar estes exames, para se prevenir dos males gerados pelas mesmas. Se acrescentarmos que nem todos os convidados irão ingerir carne e laticínios porque passaram a adotar o vegetarianismo ou veganismo, compor o cardápio do casamento pode acabar se tornando uma pequena odisseia. Se está em busca de respostas, confira: SOS alergias, dietas… Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?

Ponto 3 BuffetAgende uma degustação no Ponto 3 Buffet
Ponto 3 Buffet – Foto: divulgação

Por onde começo?

É necessário ter uma opção vegana? Qual é o melhor momento para perguntar aos convidados sobre suas restrições alimentares? No final, tudo se resume a decisão do casal, então não há um protocolo específico para determinar quantos menus devem ser oferecidos, ou se é de fato necessário oferecer várias opções. Mas se pretende disponibilizar cardápios específicos como uma forma de carinho para seus amigos e familiares, antes você deve aprender a distinguir veganos e vegetarianos, além de ter uma ideia de como atuar frente aos principais tipos de restrições alimentares.

Quando começar a procurar pelo buffet que irá atuar em seu casamento, leve em consideração se o mesmo dispõe de um serviço especializado e personalizado, como o oferecido pela Amélia Gastrô. Comandada pela chef Juliana Mendes, a empresa trabalha apenas com ingredientes frescos e de alta qualidade, criando pratos de sabor incrível e apresentações incomparáveis.

Aposte nos Cardápios especiais e personalizados: descubra um universo de sabores. Vegano, sem glúten, kosher, como você preferir!

Amélia GastrôAgende uma degustação no Amélia Gastrô
Amélia Gastrô – Foto: divulgação

Dietas vegetarianas e veganas

São utilizadas por pessoas que por várias razões decidem excluir certos grupos alimentares de origem animal da sua dieta. Existem diferentes tipos de vegetarianos, com versões mais ou menos extremas, dependendo dos alimentos que são restritos.

Lactovegetarianos: pessoas que comem alimentos de origem vegetal (claro!), além dos laticínios. Ou seja, eles não terão problemas com pratos a base de queijo ou cremes, desde que não incluam caldo de carne ou peixe.

Ovolactovegetarianos: sua dieta inclui todos os alimentos de origem vegetal, além dos laticínios citados anteriormente e ovos, ampliando as possibilidades de cardápio. Estes convidados podem comer ovos de codorna e até mesmo um pedaço do bolo, desde que não possua manteiga em sua receita.

Flexitarianos: são os vegetarianos que ocasionalmente incluem em sua dieta alguns alimentos de origem animal, principalmente peixes e frutos do mar. A maioria das organizações vegetarianas não compactua com esta dieta, porém, a mesma vêm se tornando uma prática cada vez mais comum.

Veganos: é a versão mais restrita entre os vegetarianos, considerada mais como um estilo de vida do que como uma dieta. As pessoas que optam por esta linha, comem apenas alimentos de origem vegetal, reduzindo bastante as possibilidades do cardápio, que deve excluir carnes, peixes, frutos do mar, ovos e todos os produtos lácteos.

Se não pretende servir cardápios específicos em seu casamento, tenha, pelo menos, um prato vegano. Neste caso, você deve contar com a expertise de empresas como a Miriam Rios Buffet. Seus profissionais estão sempre de olho nas tendências gastronômicas, e apostam em uma culinária onde a mistura de cores, texturas e iguarias, criam um toque de sabor e sofisticação em seus pratos.

Veja Como escolher um menu vegano para casamento: ideias maravilhosas para veganos e não veganos!

Miriam Rios BuffetAgende uma degustação no Miriam Rios Buffet
Miriam Rios Buffet – Foto: divulgação

Convidados alérgicos

Uma das principais doenças é a celíaca, que promove a intolerância ao glúten, um conjunto de proteínas presentes na farinha de alguns cereais como o trigo, cevada e aveia. Ou seja, convidados que carregam este tipo de alergia, não podem comer qualquer tipo de alimento que possua este conjunto de proteínas, como pães, massas, sorvete ou cerveja, a menos que seja oferecidas opções gluten free. A intolerância à lactose age de maneira semelhante: este é o nome do distúrbio digestivo dado à incapacidade de digerir completa ou parcialmente o açúcar existente no leite e produtos lácteos. Existem também algumas alergias graves, capazes de causar reações anafiláticas, que geralmente ocorrem após a ingestão de alimentos preparados a base de frutos do mar, nozes, castanhas, amendoim e soja.

O Buffet Tout Va Bien detém um espaço incrível, onde são realizadas as mais lindas festas de casamento. Os cardápios são preparados de maneira personalizada, buscando oferecer opções para proporcionar a noivos e convidados uma experiência única, com pratos capazes de atender a todos os tipos de paladares.

Conheça as Lembranças gastronômicas: menu perfeito para casamentos na primavera e no verão

Buffet Tout Va BienAgende uma degustação no Buffet Tout Va Bien
Buffet Tout Va Bien – Foto: Doce Click

De quantos menus eu preciso?

Não se trata de criar um menu específico para cada pessoa e sim contar com um serviço de buffet que possua soluções criativas e saborosas, capazes de atender as suas necessidades. Os convidados devem comunicar estas restrições quando confirmarem presença (não faz mal lembrá-los), isto é, cerca de 3 meses antes do casamento, período no qual os convites são enviados. Desta forma, você poderá criar seu cardápio com bastante antecedência.

Casais que pretendem celebrar o grande dia na Terra da Garoa, contam com a experiência e empenho dos chefs Cymes e Godoy, artistas da culinária à frente da La Toque Blanche. A dupla disponibiliza para seus clientes o que há de melhor em termos gastronômicos, de pratos tradicionais a temáticos, mas sem perder o toque de sofisticação.

La Toque BlancheAgende uma degustação na La Toque Blanche
La Toque Blanche – Foto: divulgação

Escolha do buffet

Os melhores fornecedores possuem alternativas específicas para cada tipo de restrição alimentar. Além disso, é importante que você solicite uma lista com os ingredientes e alérgenos de cada prato, o mesmo que você faria caso saísse com algum amigo vegano ou alérgico para jantar. Desta forma, quando um convidado informa que, por exemplo, sofre de alguma alergia ou não come carne, você pode saber imediatamente se existe algum prato no cardápio que precisa ser adaptado. Caso tenha um site de casamento como o disponibilizado pelo Zankyou, você poderá adicionar o menu final com ingredientes e alérgenos para que os próprios convidados possam consultá-lo com antecedência.

Quem procura por pratos capazes de harmonizar comidinhas saudáveis a apresentações elegantes, encontra opções saborosas e criativas no Ponto 3 Buffet. Atuando no mercado há quase 10 anos, a empresa busca sempre pelo aprimoramento, com o objetivo de apresentar cardápios exclusivos e surpreendentes.

Descubra Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos

Ponto 3 BuffetAgende uma degustação no Ponto 3 Buffet
Ponto 3 Buffet – Foto: divulgação

Não esqueça dos rótulos!

Uma vez que começou os preparativos, e especialmente se pretende utilizar algum tipo de buffet onde os convidados possa ter acesso a ilhas com lanches e canapés, certifique-se de rotular corretamente os pratos para que não haja a necessidade de perguntarem aos garçons: “possui lactose?”, “este prato é vegano?”, “vegetariano?”, “tem glúten?”… Se já tomou conhecimento que algum de seus convidados possui uma alergia grave, fale com antecedência com seu catering, para organizar os pratos de uma forma a fim de evitar contaminações cruzadas.

Conhecido como uma das grandes referências da gastronomia mineira, o Monica Jacinto Buffet Conceito, encanta noivos e convidados através de menus preparados para estimular todos os sentidos. Os aromas, texturas e cores, se fundem em pratos com sabores únicos, se tornando um verdadeiro deleite para o paladar.

Mônica Jacinto Buffet ConceitoAgende uma degustação no Mônica Jacinto Buffet Conceito
Mônica Jacinto Buffet Conceito – Foto: divulgação

Outros tipos de menu

Além das alergias e restrições relacionadas a alimentos de origem animal, é possível que exista um convidado que exija um menu diferente por motivos culturais ou religiosos. Neste caso, existem certas opções que você poderá consultar junto ao buffet: alimentos e bebidas Halal, adequados para o consumo da população muçulmana, ou alimentos Kosher, que respeitam os rituais prescritos pelo judaísmo.

Você ainda pode inserir cardápios de diferentes culturas em seu grande dia, como os deliciosos pratos da culinária japonesa servidos pelo Hinata Bufê | Japonês. A empresa já atua no mercado há mais de 23 anos, onde uma equipe qualificada prepara cardápios com ingredientes frescos e com o que há de melhor em termos de qualidade.

Hinata Bufê | JaponêsAgende uma degustação no Hinata Bufê | Japonês
Hinata Bufê | Japonês – Foto: Fabio Bahiense

Após colher as informações de seus convidados, procure por um buffet capaz de atender sua demanda, mas que apresente pratos com sabores, cores e aromas inigualáveis. Aproveite e confira tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Rappanui Gastronomia - Foto: divulgação
Tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!
A escolha do buffet se torna um dos pontos mais importantes para o sucesso de seu casamento, pois os sabores, cores e aromas ficarão marcados para sempre na memória de seus convidados. Se já começou sua busca, aproveite as dicas que separamos com tudo o que você deve saber sobre a prova do menu: antes, durante e depois!
Como escolher um menu vegano para casamento: ideias maravilhosas para veganos e não veganos!
Como escolher um menu vegano para casamento: ideias maravilhosas para veganos e não veganos!
Esqueça a velha ideia de que pratos vegetarianos e veganos são "sem graça". Buffets e restaurantes têm investido tempo e criatividade para conceber receitas saborosas. Descubra pratos para um menu vegano de casamento delicioso!
As comidas e aperitivos que os convidados mais desejam comer em casamentos
As comidas e aperitivos que os convidados mais desejam comer em casamentos
Conversamos com alguns dos buffets mais conceituados e perguntamos quais são as comidas e aperitivos que mais fazem sucesso entre os convidados. Confira todos eles!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações